QUEM SOMOS  |  CONTATO

Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

PROTEGER, XII BOA SEMANA, CAVANIS!

Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

O marco teórico Cavanis, além de acolher, promover e educar, contempla o proteger, o qual abordaremos nesta Boa Semana. A proteção nos ambientes de educação começa com uma acolhida atenta das crianças e jovens, para identificar alterações expressivas no comportamento e na relação com os colegas e professores. Outro ponto fundamental na ação protetiva é a escuta, entendida não somente como ouvir, mas como proximidade, que facilita os alunos partilharem seus medos e situações de perigos, bem como identificar tais aspectos para orientar e agir, quando necessário. Proteger passa também pela formação e educação nas várias dimensões, em especial a afetiva, sexual e cidadã, para que os jovens construam relações saudáveis com os colegas e com ambiente que vivem. Além disso, a formação sobre o uso das drogas licitas, ilícitas e as consequências maléficas que elas podem causar à pessoa de forma direta e, seus familiares de forma indireta, é uma forma de preparar as crianças e jovens para evitarem os vícios e a corrupção dos costumes.

Proteger na dimensão educativa e escolar remete à ação conjunta da família e da escola para garantir um ambiente seguro para o desenvolvimento orgânico das crianças e jovens. Assim, a proteção abarca um conjunto de ações dos pais e da escola que garantam a disciplina, o respeito mútuo e a regularidade no desenvolvimento do programa educativo e da formação humana. Além disso, proteger na linha dos fundadores comporta a prevenção da corrupção dos males morais e espirituais, que possam desviar os educandos do caminho da virtude e do desenvolvimento sadio das dimensões humanas, sociais e espirituais da pessoa.

            Para os fundadores proteção, em especial das crianças e jovens, que frequentavam a obra por eles começada, foi uma pedra angular, pois com tal ação buscavam proporcionar um desenvolvimento harmonioso da mente e do coração. Para promover a responsabilidade mútua entre escola e família, no final das aulas os alunos deveriam ser acompanhados por familiares ou guias, que poderiam ser voluntários, seminaristas ou os próprios padres Cavanis para protegê-los da rua e de seus perigos.

            A proteção das crianças e jovens era adimplida pelos Fundadores pela vigilância, entendida não como controle, mas como ação para defendê-los dos perigos, da indisciplina e dos males. Em um mundo dicotômico, marcado pela virtude e a corrupção, a vigilância é fundamental para proteger as crianças e jovens da corrupção dos costumes e da vida virtuosa. A vigilância proposta pelos fundadores visava prevenir os jovens do contágio do mal e do agir maléfico, para conduzi-los e formá-los na busca e aquisição do hábito do bem. (cf. Francesco Saverio Zanon, La pedagogia dei Servi di Dio P. Anton’Angelo e P. Marcantonio fratelli Cavanis, Venezia, 1946, pp. 100-101).

            A aproximação e o conhecimento individual dos alunos eram formas concretas com as quais os Cavanis desempenhavam a proteção dos jovens. A partir da proximidade e do conhecimento de cada aluno, que ia além do ambiente escolar, os Cavanis usavam a metodologia da vigilância, na qual tinham os jovens “ao alcance dos olhos” para prevenir da corrupção dos costumes e indisciplina, para orientá-los a uma formação integral. Além disso, a presença vigilante também era uma forma de ver as necessidades dos alunos, também para proteger dos perigos que pudessem afetar em especial a dimensão física e moral, em modo que crescessem nos bons costumes e nas virtudes, para que se ternassem bons cidadãos e bons cristãos (cf. Moïse Kibala Sakivuvu, La paternità spirituale nell’opera e nel progetto educativo di Antonio e Marco Cavanis, 2023-2024, pp. 121-122).

            Enfim, na oração “Querida Mãe Maria”, de Pe. Marcos, se reza na terceira estrofe: «Querida Mãe Maria, que sois tão forte contra todo o poder do mal, socorrei [protegei no original italiano] com solicitude de Mãe tantas crianças e jovens perdidos neste mundo violento e sustentai com vossa valiosa proteção nossos esforços no sentido de educá-los para o Reino de Deus Nosso Pai». Nesta oração, portanto, se pede de forma especial para Maria proteger as crianças e jovens dispersos neste mundo, que é marcado infelizmente pela violência e a corrupção dos costumes, para terem a integridade física e moral preservadas. Também se roga para que Maria Santíssima sustente os Cavanis e seus colaboradores para exercer a missão de educar os jovens de forma integral, para trilharem o caminho do bem e dos bons costumes, para serem pessoas que façam a diferença positiva na família e no mundo.

Comunicados:

– 01 de abril – Aniversário natalício do Nov. Kaian Patrick Domingues Dias, parabenizamos pelo seu aniversário natalício e que a graça e a bênção de Deus sejam abundantes em sua vida.

04 de abril – Aniversário natalício do Sem. Matheus Steutjes Dancosky, parabenizamos pelo seu aniversário natalício e que a graça e a bênção de Deus sejam abundantes em sua vida.

– 13 de abril – Primeira Profissão Religiosa do Noviço Kaian Patrick Domingues Dias, na Paróquia São Sebastião de Ortigueira, 19h.

Fraternalmente,