Ano Jubilar do Nascimento do Padre Marcos Antônio Cavanis.
BOA SEMANA Nº 44
Padre Marcos dizia que os lamentos não resolvem nada jamais; necessita-se olhar adiante com serenidade, confiança e esperança crer sobre tudo na força da graça que vem do Senhor, decidir e decidir-se à ação.
Nem sempre é confortável seguir em frente diante de algumas situações que nos deparamos. Em alguns casos representa que os obstáculos são muito maiores que nossas forças e os degraus a avançar e superar torna-se mais distantes uns dos outros. Neste aspecto, o pensamento do Padre Marcos nos ajuda a compreender o mistério da Graça de Deus na vida de quem a acolhe e se faz servo.
Na atitude de olhar adiante com serenidade, quando muitas vezes nos vem à vontade de lamentar as situações difíceis não parece algo tão natural. A tendência é lamuria e pessimismo. Todavia, no exemplo de vida e ministério do Padre Marcos, encontramos na pratica o que significa enfrentar com serenidade as diversidades da vida e da missão.
A sua confiança e esperança era firme na graça que vem de Deus. E era essa certeza da presença amorosa da presença de Deus em tudo que fazia que o impulsionava a ser audaz, corajoso e apaixonado pela educação e formação da juventude.
Neste Ano Jubilar do nascimento do Padre Marcos Antônio Maria Cavanis nos deixamos encantar pelo seu testemunho, pela sua serenidade diante dos problemas e provações da vida. Pois, crer e confiar na graça de Deus, faz de nós pessoas decididas e fortalecidas.
Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?
A resposta de Jesus aos fariseus infunde em nós um compromisso serio e eficaz com o amor. Esse amor de que Jesus nos fala está no centro da nossa vida cristã. O Pai espera que o ensinamento de seu Filho faça nosso coração ficar submergido no amor, banhado no amor, impregnado de amor.
O evangelho continua a nos educar, continua a ser o grande Catequista de toda a comunidade, e vem nos dizer hoje que a plena revelação divina se realiza no amor a Deus e aos irmãos. O amor é dinâmico, por isso, é um caminho de mão dupla: o amor a Deus, amor aos irmãos. O amor ao irmão, amor a Deus. Não existe separação, só comunhão. O evangelho diz-nos, de forma clara e inquestionável, que toda a revelação de Deus se resume no amor – amor a Deus e amor aos irmãos.
Os dois mandamentos não podem separar-se: “amar a Deus” é cumprir a sua vontade e estabelecer com os irmãos relações de amor, de solidariedade, de partilha, de serviço, até ao dom total da vida. Tudo o resto é explicação, desenvolvimento, aplicação à vida prática dessas duas coordenadas fundamentais da vida cristã.
INTENÇÕES DO MÊS
Pelo sínodo:
Rezemos pela Igreja, para que adote a escuta e o dialogo como estilo de vida a todos os níveis, deixando-se guiar pelo Espirito Santo em direção as periferias do mundo.
Cavanis:
Para que os religiosos coloquem suas próprias vidas a serviço de Deus e da Igreja com uma consagração que tem suas raízes no batismo, e com um estilo de vida especial, que a Igreja aceitou e aprovou.
ANIVERSARIANTE
DIA 01 DE NOVEMBRO: Parabenizamos o Pe. Vandir Santo Freo pela passagem do seu aniversário. Parabéns. Deus abençoe.
COMUNICADOS
DIA 07 DE NOVEMBRO: Reunião com os diretores Executivos das obras e com a Equipe de Formação.
A reunião será presencial e acontecerá no Cenáculo Cavanis de Castro.
DIAS 08 E 09 DE NOVEMBRO: Reunião do Conselho Provincial.
Modalidade presencial. Na Cúria Provincial em Castro.
Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial