A Congregação da Escola de Caridade – Instituto Cavanis, diante as carências e as dificuldades de educação, e também de tantos perigos que a juventude encontra durante seu crescimento, foi criada principalmente para exercer junto aos jovens os deveres não tanto de professores quanto de pais, em prol da educação família. Será, portanto, a tarefa dos congregados acolher com amor paterno as crianças e os jovens, educando-os, protegendo com solicitude e vigilância, formando-os todos os dias na inteligência e na piedade, dando particular ajuda aos mais pobres, não poupando gastos e esforços, de modo que possam atingir a estatura da plenitude de Cristo e contribuir para o crescimento da Igreja e para o bem da sociedade.
Em comunhão com a Igreja e inspirados pelo Concílio Vaticano II, no 28 de dezembro de 1968 os primeiros Religiosos Cavanis chegaram ao Brasil e iniciaram a missão na cidade de Castro-PR e que depois expandiu para outros Estados.
Nós, Religiosos Cavanis, contando com a ajuda de colaboradores leigos, exercemos nosso apostolado de diversas formas e em várias frentes, priorizando as atividades nas “casas” que acolhem crianças e jovens, nas paróquias junto as comunidades e em Seminários onde nos dedicamos a formação dos vocacionados a Vida Religiosa.
Hoje os Religiosos Cavanis se encontram exercendo seu apostolado em frentes missionárias situadas nos seguintes países: Itália, Brasil, Equador, Bolivia, Filipinas, Congo RDC (República Democrática do Congo), Romênia, Moçambique e Timor Leste.