Os “tubarões” do Brasil são o grande desequilíbrio entre ricos e pobres – Padre Livio

E em 28 de dezembro de 1968 marca a data de chegada dos primeiros Religiosos Cavanis: padre Lívio Donati, padre Mário Merotto e padre Francisco Giusti.
Foto - Chegada dos primeiros Religiosos Cavanis no Brasil: Da esquerda para direita Padre Francisco Giusti, Monsenhor Geraldo Pellanda, Bispo de Ponta Grossa, o Prefeito da cidade, Padre Livio Donati e Padre Mario Merotto.
Foto - Chegada dos primeiros Religiosos Cavanis no Brasil: Da esquerda para direita Padre Francisco Giusti, Monsenhor Geraldo Pellanda, Bispo de Ponta Grossa, o Prefeito da cidade, Padre Livio Donati e Padre Mario Merotto.

OS PRIMEIROS MISSIONÁRIOS
E em 28 de dezembro de 1968 os primeiros Religiosos Cavanis: padre Lívio Donati, padre Mário Merotto e padre Francisco Giusti chegaram no Brasil, na cidade de Castro-PR.

PONTO DE PARTIDA
A cidade de Castro no Paraná foi escolhida para que pude-se ser iniciada a primeira comunidade Cavanis no país. Nesta cidade, Monsenhor Geraldo Pellanda, Bispo de Ponta Grossa, confiou o colégio de “Santa Cruz” e uma chácara aos “Padres Cavanis” que ainda hoje segue em atividade e sendo referência de nosso Carisma de forma prática, e onde surgiu os primeiros frutos vocacionais.

A VIAGEM E OS TUBARÕES
Pe. Giovanni De Biasio, recorda uma passagem interessante do dia da partida na Itália: 
O padre Lívio respondia as palavras do Cardeal Patriarca e do Superior Geral, agradecendo a todos e dirigindo um pensamento particular aos meninos e jovens presentes. Muitos tinham dito no entusiasmo da hora, “Vamos também nós ao Brasil” e um menino da cidade de Chioggia falou: “Feliz o senhor que poderá ver os tubarões durante a travessia”, e o Padre Lívio comentou: “Sim, os tubarões do Brasil que são o grande desequilíbrio entre ricos e pobres, a fome, as doenças e a falta de instrução escolar e lá nos seremos Cavanis, isto é, educadores, porque sabemos que a solução dos grandes problemas vem da escola”. (Fonte: BIASIO, 1994, p. 35).

UM IDEAL QUE TRANSFORMA E ENCANTA
A integração e expansão missionária dos Religiosos Cavanis, iniciada na cidade de Castro-PR, em poucos anos se expandiria para outros Estados do Brasil.
Seguindo as Constituições e Normas Cavanis para poder organizar melhor os trabalhos missionários, dando mais dinamismo e autonomia para que se possa ter soluções e decisões rápidas em diversas atividades e trabalhos a serem realizados, o Brasil em 1973 se torna “Região do Brasil”, em 1985 como sinal de aumento da sua vitalidade se torna Pró-Província  em 1996 torna-se como atualmente é conhecida: Província Cavanis do Brasil, com sede atual na  cidade de Castro-PR.

WhatsApp