Virtude! Tudo o que é virtude e digno de louvor

Província Cavanis do Brasil
BOA SEMANA, CAVANIS!

VIII BOA SEMANA, CAVANIS!

Caros irmãos nessa boa semana vamos refletir um pouco sobre virtude em especial dos fundadores. Virtude pode ser entendida de forma geral como uma atitude pela qual a pessoa é inclinada a fazer o bem. Para que tal bem aconteça, estando nas palavras de São Paulo:  «tudo o que é verdadeiro, nobre e justo, tudo o que é puro, amável e de boa reputação, tudo o que é virtude e digno de louvor, isto deveis ter no pensamento» (Fl 4, 8). A virtude nesse sentido está ligada a ter um pensamento voltado para a realização do bem, estando ligada ainda ao habito e a prontidão em fazer o bem, em crescer como pessoa que sabe controlar a si mesma e pautar sua vida para promover a vida, no caso dos fundadores isso se concretizou especialmente na promoção do bem das crianças e jovens de Veneza que não tinham acesso à educação.

            O Catecismo da Igreja no número 1803 apresenta a seguinte definição de virtude: «a virtude é uma disposição habitual e firme para praticar o bem. Permite à pessoa não somente praticar atos bons, mas dar o melhor de si mesma. A pessoa virtuosa tende para o bem com todas as suas forças sensíveis e espirituais; procura o bem e opta por ele em atos concretos. O fim duma vida virtuosa consiste em tornar-se semelhante a Deus». Assim, o homem virtuoso é aquele que busca a Deus e segue a via que Deus lhe traça, correspondendo, no caso do Povo de Israel, a aliança que Deus fez com ele (Ex 34). No Novo Testamento a característica do homem virtuoso contempla que ele seja misericordioso (Mt 5,7) a ponto de amar inclusive os inimigos (Mt 5,44). Também o ser virtuoso compreende a vivência do mandamento do amor a Deus e ao próximo (Mt 22,37-39).

            Os fundadores Pe. Antônio e Marcos Cavanis buscaram corresponder a vivência do amor a Deus, pois desde pequenos, com a ajuda dos pais, assimilaram um amor pelas coisas celestes. Fato que demonstra que desde a infância buscaram viver as virtudes cristãs e chegar à perfeição cristã e à santidade de vida. Eles desde pequenos cultivaram uma vida de oração e frequência aos sacramentos. Práticas que procuraram passar aos congregados e alunos, além do empenho aos estudos e a formação integral da pessoa, ou seja, mente e coração.

            Já na infância e adolescência estão imbuídos de uma sólida piedade, estando Deus presente em seus pensamentos e ações, buscando com esforço compreender e realizar a vontade de Deus. Escutam a Palavra de Deus, cultivam amor pela Eucaristia e Maria Santíssima. Na prática das virtudes teologais e cardiais viviam destacados das coisas mundanas, aumentando assim o desejo da vida consagrada a Deus a serviço do próximo (cf. Positio, Summarium, p. LV).

            A vida deles se torna assim uma resposta ao amor de Deus. Isso podemos vislumbrar nas palavras de Pe. Antônio escritas a Pe. Marcos: «Deus sabe, Deus pode, Deus quer; digo Deus quer, porque nos deu tantos indícios de sua vontade. Então que coisa falta? Nada mais que a confidência de nossa parte, a humildade e constante busca Dele» (Positio, Summarium, p. LVI).

            Eles na busca de Deus se mantiveram fiéis à vocação, superando as dificuldades. Rezam um pelo outro, o que serve de exemplo para nós de rezarmos uns pelos outros de nossa Província e Congregação. Também partilhavam a vida e se aconselhavam mutuamente (cf. Positio, Summarium, p. LVI-LVII), outro exemplo que somos chamados a seguir, pois tal prática melhoraria muito a confiança mútua, a vida fraterna e a ação apostólica. Viviam assim no espírito de decidir e caminhar juntos, ações essas que estão presentes no espírito de sinodalidade, que o Sínodo dos Bispos, sobre a sinodalidade, nos conclama a viver e atuar na Igreja, que foi também contemplado no tema do X Capítulo Provincial celebrado de 16 a 21 de julho de 2024. Neste espírito, caros irmãos, se pode viver as virtudes cristãs na Igreja e no mundo transparecendo Cristo nas palavras e ações como buscaram fazer a vida inteira os Fundadores Antônio e Marcos Cavanis.

Comunicados:

Dia 17: Encontro Família Riligiosa Mãe da Divina Graça, em Ortigueira.

Dia 18 de setembro: aniversário de Pe. Aimé Lukumu Kabeya. Parabenizamos o Pe. Aimé pelo aniversário natalício, que a graça e a bêncão de Deus sejam abundantes em sua vida.

Fraternalmente,                     

Padre Rogério Diesel, CSCh – Superior provincial

WhatsApp