Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

O encontro com o Evangelho enche de alegria o coração

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 06 - 2023
Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude

“Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)

BOA SEMANA, CAVANIS!  Nº 06 – 2023

Amemos a Pobreza que é um verdadeiro tesouro. O segundo tesouro para ser amado são as práticas religiosas deixadas pelos fundadores: a Meditação da Palavra de Deus de manhã e da noite e a coroa de flores oferecidas a Virgem Maria com o terço parte do Rosário”

Venerável Padre Basilio Martinelli, CSCh

Caríssimos,

A luz do Ano do Padre Basílio Martinelli compartilho mais um dos seus pensamentos. Assim, vamos juntos fazendo essa caminhada se inspirando no seu exemplo de religioso consagrado e educador Cavanis.

Para o padre Basilio, a pobreza precisa ser vivida como ponto essencial na Vida Religiosa e Consagrada Cavanis. Assim, a pobreza se torna um caminho de virtude, de amadurecimento no seguimento de Jesus e no Carisma deixado por nossos Veneráveis Fundadores Antônio e Marcos Cavanis. Neste aspecto, a pobreza é mesmo um estado de espirito que leva o religioso a viver nas tarefas simples do cotidiano, as situações mais desafiadoras, a confiança profunda na Providência Divina.

Outro ponto importante no pensamento do padre Basílio, e tão caro nossos fundadores, é a meditação diária da palavra de Deus. O Papa Francisco, no documento Evangelium Gaudium, já diz: O encontro com o Evangelho enche de alegria o coração do discípulo. Portanto, voltamos nosso olhar para essa pratica em nossa vida nas praticas religiosas. Nas palavras do Padre Basílio, esta é um forte apelo a resgatar essa pratica diária do encontro com a Palavra de Deus. O contato diário com a Sagrada Escritura é um convite a todo cristão. Todavia, para nós Cavanis, faz parte de nosso Carisma e Apostolado. Portanto, recordamos de guardar um momento do dia para estar diante da meditação da Palavra. 

Um terceiro aspecto deste pensamento do padre Basílio é a devoção a virgem MARIA. Segundo testemunhos, padre Basílio, durante as confissões dava entre as penitencias rezar de três a cinco Aves Maria. Seus alunos contam que durante as provas padre Basilio rezava a coroa do Rosário que tinha por baixo do escapulário. Isto acontecia também nos momentos livres, nos corredores e nos recreios da escola. Em seu cotidiano facilmente consagrava um adolescente ou jovem a Virgem Santíssima e amava preparar as festas Marianas tão caras ao nosso Instituto. Que o exemplo do Padre Basílio Martinelli nos inspire cada vez mais nesta profunda e amável devoção à Virgem Santíssima, a querida Mãe Maria.

Caros confrades, desejo a todos muita perseverança e animo no ministério. Que nosso ideal Cavanis fortaleza nossa comunhão e vocação.

COMUNICADOS

– Neste final de semana, 11 e 12 de fevereiro, o Superior Provincial estará em visita às comunidades de Belo Horizonte.

– Nos dias 13 e 14 nas comunidades de Uberlândia.

– Nos 15 e 16 na comunidade de São Paulo. 

Nestas ocasiões, estarão presentes o Irmão Daniel para promover o trabalho com a juventude e o colaborar Adriano Roberto para articular o trabalho nas obras.

– DIA 12 DE FEVEREIRO: Missa de Abertura Oficial do Seminário Mãe das Escolas de Caridade, na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, em Belo Horizonte, MG. 

– DIA 15 DE FEVEREIRO: Missa de posse de Administrador Paroquial do Padre José Carlos da Silva Leite e de Vigário Paroquial do Padre Marcio Campos da Silva na Paroquia São José de Vila palmeira, São Paulo.

– DIA 18 DE FEVEREIRO: Missa de posse de Pároco do Padre Vandir Santo Freo, na Paroquia São Judas em Castro, PR. 

– DIA 26 DE FEVEREIRO: Missa de posse como Pároco do Padre João Pedro Pinheiro, na Paróquia Santa Luzia, em Novo Progresso, Pará.

– DIA 11 DE MARÇO: Posse de Pároco da Paróquia Cristo Rei de Realeza, Padre Brás Elias Pereira e como Vigário Paroquial, Padre Tadeu Biasio.

ANIVERSSARIANTE:

– DIA 13 DE FEVEREIRO: Parabenizamos o Religioso Adriano de Souza pela passagem do seu Aniversário. Deus o abençoe.

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial

WhatsApp