Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

Padre Marcos dizia que os lamentos não resolvem nada…

Ano Jubilar do Nascimento do Padre Marcos Antônio Cavanis.

BOA SEMANA Nº 44

Padre Marcos dizia que os lamentos não resolvem nada jamais; necessita-se olhar adiante com serenidade, confiança e esperança crer sobre tudo na força da graça que vem do Senhor, decidir e decidir-se à ação.

Nem sempre é confortável seguir em frente diante de algumas situações que nos deparamos. Em alguns casos representa que os obstáculos são muito maiores que nossas forças e os degraus a avançar e superar torna-se mais distantes uns dos outros. Neste aspecto, o pensamento do Padre Marcos nos ajuda a compreender o mistério da Graça de Deus na vida de quem a acolhe e se faz servo.

Na atitude de olhar adiante com serenidade, quando muitas vezes nos vem à vontade de lamentar as situações difíceis não parece algo tão natural. A tendência é lamuria e pessimismo. Todavia, no exemplo de vida e ministério do Padre Marcos, encontramos na pratica o que significa enfrentar com serenidade as diversidades da vida e da missão. 

A sua confiança e esperança era firme na graça que vem de Deus. E era essa certeza da presença amorosa da presença de Deus em tudo que fazia que o impulsionava a ser audaz, corajoso e apaixonado pela educação e formação da juventude.

Neste Ano Jubilar do nascimento do Padre Marcos Antônio Maria Cavanis nos deixamos encantar pelo seu testemunho, pela sua serenidade diante dos problemas e provações da vida. Pois, crer e confiar na graça de Deus, faz de nós pessoas decididas e fortalecidas. 

Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?

A resposta de Jesus aos fariseus infunde em nós um compromisso serio e eficaz com o amor. Esse amor de que Jesus nos fala está no centro da nossa vida cristã. O Pai espera que o ensinamento de seu Filho faça nosso coração ficar submergido no amor, banhado no amor, impregnado de amor.

O evangelho continua a nos educar, continua a ser o grande Catequista de toda a comunidade, e vem nos dizer hoje que a plena revelação divina se realiza no amor a Deus e aos irmãos. O amor é dinâmico, por isso, é um caminho de mão dupla: o amor a Deus, amor aos irmãos. O amor ao irmão, amor a Deus. Não existe separação, só comunhão. O evangelho diz-nos, de forma clara e inquestionável, que toda a revelação de Deus se resume no amor – amor a Deus e amor aos irmãos. 

Os dois mandamentos não podem separar-se: “amar a Deus” é cumprir a sua vontade e estabelecer com os irmãos relações de amor, de solidariedade, de partilha, de serviço, até ao dom total da vida. Tudo o resto é explicação, desenvolvimento, aplicação à vida prática dessas duas coordenadas fundamentais da vida cristã.

INTENÇÕES DO MÊS

Pelo sínodo:

Rezemos pela Igreja, para que adote a escuta e o dialogo como estilo de vida a todos os níveis, deixando-se guiar pelo Espirito Santo em direção as periferias do mundo.

Cavanis:

Para que os religiosos coloquem suas próprias vidas a serviço de Deus e da Igreja com uma consagração que tem suas raízes no batismo, e com um estilo de vida especial, que a Igreja aceitou e aprovou.

ANIVERSARIANTE

DIA 01 DE NOVEMBRO: Parabenizamos o Pe. Vandir Santo Freo pela passagem do seu aniversário. Parabéns. Deus abençoe.

COMUNICADOS

DIA 07 DE NOVEMBRO: Reunião com os diretores Executivos das obras e com a Equipe de Formação. 

A reunião será presencial e acontecerá no Cenáculo Cavanis de Castro.

DIAS 08 E 09 DE NOVEMBRO: Reunião do Conselho Provincial. 

Modalidade presencial. Na Cúria Provincial em Castro.

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial

WhatsApp