Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

Chamados a sermos movidos pela mesma compaixão de Jesus

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 24 - 2023
Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude

“Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 24 – 2023

Naquele tempo, Jesus, ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor.

Caros confrades e leigos,
é com imensa alegria que volto a lhes escrever.

Espero lhes encontrar animados e firmes no ministério. Enquanto separava esse versículo acima do evangelho deste final de semana, me peguei a refletir sobre nossos veneráveis fundadores, Antônio e Marcos Cavanis. Quantas vezes eles passaram pela praça São Marcos, em Veneza, e viam crianças, adolescente e jovens. Com certeza eles também, assim como Jesus, se enchiam de compaixão, porque, elas estavam como ovelhas sem pastor.

Nossos veneráveis fundadores, movidos pela mesma compaixão de Jesus, responderam aos apelos do Mestre e colocaram tudo o que possuíam a serviço das crianças, adolescentes e jovens. Quantas feridas foram curadas? Quantos tiveram sua dignidade resgata? Quantas foram acolhidas e receberam a formação necessária, se transformaram.

Hoje, ainda vislumbramos esse horizonte e tantas realidades que nos interpelam: as crianças, adolescentes e jovens, as famílias, as escolas, a catequese e outros ambientes. O que enxergamos quando olhamos? Como Jesus, será que sentimos compaixão? Ou isso tudo não nos afeta? As sensibilidades de Jesus, a empatia de Jesus. Daí nasce a compaixão e o anseio de oração: Oremos ao dono da Messe para que envie operários para sua messe.

Neste domingo, a Palavra que vamos refletir recorda-nos a presença constante de Deus no mundo e a vontade que Ele tem de oferecer aos homens, a cada passo, a sua vida e a sua salvação. No entanto, a intervenção de Deus na história humana concretiza-se através daqueles que Ele chama e envia, para serem sinais vivos do seu amor e testemunhas da sua bondade.

Diante da necessidade de operários, Jesus escolhe os doze discípulos.  Através desses discípulos que aceitaram responder positivamente ao chamamento de Jesus e embarcaram na aventura do “Reino”. Eles continuam no mundo a obra de Jesus e anunciam com palavras e com gestos esse mundo novo de felicidade sem fim que Deus quer oferecer aos homens. Qual seria a missão dos discípulos?

 Podemos dizer que ir contra tudo aquilo que escraviza o homem é que o impede de ser feliz. Hoje, há estruturas que geram guerra, violência, terror, morte: a missão dos discípulos de Jesus é contestá-las.  A proposta libertadora de Jesus tem de estar presente em qualquer lado onde houver um irmão vítima da escravidão e da injustiça.  No mundo em que vivemos somos chamados a transmitir alegria, coragem e esperança àqueles que vivem imersos no abatimento e no desespero. E ser um sinal do amor e da ternura de Deus para aqueles que vivem sozinhos, abandonados e marginalizados.

COMUNICADOS

ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO DIÁCONO ADELIR

Dia 23 de julho às 9h na igreja Matriz, Nossa Senhora do Rosário, Guarantã do Norte, MT. 

Para melhor organização pedimos que as paróquias que desejam participar devem confirmar presença até o dia 30 de junho. Assim, torna-se mais favorável o trabalho da organização da hospedagem e acolhida.

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial

WhatsApp