A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude – “Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)
BOA SEMANA CAVANIS – Nº 47- 2022
Cada estrutura, edifício, livros, pátios, biblioteca, oficina… para Padre Marcos, devia ter uma finalidade clara e um significado preciso, devia oferecer razões de vida e de esperança, devia ajudar na obra de educação, devia encaminhar à santidade cristã. Criou um “estilo Cavanis” de comportamento cujos traços fundamentais se encontram ainda nas Constituições da Congregação das Escolas de Caridade: gratuidade, humildade, alegria do coração, obediência como escolha livre de fazer em tudo a vontade de Deus, caridade sobrenatural, força do consenso por parte dos jovens, fundado sobre a confiança e sobre o amor e realização.
Caros confrades, espero encontrá-los firmes e animados no ministério para o qual o Senhor nos chamou. De forma particular, na formação e educação das crianças, adolescentes e jovens.
As linhas acima extraídas do texto da postulação de nossos fundadores “Paixão por Cristo, Paixão pela Humanidade”, provêm do Padre Marcos Cavanis. A meu ver, esse texto nos faz um forte convite: Rever o verdadeiro sentido de cada uma de nossas obras, sejam elas educacionais ou sociais, ou até mesmo nas paróquias e nas casas de formação. O texto aborda o estilo Cavanis de ser. Falando especificamente do Padre Marcos, se nota a aplicação em toda estrutura o “Estilo Cavanis” de ser. Mas o que seria este estilo Cavanis? O texto traz: um estilo de gratuidade, humildade, alegria ao coração, obediência como escolha livre de fazer em tudo a vontade de Deus, formação e educação da juventude fundada sobre a confiança e sobre o amor. Neste aspecto, encontramos em nossas Constituições muito deste estilo Cavanis. E a cada vez sentimos a necessidade de uma renovação, é fundamental recuperar essa realidade.
No momento em que vivemos com tantas mudanças e transformações, corremos o risco de deixar de lado aquilo que, a meu entender, é próprio nosso: nosso estilo Cavanis. Em alguns momentos, na ânsia de corresponde expectativas de alcançar méritos, corremos o risco de deixar de lado o nosso Estilo Cavanis de ser. Nesta dimensão, o que podemos falar de estilo de gratuidade em nossa missão? Ainda falamos de alegria ao Coração ou de obediência à vontade de Deus? Ou formação e educação da juventude fundada sobre a confiança e sobre o amor? Ou quando tratamos de missão pastoral em nossas paróquias? Quando tratamos de formação em nossos seminários? Quando tratamos de projetos sociais ou educacionais em nossas obras ou na administração de Bens? Ainda conseguimos imprimir o Estilo Cavanis de ser? Deixo aqui essa reflexão que serve para cada um de nós. O nosso jeito de ser e viver hoje transmite o estilo Cavanis transmitido por nossos fundadores? O nosso jeito de formar e educar em nossas casas de formação corresponde ao Estilo Cavanis que encontramos nos escritos e Constituições de nossos Fundadores? O nosso jeito de nos relacionarmos como família Cavanis corresponde ao Estilo Cavanis?
Que a Querida Mãe Maria, Mãe das Escolas de Caridade, nos inspire sempre no caminho de seu filho Jesus. Que o exemplo de vida de nossos Fundadores, Antônio e Marcos Cavanis, nos ajudem a viver com fé, entusiasmo e caridade o nosso ministério, sempre imprimindo o Estilo Cavanis.
SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO
A Palavra de Deus, neste último domingo do ano litúrgico, convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus. Deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se exerce no amor, no serviço, no perdão, no dom da vida.
Parabenizamos o Padre Tadeu Biásio, Administrador da Paróquia Cristo Rei de Realeza, padre Nelson Luiz Martins e Padre Rodrigo Duarte, vigários, nesta Solenidade de Cristo Rei do Universo.
COMUNICADOS
– Visita Canônica com o Superior Geral, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa: Do dia 01 a 16 de dezembro em Belo Horizonte: Seminário Internacional, Paróquia Imaculada Conceição, Paróquia Maria Mãe de Misericórdia e Creche Santo Antônio. De 17 a 26 de dezembro: Paróquia Santa Luzia, Seminário Nossa Senhora do Carmo, Faculdade Católica Cavanis em Novo Progresso, PA, e Paróquia Santo Antônio de Pádua, Castelo de Sonhos, PA.
– Visita Canônica com o Padre Irani Luiz Tonet, dias 01 a 20 de dezembro: Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia e Seminário Mãe das Escolas de Caridade em Maringá, PR e Paróquia São Sebastião, Casa da Criança e Colégio Cavanis em Ortigueira, PR. Em sequência, Paróquia Cristo Rei e Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza, PR, e Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Pérola D’Oeste, PR.
ORDENAÇÕES SACERDOTAIS
Parabenizamos os neo-sacerdotes Hervé Koto Mbuta e Jude Hervê Tomanzando Balondo que foram ordenados sacerdotes neste sábado, dia 19 de novembro, na República Democrática do Congo. Pe. Franco Allen Somensi, Ecônomo Provincial, representou a Província Cavanis do Brasil.
Depois da ordenação, Pe. Jude Hervé deverá retornar à missão em Moçambique e o Pe. Hervé Koto Mbuta, após um período de férias com sua família, retornará à Província Cavanis do Brasil.
ANIVERSSARIANTES
DIA 21 DE NOVEMBRO: Parabenizamos o Padre Adriano Sacardo, Provincial, pela passagem do seu aniversário. Que Deus o abençoe com muita saúde e Felicidades.
DIA 22 DE NOVEMBRO: Parabenizamos o Religioso Hugo Bergamasco Morais, Religioso de Teologia que se encontra no Seminário Internacional de Roma. Parabéns e muitas Felicidades.
DIA 24 DE NOVEMBRO: Parabenizamos o Irmão Daniel Maciel Domingues pela Passagem do seu Aniversário. Deus o abençoe com muitas Felicidades.
Motivar oração pela Intercessão de Nossos Veneráveis Fundadores as intenções particulares e também:
- Por Bernadete, Mãe do religioso Cavanis, Padre Moise Sakivuvu.
- Por Padre Adriano Sacardo, provincial que se recupera de mais uma cirurgia da Tireoide.
- Pelo religioso Cavanis, seminarista Herman Nsimba Kumbi.