A Escola Ninho Sorriso completou no dia 25 de agosto 53 anos. Um marco na educação infantil em Castro, exemplificando dedicação e compromisso com o desenvolvimento das crianças.
Padre Franco Allen, atual diretor da instituição, destaca esse novo marco na história da instituição, que atualmente atende 265 alunos.
“Minha função vai muito além da direção de uma instituição de ensino. Minha verdadeira missão é preservar e vivificar o Carisma Cavanis, que tem guiado a Escola Ninho Sorriso desde sua fundação. Como diretor, sinto-me profundamente responsável por honrar o legado dos fundadores Cavanis, adaptando a escola às novas demandas educacionais sem jamais perder de vista os valores essenciais que a tornaram uma referência em Castro”, explica. Ele ainda descreve que “junto com a equipe diretiva do Ninho Sorriso e todos os colaboradores, nos comprometemos a criar um ambiente onde as crianças não apenas obtenham conhecimentos acadêmicos, mas também cultivem valores humanos sólidos. Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes, preparados para serem protagonistas de suas próprias vidas”.
Hoje, ao completar 53 anos, a Escola Ninho Sorriso permanece fiel à sua missão original, adaptando-se às novas demandas da educação, mas sempre mantendo os ideais que a fundaram. Mais do que um espaço de aprendizado, é um lugar de transformação social, onde cada criança é encorajada a sonhar e acreditar em um futuro melhor.
A história da Ninho Sorriso iniciou-se em 1968, com a chegada dos primeiros membros da Congregação Cavanis ao Brasil. Em Castro, os religiosos assumiram o Colégio Santa Cruz e logo identificaram a necessidade de uma nova instituição focada em crianças em situação de vulnerabilidade.
Os padres Mário Merotto e Lívio Donati, guiados pelo ‘Carisma Cavanis de Acolher, Proteger, Educar e Promover’, idealizaram a Escola Ninho Sorriso, acreditando no poder transformador da educação. Para eles, a Escola deveria ser um ambiente seguro e estimulante, onde cada criança pudesse desenvolver seu potencial.
Desde a sua fundação, a Escola se destacou ao acolher todas as crianças, oferecendo não só ensino de qualidade, mas também um espaço onde se sentissem valorizadas e amadas. Ao longo dos anos, formou gerações de alunos que se tornaram cidadãos exemplares, carregando consigo os valores aprendidos.
Fonte: Jornal PaginaUm (Castro – Pr)