Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

O Domingo da Alegria!

O terceiro domingo do tempo do advento é conhecido como o Domingo da Alegria. Pois, o Senhor da paz já se aproxima.
Boa semana, Cavanis!

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude
“Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 50 – 2022

Jesus crucificado: Mestre e Senhor. Parece-nos poder dizer que os dois Servos de Deus são para os jovens e alunos a “sarça ardente”. Admirando a beleza da chama e o seu calor, os jovens entravam em contato com o Senhor, sentiam sua voz e obedeciam.

Caríssimos confrades, estamos no terceiro domingo do tempo do advento. Este domingo é conhecido como o Domingo da Alegria. Pois, o Senhor da paz já se aproxima. Ele vem para nos salvar e libertar de tudo que nos impedem de viver em plenitude a nossa vida cristã. 
Nesta semana, partilho a frase retirada do livrinho: A graça dos Primeiros tempos. Os servos de Deus são para os jovens e alunos a sarça ardente. Todos nós conhecemos esse acontecimento no livro do Êxodo, onde Moisés teve um encontro transformador na sua vida. Diante da Sarça que queimava e não se consumia, e o Senhor fala com ele: tire as sandálias dos pés porque o chão que você pisa é santo (Ex 3, 1-6).
O testemunho de vida dos Servos Antônio e Marcos Cavanis, suas virtudes e atitudes na acolhida, e paterna vigilância das Crianças, adolescentes e jovens, deixava transparecer esse calor que transmitem aqueles que vivem uma vida de comunhão e profundo encontro com o Senhor. Assim, na sua vida Apostólica e missionaria, era reflexo dessa intimidade com Deus, e todos os que os procuravam eram conduzidos a um caminho de santidade. A experiência de vida comunitária, a busca de um sentido para a vida, a busca da realização humana. Em tudo há uma resposta ao Amor que o pai tem por cada um dos seus filhos.
Tendo como ancora da vida: fazer em tudo a Vontade de Deus, os Veneráveis Irmãos Antônio e Marcos Cavanis exalavam o bom odor de Cristo e das coisas do Alto. E isso irradiava o coração daqueles que os procuravam e viviam a experiência de permanecer com eles. Também eles viam as crianças, adolescentes e jovens como um Campo Santo da presença de Deus. 

Como sarça ardente para os jovens, os Veneráveis irmãos Antônio e Marcos Cavanis eram inundados pela presença do Espirito Santo de Deus que a cada dia mais os enriqueciam com seus dons e Carismas. Peçamos a Deus essa graça em nosso ministério. Nos aproximando do Pai, do Filho e do Espirito Santo; sejamos sinal da presença de Deus onde quer que estejamos, aquecendo, iluminando, conduzindo e fortalecendo todos aqueles que de nos se aproximam.

Terceiro Domingo do Advento
A liturgia deste Terceiro Domingo do Advento, lembra a proximidade da intervenção libertadora de Deus e acende a esperança no coração dos crentes. Diz-nos: “não vos inquieteis; alegrai-vos, pois, a libertação está a chegar”. Ele irá dar vista aos cegos, fazer com que os coxos recuperem o movimento, curar os leprosos, fazer com que os surdos ouçam, ressuscitar os mortos, anunciar aos pobres que o “Reino” da justiça e da paz chegou. É este quadro de vida nova e de esperança que Jesus nos vai oferecer.


O Evangelho identifica Jesus com a presença salvadora e libertadora de Deus no meio dos homens. Neste tempo de espera, somos convidados a aguardar a sua chegada, com a certeza de que Deus não nos abandonou, mas continua a vir ao nosso encontro e a oferecer-nos a salvação. Os “sinais” que Jesus realizou enquanto esteve entre nós têm de continuar a acontecer na história. Neste contexto, agora são os discípulos de Jesus que têm de continuar a sua missão e de perpetuar no mundo, em nome de Jesus, a ação libertadora de Deus.


Os fatos indicados aos discípulos do Batista eram simbolicamente importantes, pois correspondiam às obras atribuídas pelos antigos profetas ao Messias vindouro. Todos eles tinham a ver com a restauração da vida e da dignidade humana, com a superação da marginalização social e religiosa, com a recuperação da esperança nos corações abatidos. Tudo isto era sinal de que o Reino estava irrompendo na história humana, por obra do enviado de Deus.

COMUNICADOS

Dia 16, 17 e 18 de Dezembro. Encontro Vocacional no Seminário Nossa Senhora do Carmo em Novo Progresso, PA.

Visita Canônica com Superior Geral, Padre Manoel, na Paróquia Imaculada Conceição em Belo Horizonte, dias 10 a 15 de Dezembro.

Visita Canônica com Superior Geral, Padre Manoel, na Paróquia Santa Luzia em Novo Progresso (Faculdade Católica, Seminário Nossa Senhora do Carmo e Paroquia), nos dias 17 a 26 de Dezembro.

Visita Canônica com Padre Irani, Vigário e Ecônomo Geral, de 12 a 14 de dezembro na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pérola D’oeste.

Visita Canônica com Padre Irani, Vigário e Ecônomo Geral, dias 15 a 18 de dezembro, Paróquia Cristo Rei de Realeza e Seminário Nossa Senhora Aparecida.

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior provincial

WhatsApp