Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

Quem se encontra com Jesus passa a viver no amor, no perdão, no serviço aos irmãos…

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 03

Caríssimos confrades, é com imensa alegria que volto a lhes escrever. Espero encontra-los firmes na fé no ministério. Nestes dias celebramos o dia da Vida Consagrada e Religiosa. Sendo assim, já saúdo a todos com votos de perseverança, animo e afeto em nossa missão.

A Vida Religiosa e Consagrada Cavanis a qual somos interpelados a viver e testemunhar, exige uma profunda e intima comunhão com Deus Trindade. Sem essa dimensão nosso ministério pode se tornar vazio e mecânico. Assim, também os valores evangélicos da pobreza, obediência e castidade. Se não consistir neste olhar de fé e dialogo interior perde o seu sentido.

A Vida Religiosa e Consagrada Cavanis tem como modelo a figura Materna de Maria, a Querida Mãe Maria. Seu exemplo de humildade, serviço, de fé, de escuta, disponibilidade e fidelidade nos mostram um caminho de vocação e santidade, sobretudo de resposta aos apelos de Deus.

A Vida Religiosa e Consagrada Cavanis é alimentada pela escuta da Palavra de Deus. A Palavra de Deus se faz nosso alimento e luz na caminhada e no serviço as crianças, adolescentes e jovens. A Palavra de Deus é para nós a fonte, a força e o animo nas dificuldades e provações da vida. Ela nos orienta e conduz na força do Espirito Santo.

A Vida Religiosa Cavanis se nutre de um profundo encontro com Cristo na Eucaristia, seja na adoração pessoal, comunitária ou na celebração da Santa Eucaristia. Ele é para nós, Cavanis, fonte e ápice de fé e de esperança. A eucaristia é alimento salutar da nossa missão.

A Vida Religiosa Cavanis se concretiza na vivencia fraterna e comunitária. Na convivência com os irmãos em nossa comunidade, acima de tudo na acolhida, dialogo, respeito, unidade, escuta e partilha.

A Vida Religiosa Cavanis é sinal do Reino quando exerce sua missão de estar com as crianças, adolescentes e jovens. Sobretudo, com os menos favorecidos, como temos o costume de dizer: “Sendo mais Pais do que Mestres”.

Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim.

Evangelho deste domingo, manifesta-se a eterna preocupação de Deus com a felicidade dos seus filhos. Na ação libertadora de Jesus em favor dos homens, começa a manifestar-se esse mundo novo sem sofrimento, sem opressão, sem exclusão que Deus sonhou para os seus filhos e filhas. O texto sugere, ainda, que a ação de Jesus tem de ser continuada pelos seus discípulos.

Hoje encontramos também Jesus no espaço familiar, na casa de Pedro. Jesus aproxima-Se e cura a sogra de Pedro. Jesus se aproxima dos homens, liberta-os do sofrimento que escraviza e aliena, dá-lhes vida definitiva e capacita-os para o serviço dos irmãos. A multidão que se reúne à porta da casa de Pedro representa, provavelmente, essa humanidade que busca a libertação e a vida verdadeira e que, dia a dia, olha ansiosamente para a “casa de Pedro” (a Igreja) à procura de Jesus e da sua proposta liberdade.

É na oração que Jesus encontra a motivação para a sua ação em prol do “Reino”; é na oração que Jesus encontra a força para se libertar da tentação da popularidade fácil e para centrar, de novo, a sua atenção em Deus e no seu projeto. O encontro a sós com Deus não é uma alienação, uma fuga dos problemas do mundo, mas é um momento de comunhão com Deus que nos ajuda a perceber os projetos e planos que Deus tem para o mundo. A oração torna-se, assim, o ponto de partida para o nosso compromisso com a transformação do mundo.

 O encontro com Jesus e com o “Reino” é sempre uma experiência libertadora. Pedro, André, Tiago e João fizeram essa experiência. Aceitar o convite de Jesus para O seguir e para se tornar “discípulo” significa a rutura com as cadeias de egoísmo, de orgulho, de comodismo, de autossuficiência, de injustiça, de pecado que impedem a nossa felicidade e que geram sofrimento, opressão e morte nas nossas vidas e nas vidas dos nossos irmãos. Quem se encontra com Jesus, escuta e acolhe a sua mensagem, assume o compromisso de conduzir a sua vida pelos valores do Evangelho e passa a viver no amor, no perdão, na tolerância, no serviço aos irmãos.

INTENÇÕES PAR AO MÊS DE FEVEREIRO

Pelos doentes terminais

Rezemos para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista medico como humano.

Cavanis

A comunidade trate com cuidado especial dos confrades doentes, membros sofredores de Cristo e os anciãos, de modo que eles se sintam estimados e ainda uteis à comunidade.

Coração de Jesus, faz que a transparência de vida dos teus ministros seja oferenda agradável ao Pai.

ANIVERSARIANTES

DIA 04 de Fevereiro: Parabenizamos o Pe. Jonas Barbacovi pelo seu aniversário. Deus o abençoe.

DIA 09 DE Fevereiro: Parabenizamos o Padre Edoardo Ferrari pela passagem do seu aniversario. Deus abençoe.

WhatsApp