Estamos no advento, que é tempo de reflexão, conversão e espera da chegada do Deus Menino que é o maior presente de Deus à humanidade. Por isso, a festa natalina tem por objetivo celebrar a encarnação do Verbo, ou seja, a vinda do Filho de Deus na carne. Pois, como nos diz o Catecismo da Igreja Católica n. 460: «O Verbo fez-Se carne, para nos tornar «participantes da natureza divina» (2 Pe 1, 4): “Pois foi por essa razão que o Verbo Se fez homem, e o Filho de Deus Se fez Filho do Homem: foi para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo assim a adoção divina, se tornasse filho de Deus». Portanto, a festa do natal não se detém no fato histórico em si, mas passa pelo verdadeiro fundamento de sua existência que é rememorar a vinda de Cristo ao mundo pelo seio de Maria, sendo assim verdadeiro homem e verdadeiro Deus.
Os ofícios de natal Como como nos apresenta o livro A Nossa Oração 2ª ed. p. 35: «é prática tradicional própria de nossa Congregação Cavanis estes momentos em honra do Menino Jesus. Esta devoção remonta aos Fundadores mediante sorteio dos ofícios entre as crianças, jovens e demais pessoas que integram a família Cavanis, na simplicidade que o Evangelho inspira, a Sabedoria de nos adentrarmos no mistério da Encarnação do Filhos de Deus».
Ao celebrar o ofício a pessoa que é sorteada tem a oportunidade de compreender melhor os personagens do presépio e o significado profundo do Natal. Os três primeiros ofícios são de Maria. No primeiro a pessoa que é sorteada é chamada a contemplar a humildade de Maria e imitá-la em tal virtude, para a exemplo dela se colocar à disposição dos planos de Deus e do serviço dos irmãos. Quem recebe o segundo ofício é chamado a imitar Maria na sua pureza, tendo um coração puro para amar, o qual se traduz em amor ao próximo, como é sublinhado no terceiro ofício.
Os ofícios 4 e 5 contemplam a figura de São José, homem justo, que colaborou com o projeto de Deus para com a humanidade, acolhendo e protegendo Maria e Jesus com amor e fé. Por conseguinte, segundo o Catecismo da Igreja Católica n. 437: «José foi convidado por Deus a «levar para sua casa Maria, sua esposa», grávida d’«Aquele que nela foi gerado pelo poder do Espírito Santo» (Mt 1, 20), para que Jesus, «chamado Cristo», nascesse da esposa de José, na descendência messiânica de David (Mt 1, 16)».
Os ofícios de 6 a 8 são dedicados aos anjos, os quais são mensageiros de Deus aos homens, anunciando a Boa Nova do Nascimento de Jesus aos Pastores, que são contemplados dos ofícios nono a décimo segundo. Ao receber a incumbência do ofício de pastor a pessoa é chamada à vigilância constante e a prontidão para ir com alegria ao encontro de Jesus.
Os ofícios décimo terceiro a décimo quinto são destinados aos Magos, que souberam interpretar os sinais cósmicos e partir para o encontro como o Menino para oferecer ouro, Incenso e mira, reconhecendo Ele com homem e Deus. Destarte, segundo o Catecismo da Igreja Católica n. 528 diz: «a vinda dos magos a Jerusalém, para “adorar o rei dos judeus”, mostra que eles procuram em Israel, à luz messiânica da estrela de Davi, Aquele que será o rei das nações».
Gastaria, caros confrades e leigos, incentivar e convidar, com essa Boa Semana, que cada comunidade, pastoral e movimento se esforçasse para organizar a celebração dos ofícios de Natal, que estão disponíveis em nosso livrinho A Nossa Oração. A celebração dos mesmos vai ser um momento rico de espiritualidade, que está ligada a tradição da Congregação Cavanis e ao espírito do Natal, pois ajuda a contemplar e a vivenciar a alegria dos personagens do presépio, reverberando na própria vida com a vivência do ofício de Natal recebido.
Enfim, como filhos de Deus e membros da Igreja somos chamados à resposta generosa a Deus, a exemplo de Maria que diante do convite para ser a mãe de Filho de Deus responde sem reservas: “eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc, 1,38).
Comunicados:
– 16 de dezembro – aniversário de ordenação Sacerdotal do Conselheiro Provincial Pe. Adriano Sacardo, parabenizamos pelo seu aniversário de ordenação e desejamos um fecundo e frutuoso ministério.
– 16 de dezembro – aniversário de ordenação Sacerdotal Pe. Élcio Aleixo, que trabalha em Chioggia -Itália, parabenizamos pelo seu aniversário de ordenação e desejamos um fecundo e frutuoso ministério.
– 19 de dezembro – aniversário de ordenação Sacerdotal Pe. João Pedro Pinheiro, parabenizamos pelo seu aniversário de ordenação e desejamos um fecundo e frutuoso ministério.
Fraternalmente,
Padre Rogério Diesel, CSCh – Superior provincial