NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO – XVIII BOA SEMANA, CAVANIS!

Província Cavanis do Brasil
BOA SEMANA, CAVANIS!

O Papa Pio XI, em 11 de dezembro de 1925, ano Santo, com a Carta Encíclica Quas Primas, instituiu a Solenidade de Cristo Rei. Na ocasião o Papa se indagava sobre as causas, porque uma parte dos seres humanos tinha distanciado Jesus e a vivência de sua lei da prática da vida pessoal, familiar e social; além de tal postura dificultar a paz entre os povos no contexto de pós-Primeira Guerra Mundial. Diante de tal quadro, Pio XI na introdução da Carta Encíclica, sublinha que é necessário buscar a paz de Cristo no seu Reino e por isso, é preciso que ele seja instaurado e restaurado. Outrossim, a Igreja tem a missão do anúncio do Reino de Deus, promovendo, para isso, ações de evangelização para que ele seja dilatado em todo o mundo, para que as pessoas sejam próximas de Deus e construam um mundo de paz, onde reine a fraternidade, a colaboração mútua e a justiça.

            Destarte, Pio XI instituiu a Solenidade de Cristo Rei no contexto da celebração do ano Santo de 1925, ocasião oportuna para cada cristão se aproximar sempre mais de Cristo. Na instituição da festa o Romano Pontífice se expressa da seguinte forma: «concluiremos este mesmo Ano introduzindo na Sagrada Liturgia uma festa especial de Cristo Rei» (Quas Primas, n. 3).

            No decorrer da Carta Encíclica o Romano Pontífice discorre cerca Jesus Cristo Rei, que é Rei das mentes, porque Ele é verdade; por isso, é necessário que os homens o busquem; Ele reina sobre os corações dos homens, pois Ele amou tanto o ser humano, que supera a própria compreensão do ser humano desse amor.

            A respeito da realeza de Jesus apresentada já no anúncio do Arcanjo Gabriel a Maria, que anuncia a ela que seu Filho receberá o Reino de Davi: «reinará eternamente na casa de Jacó e o seu Reino não terá fim» (Lc 1,32-33).  Jesus diante de Pilatos confirma sua Realeza (Jo 18, 37), bem como afirma que toda autoridade lhe foi dada no céu e na terra e enviou os Apóstolos para evangelizar as nações (cf. Mt 28,18-19). O poder de Jesus não significa dominação, mas sim serviço, ao qual somos chamados a seguir (Jo 13,1-20). Assim, para entrar no Reino de Cristo é preciso fazê-lo pela penitência. Batismo e pela fé, juntamente com a mansidão do coração, a fome e sede de justiça e a abnegação de si mesmo (cf. Quas Primas, n. 12).

            A realeza de Jesus é universal, abarca todo o gênero humano, por Cristo é a fonte de salvação para todos. Neste sentido, Pio XI incentiva a divulgação da realeza de Cristo com a seguintes palavras: «e a fim de que a sociedade cristã goze largamente de tão preciosas vantagens e para sempre as conserve, é mister que se divulgue quanto possível o conhecimento da dignidade real de Nosso Salvador. Ora, nada pode, pelo que Nos parece, conseguir melhor este resultado do que a instituição de uma festa própria e especial em honra de Cristo Rei» (Quas Primas, n. 18).

            A festa de Cristo Rei celebrada na liturgia favorece a instrução do povo nas verdades da fé e na vida do espírito. Além disso, ajuda animar os corações para fugir da tibieza da vivência cristã, para tenderem com ânimo e zelo para a santidade e a perfeição cristã. (cf. Quas Primas, n. 20). Além disso, nas palavras de Pio XI: «a festa, doravante anual, de Cristo Rei dá-nos a mais viva esperança de acelerarmos a tão desejada volta da humanidade a seu Salvador amantíssimo» (Quas Primas, n. 24). 

            A festa de Cristo Rei na disposição de Pio XI era celebrada no último domingo de outubro, anteriormente a festa de todos os santos. Mas o Romano Pontífice Paulo VI, com a reforma litúrgica, em 1969 a transferiu para o último domingo do ano litúrgico, dando também o título que tem hoje: Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, ressaltando assim que Cristo é a meta de nossa peregrinação Rumo à Casa do Pai, a qual é percorrida no cotidiano da vida e de forma especial na participação das celebrações litúrgicas ao longo do ano litúrgico, que enriquecem e alimentam a pessoa na fé e na sequela Christi.

Comunicados

Parabenizamos a Paróquia de Realeza pela celebração do titular: Cristo Rei.

24 de novembro – aniversário do Ir. Daniel Maciel Domingues, parabenizamos pelo seu aniversário natalício e que a graça e a bênção de Deus sejam abundantes em sua vida.

27 de novembro – aniversário do Pe. Antônio Élcio Aleixo, que trabalha em Chioggia, Itália, parabenizamos pelo seu aniversário natalício e que a graça e a bênção de Deus sejam abundantes em sua vida.

Fraternalmente,

Padre Rogério Diesel, CSCh – Superior provincial

WhatsApp