Ano Jubilar do Nascimento do Padre Marcos Antônio Cavanis.
“Antecipadores proféticos da educação e da instrução também das crianças e dos jovens e da preparação de um pessoal adequado para esta tarefa difícil, mas extremamente necessária”.
Caros confrades e leigos,
continuando as reflexões dentro do Ano Jubilar do Padre Marcos, nesta carta apresento a frase acima. Nesta frase, encontramos uma dimensão fundamental dentro da missão educativa Cavanis: Preparar bem os educadores para a missão de acolher as crianças, adolescentes e jovens.
Quando lemos os escritos sobre nossos Veneráveis Fundadores Antônio e Marcos Cavanis, nos deparamos com os desafios que os mesmos encontraram na sua missão. Além, claro, dos desafios econômicos e estruturais, também a árdua tarefa de encontrar pessoas dispostas e com carisma do Instituto. Não eram poucos os que almejavam fazer uma experiencia nas Escolas de Caridade. No entanto, os mecanismos utilizados pelos irmãos Cavanis para avaliar o ingresso de um candidato para o trabalho era bastante rígidos. Diante disso, surge então a intenção de preparar e formar aqueles que trabalhavam com os acolhidos.
Ao longo da história nosso Instituto preservou esse aspecto da missão Cavanis, ou seja, trabalhar a formação daqueles que exercem a missão nas obras. Em nossa realidade de Província do Brasil, essa dimensão também é de suma importância. A formação dos colaboradores pode acontecer por parte dos religiosos responsáveis formando a partir do carisma, pedagogia, história e espiritualidade Cavanis, ou ainda, por meio de parceria com outras entidades que propiciam um processo de acompanhamento e formação de educadores e funcionários.
Neste caminho de crescimento e amadurecimento, o educador Cavanis vai perseverando e criando cada vez mais uma consciência da sua missão. Portanto, e mister que mantemos acesa esta chama que herdarmos de nossos veneráveis fundadores. O objetivo, e tem pessoas bem preparadas, capaz de exercer com amor e dedicação a vocação de amar e educar a Amada Juventude.
Outro aspecto que faz sentido é o compromisso de estar atualizando as formas, métodos, mecanismos de acolhimento, aprendizagem e atendimento em nossas obras educacionais e assistenciais a fim de atender com mais eficácia e capacidade aqueles que fazem parte da nossa rede de acolhimento. Portanto, o esforço precisa ser conjunto com a intenção de formar pessoal adequado para a educação e formação em nosso Instituto.
Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas…
Caros confrades, no horizonte do tempo do advento, este é tempo de graça e esperança em nossas vidas e na vida de nossas comunidades. A Palavra de Deus nos interpela a viver as virtudes cristãs próprias para este momento. No primeiro domingo do advento refletimos sobre o a Vigilância. Já neste segundo domingo do advento a palavra Chave é a Conversão: não é possível acolher aquele que vem sem disperse do homem velho. É preciso, portanto, uma mudança da nossa mentalidade, dos nossos valores, dos nossos comportamentos, das nossas atitudes, das nossas palavras.
COMUNICADOS
DIA 15,16 E 17 DE DEZEMBRO: Encontro Vocacional em Novo Progresso. No Seminário Nossa Senhora do Carmo.
Gostaria de recordar que neste tempo estamos orando pedindo a intercessão de nossos veneráveis fundadores pela saúde de Ana Julia da Silva Tamanini de Sinop / MT. Essa criança tem um câncer no olho e faz tratamento. Oremos por ela.
INTENÇÕES DO MÊS DE DEZEMBRO
Pelas pessoas portadoras de deficiência
Rezemos para que as pessoas portadoras de deficiência estejam no centro de atenção das sociedades, e as instituições promovam programas de inclusão que valorizem a sua participação ativa.
Cavanis
Porque cuidamos “de muitos filhos pobres e dispersos”, e em nossas obras nos esforçamos para educa-los, protege-los e orienta-los na vida e para a pátria Celeste.
Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial