Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

VOCAÇÃO: Graça e Missão

“Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33)
Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

A santidade proposta por Jesus como caminho de vida favorece a compreensão de que todos, independente da condição de vida, são chamados a participar da vida das Bem Aventuranças de Deus(Ano Vocacional)

Irmãos,

é com grande alegria que iniciamos a caminhada de mais um ano. Um tempo da misericórdia e da graça de Deus em nossas vidas. Nós, Cavanis, estamos vivenciando um momento importante da caminhada de nossa Província Cavanis do Brasil. Todo mês de janeiro nos encontramos no Cenáculo Cavanis em Castro para nosso Encontro Fraterno e Retiro Espiritual. É um momento forte de partilha, diálogo, escuta e oração. Além disso, este tempo alimenta nossa fraternidade, comunhão e unidade.

Com um coração generoso somos convidados a olhar para nossas vidas com sentimento de gratidão. Pois, até aqui o Senhor nos conduziu. E nesta certeza da presença do Senhor a nos guiar e animar a cada momento que superamos todos os obstáculos e saímos mais encorajados e fortalecidos. Assim, vislumbramos com fé e esperança renovada a jornada deste novo ano. 

A Igreja nos apresenta como reflexão o TERCEIRO ANO VOCACIONAL, com o Tema: VOCAÇÃO: Graça e Missão; e o Lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33). Este Ano Vocacional nos abre a possibilidade de refletir sobre a nossa própria vocação, bem como, do significado e a importância do trabalho vocacional em nosso Instituto e comunidades. Por isso, tempo favorável para olhar em direção de nossas paróquias, casa de formação, obras, pastorais e movimentos. No sentido, de criar espaços de reflexão e conscientização vocacional em todos os lugares.

A luz do Triênio da Educação, proposto pelo nosso IX Capitulo Provincial, este ano iremos trabalhar como referência os Seminários e as Paróquias de nossa Província Cavanis do Brasil. Neste aspecto, iremos planejar juntos algumas pistas e metas para trabalharmos este ano juntos. Essa dinâmica nos coloca cada dia mais dentro de nosso testemunho missionário, tendo como exemplo nossos veneráveis fundadores, Antônio e Marcos Cavanis.

Celebramos neste final de Semana a Festa da Epifania do Senhor. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua Mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.

A chegada ao lugar onde estava o Menino Jesus foi o resultado de uma busca sincera. A alegria, que lhes encheu o coração brotava da consciência de terem seguido a voz interior. Depois de longa caminhada, encontraram, finalmente, o rei dos judeus, pobrezinho e desprovido de sinais exteriores de dignidade. Mesmo assim, prostraram-se para adorá-lo.

A Epifania e esse belo encontro com Deus, em seu Filho Jesus, é o encontro de Deus com o Homem e do homem com Deus. A humanidade sedenta da verdade, da certeza da vida plena, d agora pode aproximar-se dessa fonte inesgotável de vida, de amor e de perdão. Epifania é aproximar-se dessa fonte inesgotável de vida.

A manifestação de Cristo aos Magos e a manifestação de Cristo aos Magos é a manifestação a toda humanidade, mostrando-nos que a salvação não tem fronteiras e ninguém é capaz de detê-la. Feliz o povo que acolhe a salvação que Cristo veio nos oferecer. Feliz quem agradece e procura viver o ensinamento de Jesus.

Não há grandeza alguma no ser humano do que a grandeza do coração que ama, perdoa, constrói e não busca a si mesmo. Muitos assim, o fizeram, e se enriqueceram da graça de Deus.

Tenhamos confiança. Como eles, ergamos os olhos. A luz vem de Deus, deixemo-nos iluminar. Como eles, procuremos, não tenhamos demasiadas certezas. Tenhamos somente convicções, descubramos os sinais de uma presença. Como eles, ofereçamos presentes: o da oração, o do respeito de todo o homem. Procuremos agradar a Deus e aos irmãos. Como eles, aceitemos começar um novo caminho. Deixemo-nos interpelar por Deus e pelo seu Evangelho, pelos homens e mulheres deste tempo.

COMUNICADOS: 

A partir do dia 01 de janeiro, faço um convite especial a toda a Província Cavanis do Brasil para rezar pedindo a intercessão de nossos veneráveis Fundadores, Antônio e Marcos Cavanis, pela cura de Bianca Azambuja Guedes Santos, uma adolescente que tem um tumor no tronco cerebral. O tratamento, no momento, é paliativo. Segundo os médicos, qualquer cirurgia pode causar a morte.  A adolescente é de Itubiara, Goiás, mas está fazendo tratamento em Uberlândia e frequenta a nossa Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Vamos nos unir nesta corrente de oração pela intercessão de Antônio e Marcos Cavanis, os Verdadeiros pais da Juventude.

DIA 11 DE JANEIRO: Missa às 18h00min, no Cenáculo Cavanis. Esta missa será presidida pelo Superior Geral Padre Manoel Rosalino Pereira. Irão renovar os votos os Religiosos: Diego Patrício Veras Velez e Marcelo Cardoso dos Santos. Além disso, os religiosos irão receber o ministério do Leitorato.

DIA 11 DE JANEIRO: Chegada dos Religiosos Perpétuos para Assembleia e Retiro Espiritual.

DE 12 A 14 DE JANEIRO Assembleia Fraterna.

DIA 15 DE JANEIRO. Missa de encerramento do Jubileu de 250 de nascimento do Venerável Padre Antônio.

DE 16 A 20 DE JANEIRO: Retiro Espiritual para os Religiosos Perpétuos.

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial