O marco teórico Cavanis, além de acolher, proteger e educar, contempla o promover, o qual abordaremos nesta Boa Semana. Promover, Promovere do latim, remete ao significado e a ideia de dar impulso para transformar uma realidade. A escola pelo processo educativo promove, além do que é feito na família, a socialização da pessoa, que comporta a apropriação de regras de convivência em sociedade, além disso, promove o estudo e a assimilação da cultura e do saber científico.
Os Cavanis exercendo a nobre missão de educar buscam, desde os Fundadores, promover o crescimento orgânico das crianças e jovens, ou seja, buscam promover o crescimento da dimensão humana e intelectiva, da mente e do coração deles, para formar bons cristãos para os que abraçam a fé cristã e cidadãos honestos a todos os educandos, para traná-los capazes de fazer a diferença na sociedade. Assim, pela educação os Cavanis colaboraram para promover uma sociedade melhor e um mundo melhor, isto porque eles promoviam uma educação inclusiva e transformadora. Neste sentido, compreendemos o alcance de que os Fundadores, e os Cavanis por consequência, são mais pais que mestres, pois segundo o Pe. Moïse: « amor paterno levou os nossos Padres a dar aos jovens aquilo de que mais necessitavam: a educação, a escola, a possibilidade de crescer e se tornar alguém» (cf. Moïse Kibala Sakivuvu, La paternità spirituale nell’opera e nel progetto educativo di Antonio e Marco Cavanis, 2023-2024, p. 90).
Os Fundadores e seus discípulos no ministrar a formação faziam de forma didática para promover um crescimento gradual nos alunos. Para averiguar o desenvolvimento e a evolução da aprendizagem dos alunos, cerca de uma vez por mês esses eram chamados de forma individual para verificar os passos dados e ajudar a superar as dificuldades pessoais (cf. Moïse Kibala Sakivuvu, La paternità spirituale nell’opera e nel progetto educativo di Antonio e Marco Cavanis, 2023-2024, p. 90). Além disso, na época dos Fundadores tinha-se também uma preocupação com a dimensão religiosa, ética e moral dos alunos; por isso, pela proximidade e a educação se buscava promover uma renovação dos costumes, para desenvolver neles os valores éticos, morais e cristãos, para serem sujeitos da transformação do mundo pela vivência e prática do bem e das virtudes.
Outrossim, na Província Cavanis do Brasil, além da ação formativa se trabalha a promoção do fortalecimento de vínculos, que é um dos pilares centrais da atuação das Casas da Associação Antônio e Marcos Cavanis, tanto nas unidades sociais quanto educacionais. Em parceria com órgãos governamentais e de assistência social, ações em tal âmbito são direcionadas às crianças, adolescentes, jovens e idosos acolhidos em nossas Casas e ambientes, bem como às suas famílias. Por meio de atividades culturais, esportivas, de lazer, inserção no mundo do trabalho e de convivência, buscando desta forma fortalecer os laços familiares, comunitários e sociais.
Essa abordagem integral visa não apenas prevenir vulnerabilidades sociais e humanas, mas também promover a proteção ética e social, capacitando assim cada indivíduo a ser um agente de transformação e um promotor do bem comum. Ao fortalecer os vínculos, os Cavanis e seus colaboradores buscam contribuir para a formação de pessoas conscientes de sua identidade, valor e papel na família e na sociedade.
Por fim, a última parte da Oração de Pe. Marcos, “Querida Mãe Maria”, nos ajuda a compreender um dos objetivos espirituais da obra dos Fundadores, que está em consonância com a missão da Igreja, ou seja, educar crianças e jovens e podemos também dizer os adultos “para o Reino de Nosso Pai”. Assim, para cumprir tal intento os Cavanis pedem na oração mencionada a intercessão da Virgem Maria, para serem capazes de promover o crescimento humano e espiritual dos alunos e das pessoas que frequentam nossas casas e paróquias confiadas ao cuidado pastoral da Congregação, para educar e guiar tais pessoas em direção a uma meta, não em sentido de imposição, mas no sentido de acompanhar, conduzir e promover o caminho espiritual verso a pátria celeste.
Comunicados:
– 4 de maio – Aniversário natalício do Pe. Nelson Luiz Martins, parabenizamos pelo seu aniversário natalício e que a graça e a bênção de Deus sejam abundantes em sua vida.
– 5 de maio – Aniversário natalício do Pe. Hervé Koto Mbuta, parabenizamos pelo seu aniversário natalício e que a graça e a bênção de Deus sejam abundantes em sua vida.
– 10 de maio – aniversário da ordenação Presbiteral do Pe. Giuseppe Viani, parabenizamos pelo aniversário de ordenação e desejamos um fecundo e abençoado ministério.
– Rezemos pelo Conclave e pela eleição do novo Papa.
Uma boa e abençoada Semana Santa a todos.
Fraternalmente,
