Quaresma, tempo favorável da graça de Deus

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 12- 2023
Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude

“Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 12- 2023

Em uma comunidade de jovens ou de adultos a disciplina é a base de tudo. Quando permanece a disciplina, podem florescer as mais belas virtudes. Se esta vier a faltar, um pouco de cada vez reina a dissipação que põe tudo de cabeça para baixo. Para a disciplina deve ter um regulamento interno o qual não se transgrida (Pe. Basílio Martinelli.)

Já entramos na quarta semana da quaresma, tempo favorável da graça de Deus onde somos convidados a realizar, com Jesus, um grande itinerário de conversão e penitência, a fim de participar, com fervor, da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste contexto, somos chamados a ouvir a Palavra de Jesus que nos fortalece e ilumina nossa missão.

Estamos vivendo o Ano Jubilar do Padre Basílio Martinelli, e hoje gostaria, de mais uma vez, colocar algumas linhas sobre ele. Padre Basílio Martinelli dedicou sessenta e cinco anos de apostolado na fidelidade ao chamado de Deus, no serviço aos jovens. Aqui se apresenta a pergunta: “Mas o que P. Basílio fez de extraordinário em sua vida para ser considerado santo e digno de ser elevado ao altar dos santos?” Se poderia responder que a santidade não consiste em fazer coisas grandes, mas no fazer bem cada uma das pequenas coisas cotidianas. Com uma constante perseverança, jamais vacilante ou mudada por acontecimentos alegres ou tristes, buscou sempre agradar ao Senhor, que o desejou ser sacerdote e educador da juventude.

Durante sua vida, P. Basílio assumiu encargos muito delicados, como aquele de mestre de noviços e dos religiosos, o encargo de diretor espiritual e confessor. Alias, sobre estes aspectos encontramos em seus pensamentos um grande número de conselhos a respeito dos mestres e superiores. Nestes empenhos, aprendeu a conhecer melhor as almas, também em suas feridas mais escondidas, acurando de tal maneira sua sensibilidade para as necessidades dos irmãos, crescendo pouco a pouco no amor para os pecadores, pelos quais aceitou tornar-se vítima junto de Deus.   “Gostaria de ser vítima (sacrificado) pelos pecadores, especialmente se fossem almas consagradas”. (dos pensamentos).

A palavra nos ensina que e preciso ter consciência e tomar posição diante das coisas que temos por fazer. É preciso nos deixar penetrar pela verdade de Cristo.

No evangelho deste quarto domingo da quaresma, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da autossuficiência. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena. Da ação de Jesus nasce, assim, o Homem Novo – isto é, o homem elevado às suas máximas potencialidades pela comunicação do Espírito de Jesus.

Neste percurso está simbolicamente representado o “caminho” do catecúmeno. O primeiro passo é o encontro com Jesus; depois, o catecúmeno manifesta a sua adesão à “luz” e vai amadurecendo a sua descoberta… Torna-se, progressivamente, um homem livre, sem medo, confiante; e esse “caminho” desemboca na adesão total a Jesus, no reconhecimento de que Ele é o Senhor que conduz a história e que tem uma proposta de vida para o homem.

O tema da Luz perpasse toda liturgia deste domingo. A Luz rompe a escuridão, dissipa nossos medos, faz brilhar nossos olhos que veem a beleza do Senhor, e ainda permite ver bem o caminho que devemos passar. Eis uma das mensagens profundas deste quarto domingo da quaresma. O cego de nascença, curado por Jesus, é o sinal claro de que, acolhendo a sua Palavra, encontramos a vida. Recusar isso e abraçar as trevas.

A missão de Jesus é aqui apresentada como criação de um Homem Novo. A missão de Jesus consistirá em destruir essa “cegueira”, libertar o homem e fazê-lo viver na “luz”. Trata-se de uma nova criação… Assim, da ação de Jesus irá nascer um Homem Novo, liberto do egoísmo e do pecado, vivendo na liberdade, a caminho da vida em plenitude.

COMUNICADOS: 

Continuamos nossas orações pelo Padre José Amilton que está no segundo mês de sua Revitalização na Comunidade Ancora em Pinhas. Graças a Deus tem feito um grande progresso neste processo.

Pelo Padre Milton Freo Tubias que faz sua revitalização em Belo Horizonte. Que seja um tempo de amadurecimento e fortalecimento em sua caminhada.

Comunicamos ainda que está em nossa Provincia o Padre Martinho Paulus para Cuidado de sua saúde.

Neste final de Semana o Superior Provincial estará visitando os confrades na Paróquia São José em São Paulo, onde acontece a Novena ao Padroeiro.

Reforço o convite especial a toda a Provincia Cavanis, para rezar pedindo a intercessão de nossos veneráveis Fundadores, Antônio e Marcos Cavanis, pela cura de Bianca Azambuja Guedes Santos, uma adolescente que tem um tumor no tronco cerebral. Continuamos em oração.

ANIVERSARIANTES: 

DIA 19 DE MARÇO: Parabenizamos padre Rodrigo Duarte, Reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza. Deus o abençoe.

DIA 20 DE MARÇO: Parabenizamos o Padre Aparício Carneiro Filho. O mesmo exerce seu Ministério Junto a Marinha Brasileira. Deus o abençoe. Felicidades.

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial

WhatsApp