Partilha, dialogo, escuta, comunhão, unidade e sinodalidade: saímos fortalecidos!

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 38 – 2023

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 38 – 2023

A PALAVRA DE DEUS É COMO UM RESPIRO NO COTIDIANO DA VIDA…

Caros confrades, leigos e leigos das nossas comunidades,

É com grande alegria que retornarmos à nossa Província Cavanis do Brasil depois de participarmos da Assembleia Geral do nosso Instituto Cavanis. 

A Assembleia aconteceu em Roma entre os dias 04 e 09 de setembro. Nestes dias tivemos a oportunidade de visitar algumas obras onde trabalham nossos Religiosos na Itália. Rezamos na capela do Crucifixo onde estão sepultados nossos veneráveis fundadores Antônio e Marcos Cavanis, em Veneza.  Na Igreja onde está sepultado Padre Basílio Martinelli, em Possagno. Além disso, visitamos a Casa de exercícios espirituais “Sacro Cuore” e a Escola Profissionalizante em Chioggia.

A experiência e a vivencia que tivemos com os confrades de outras partes territoriais nos trouxe novas perspectivas na partilha, dialogo, escuta, comunhão, unidade e sinodalidade, saímos fortalecidos. E notar que, apesar de tantos desafios, nosso Carisma e missão Cavanis continuam chegando a centenas de crianças, adolescentes e jovens.

Rogamos a Maria, Mãe das Escolas de Caridade, que interceda por nós a cada dia e nossa faça sempre testemunhas do Evangelho na vivência e na pratica da nossa missão Cavanis.

Ainda sobre a Assembleia, desejo partilhar com mais tempo uma síntese dos temas refletidos, a fim de que juntos possamos crescer na pertença e colaboração de nossos trabalhos.

Não devias, também tu, compadecer-te do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?

 O Evangelho deste domingo fala-nos de um Deus cheio de bondade e de misericórdia que derrama sobre os seus filhos de forma total, ilimitada e absoluta o seu perdão. Os cristãos são convidados a descobrir a lógica de Deus e a deixarem que a mesma lógica de perdão e de misericórdia sem limites e sem medida marque a sua relação com os irmãos.

A parábola é uma catequese sobre a misericórdia de Deus. Mostra como, na perspectiva de Deus, o perdão é ilimitado, total e absoluto. Depois, a parábola convida-nos a analisar as nossas atitudes e comportamentos face aos irmãos que erram. Mostra como, a nossa lógica está, tantas vezes, distante da lógica de Deus. Diante de qualquer falha do irmão, assumimos a pose de vítimas magoadas e, muitas vezes, tomamos atitudes de desforra e de vingança que são o sinal claro de que ainda não interiorizámos a lógica de Deus.

 Se o nosso coração não bater segundo a lógica do perdão, não terá lugar para acolher a misericórdia, a bondade e o amor de Deus. Fazer a experiência do amor de Deus transforma-nos o coração e ensina-nos a amar os nossos irmãos, nomeadamente aqueles que nos ofenderam. Trata-se de um valor fundamental da proposta de Jesus. Ele deu testemunho, em gestos concretos, do amor, da bondade e da misericórdia do Pai. Na cruz, ele morreu pedindo perdão para aqueles que o crucificaram.

INTENÇÕES DO MÊS

Pelas pessoas marginalizadas

Rezemos para que as pessoas que vivem a margem da sociedade, em condições de vida desumanas, não sejam esquecidas pelas instituições e jamais sejam consideradas descartáveis.

INTENÇÃO CAVANIS

Para que os religiosos e leigos Cavanis colaboradores imitem os Fundadores para serem pobres de espirito, saibam ser sensíveis as condições sociais dos lugares onde o Senhor os colocou e adaptar-se a eventuais pobrezas sociais e econômicas com espirito pobreza evangélica.

COMUNICADOS

DIA 18 DE SETEMBRO: Parabenizamos o Padre Aimé Lukumu Kabeya, pela passagem do seu Aniversário. Parabéns. Deus o abençoe.

DIA 19 DE SETEMBRO: Reunião da Família Religiosa Mãe da Divina Graça. O encontro acontecerá na Paróquia São Sebastião, em Ortigueira.

DIAS 30\09 E 01\10. Encontro Nacional do SAV e Pastoral Vocacional Cavanis. No Cenáculo Cavanis em Castro. PR

IMPORTANTE: Pedimos que as paróquias que ainda não repassaram o número de participantes no Encontro Nacional do SAV que o faça o mais rápido possível a fim de favorecer a organização do encontro.

Padre Adriano Sacardo, Superior Provincial

WhatsApp