Não serve esperar uma mudança da sociedade sem se preocupar com a juventude…

BOA SEMANA Nº 45
Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

Ano Jubilar do Nascimento do Padre Marcos Antônio Cavanis.

BOA SEMANA Nº 45

Não serve esperar uma mudança da sociedade, sem preocupar, como convém, da juventude. Digo, como convém, porque não basta fazer qualquer coisa, isto se faz em muitas partes; é necessário usar os meios mais adequados para conseguir a finalidade”. ( Pe. Marcos)

Caros confrades, à luz do Ano Jubilar do padre Marcos, inspirados pela sua coragem carismática em favor das crianças, adolescentes e Jovens, partilho convosco esse pensamento: Não basta FAZER qualquer coisa, isto se faz em muitas partes. Parece-me que é bastante provocativa essa frase. Até porque encontramos inúmeros projetos, movimentos e pastorais que exercem o ministério com a juventude em nossas comunidades, paróquias e obras. Todavia, será que usamos os meios mais adequados para atingir a finalidade?

Quando olhamos para o contexto da vida de nossos fundadores, história, pedagogia, espiritualidade, carisma e missão, encontramos um processo bem solido, no que diz respeito à formação, educação e evangelização da Juventude. Por exemplo: o horto, o pátio, a escola, a biblioteca, o oratório e os exercícios Espirituais. Todo esse processo ajudava o jovem a descobrir o projeto de Deus sobre sua vida. Esses meios pedagógicos faziam com que o indivíduo descobrisse seus dons e capacidades, bem como, viver no mundo e na sociedade sendo sujeito de transformação.

No contexto da sociedade em que vivemos, cuidar como convém da juventude requer alguns elementos fundamentais. Acima de tudo, a caridade Paterna, a pedagogia da presença, a esperança de frutos, a vigilância e solicitude, o Espirito de oração, a Paixão por Cristo e pela humanidade. Essas virtudes estão presente na vida nossos veneráveis fundadores. 

No tempo em que vivemos cuidar como convém da juventude e de forma a fazer a diferença exige oferecer espaço nas paróquias, nas obras e casa de formação para que ali o jovem encontre um lugar de acolhimento e amor. Um clima favorável que contribuía para o seu desenvolvimento em todas as dimensões, assumindo, assim, sua própria história e vida. Um ser humano capaz mudar a sua realidade. 

Diante de todo esse aspecto, podemos nos interrogar: Estamos fazendo a diferença onde nos encontramos com a nosso ministério em meio à juventude? Quais são os meios educativos que temos e quais  possibilidades temos de utilizá-los na evangelização da juventude?

Neste ano jubilar do Padre Marcos, não percamos a oportunidade de aprofundar, pesquisar e partilhar a vida e história deste santo homem. Grande abraço a todos. Deus vos abençoe!

COMUNICADOS

DE 13 A 17 DE NOVEMBRO: Reunião do Conselho Geral em Roma.

 Gostaria de recordar que neste tempo estamos orando pedindo a intercessão de nossos veneráveis fundadores pela saúde de Ana Julia da Silva Tamanini de Sinop / MT. Essa criança tem um câncer no olho e faz tratamento. Oremos por ela.

INTENÇÕES DO MÊS DE NOVEMBRO

Pelo Papa

Rezemos pelo Papa, para que no exercício da sua missão, continue a acompanhar na fé o rebanho a ele confiado, com a ajuda do Espirito Santo.

Cavanis

Porque, como na vida dos Fundadores a presença do Papa sempre foi viva e também sua generosa ajuda, podemos renovar nossa obediência e gratidão ao Santo Padre Francisco, lembrando-o na oração

Coração de Jesus, faz que os pastores do teu povo contemplem a tua caridade para que assim aprendam a fazer a doação da própria vida. 

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial

WhatsApp