Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

Tudo é feito na força da graça do Senhor

Padre Marcos Cavanis viveu mergulhado em uma profunda experiência da misericórdia e amor do Pai.
Boa semana, Cavanis!

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude – “Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)

 BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 48-2022

“Tudo é feito na força da graça do Senhor”, nada presumia o Padre Marcos, nada a si confiava, mas tudo e unicamente, esperava e reconhecia vindo de Deus.

Caríssimos irmãos, espero encontrá-los com fé e firmes no ministério. No contexto da frase acima, encontramos padre Marcos como homem mergulhado em uma profunda experiência da misericórdia e amor do Pai.  Tudo é feito na força da graça do Senhor: o impulso missionário que movia o coração de padre Marcos, os primeiros passos da nova comunidade Mariana, o espirito de discernimento nas primeiras escolas, as colaborações que auxiliavam na obra. Padre Marcos vivencia tudo isso com a Graça de Deus.

Em momento algum Padre Marcos, ou Padre Antônio, atribuía a si os frutos do trabalho e da missão que crescia cada dia mais. Ambos, irmãos, reconheciam que tudo era fruto unicamente vindo de Deus. Pois, confiavam tudo a Providência Divina. Mesmo os valores fatos que conhecemos da História. Graças recebidas em momentos difíceis da obra. A atitude dos irmãos era de reconhecer sua pequenez diante de tamanha misericórdia e amor de Deus para com eles.

Esta dimensão de nossos Veneráveis Fundadores é um forte apelo a todos nós. Tudo e feito na força da Graça do Senhor. Essa realidade nos faz uma exigência profunda para uma vida de fé, uma vida de intimidade e comunhão com Deus. É na presença e na adesão à sua vontade que nosso ser e agir se tornam frutos do Reino de Deus. Quando perdemos esse referencial corremos o risco nos esvaziar, perdendo a essência, o significado do nosso ser Religioso e Consagrado.

Caríssimos irmãos, desejo a todos um santo e abençoado tempo de advento. Deixamo-nos iluminar pelo Príncipe da paz, o Verbo que se faz carne e habitou entre nós. 

Grande abraço a todos. Conto com vossas orações.

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

Estamos iniciando um novo tempo litúrgico: o tempo do advento. O tempo do advento é um tempo especial da graça de Deus, tempo de preparação para celebrar mais uma vez o Natal. A chegada do Menino Deus que vem habitar em nossos corações, em cada lar, em cada comunidade, no muno inteiro. Tempo de advento é tempo de espera. Tempo de conversão e renovação espiritual. Tempo de advento é tempo de penitencia, de deixar Cristo iluminar o nosso coração, a nossa vida.

Começamos hoje um novo ciclo litúrgico. Mas não é um ciclo fechado sobre si mesmo. Cada ano que passa aproxima-nos do nosso fim terrestre, mas é-nos dado também como o tempo durante o qual Jesus vem visitar-nos, dar-nos a sua presença de Ressuscitado. Segundo a bela palavra de Jeremias, oferece-nos a nós como “um rebento de justiça”, como a “promessa de felicidade” que se realizará em plenitude no fim dos tempos. Desde agora, está em ação no segredo dos corações, como o poder da vida que, secretamente, constrói um novo ser no seio materno. “Vigiai e orai em todo o tempo”, a fim de estardes de pé no Dia da sua vinda à plenitude da Luz.

COMUNICADOS: 

– Visita Canônica com Superior Geral padre Manoel: Do dia 01 as 16 de dezembro em Belo Horizonte: Seminário Internacional, Paróquia Imaculada Conceição, Paróquia Maria Mãe de Misericórdia e Creche Santo Antônio. De 17 a 26 de dezembro: Paróquia Santa Luzia, Seminário Nossa Senhora do Carmo, Faculdade Católica Cavanis e Paróquia Santo Antônio de Pádua.

– Visita Canônica com Padre Irani: 01 a 20 de dezembro: Paróquia e Santuário Santa Rita de Cassia e Seminário Mãe das Escolas de Caridade em Maringá. Paróquia São Sebastião, Casa da Criança e Colégio Cavanis em Ortigueira. Paróquia Cristo Rei e Seminário Nossa senhora Aparecida de Realeza e Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Pérola D’oeste.

– Formação permanente, online, para todos os religiosos da Província no dia 07 de dezembro, quarta-feira, das 08h às 10h, assessorada pelo Pe. Mario Valcamônica. Todos os religiosos são convidados a participar. 

– Estágios Vocacionais: Dias 02 a 04 de dezembro em Realeza, dos dias 03 e 04 de dezembro em Castro e na segunda semana de Dezembro em Novo Progresso, PA. Vamos valorizar estes momentos e encaminhar nossos vocacionados. 

ANIVERSSARIANTE

DIA 27 DE NOVEMBRO: Parabenizamos o Padre Antônio Élcio Aleixo pela passagem do seu Aniversário. Deus o abençoe.

Motivamos para que orem pedindo a intercessão dos veneráveis Padre Antônio e Padre Marcos Cavanis por suas intenções particulares e também:

  • Por Bernadete, Mãe do religioso Cavanis, Padre Moise Sakivuvu.
  • Por Padre Adriano Sacardo, provincial  que se recupera de mais uma cirurgia da Tireoide.
  • Pelo religioso Cavanis, seminarista Herman Nsimba Kumbi, que foi diagnosticado com problemas renais sérios. 

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial

WhatsApp