No calendário da Congregação das Escolas de Caridade, o dia 11 de outubro tem um significado profundo, celebramos o Dies Natalis do Padre Marcos Cavanis, o “nascimento para a vida eterna” do nosso cofundador, que faleceu nesta data em 1853, em Veneza.
Nascido também em Veneza, em 19 de maio de 1774, o Padre Marcos partilhou com seu irmão, Padre Antônio Cavanis, uma mesma inspiração divina e uma missão visionária, oferecer educação cristã de qualidade e gratuita à juventude. Enquanto seu irmão era conhecido pelo ardor visionário, Marcos destacava-se pelo seu espírito organizador, sua atenção às pessoas e sua dedicação pastoral.
Foi essa combinação de dons que permitiu estruturar e expandir as obras da Congregação. Ele teve um papel fundamental na criação de escolas gratuitas e na formação de colaboradores leigos e religiosos, assegurando a solidez e a continuidade do projeto educativo cavanis.
Conhecido por sua firmeza aliada à mansidão, o Padre Marcos Cavanis era um homem sensível às urgências sociais de seu tempo. Ele compreendeu que a educação era a chave para transformar vidas e, por isso, trabalhou incansavelmente para que a educação cristã fosse uma resposta concreta e eficaz para as famílias e crianças necessitadas.
Ao celebrarmos sua memória, a Província Cavanis do Brasil renova seu compromisso com o carisma legado por ele e por seu irmão. Que o exemplo de sua vida nos impulsione a continuar, com esperança e zelo, a missão de educar na caridade.
Adriano Roberto dos Santos
Gerente de Projetos Sociais
Associação Antônio e Marcos Cavanis