QUEM SOMOS  |  CONTATO

Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

Missa de Apresentação e Posse do Novo Pároco, Pe. Jorge Luis de Oliveira, CSCh, e do Novo Vigário Paroquial, Pe. Nelson Luiz Martins, CSCh, na Paróquia São José

Missa de Apresentação e Posse do Novo Pároco na Paróquia São José
Missa de Apresentação e Posse do Novo Pároco na Paróquia São José

“O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma” (Sl 22,1).

No dia 8 de fevereiro de 2025, a Paróquia São José da Vila Palmeira, localizada na Região Brasilândia da Arquidiocese de São Paulo, celebrou uma Eucaristia solene às 19h, presidida por Dom Carlos Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Brasilândia. Durante a celebração, foi dada a posse, conforme o rito prescrito no Pontifical Romano, ao Pe. Jorge Luis de Oliveira como novo pároco, e apresentado o Pe. Nelson Luiz Martins como vigário paroquial.

A celebração contou com a participação de padres da Congregação dos Cavanis e dos fiéis da Paróquia São José, que acolheram com alegria e esperança os novos sacerdotes. Eles estarão à frente dos trabalhos pastorais e da cura espiritual da comunidade, guiando todos no caminho do discipulado de Cristo, para viver e anunciar o Evangelho com entusiasmo e fé. Como recorda o Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (2013, n. 1): «A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria».

De acordo com o Cânone 519, o pároco é o pastor próprio da paróquia, exercendo a cura pastoral sob a autoridade do Bispo diocesano. Ele compartilha o ministério de Cristo, atuando em comunhão com o Bispo e não de forma independente (cf. Rogério Diesel, L’autorità e la potestà ecclesiastica come servizio, Roma 2021, pp. 247-248). Participando do ministério de Cristo, o pároco tem a missão de ensinar, santificar e governar, ajudando os fiéis a perseverarem na sequela Christi e a alcançarem a plenitude em Cristo (Ef 4,13).

Sua missão se concretiza em uma comunidade específica, onde ele é chamado a ser, à imagem de Jesus, o Bom Pastor (Jo 10,11): guia, mestre e instrumento de Cristo na construção do Reino de Deus. O vigário paroquial, por sua vez, é associado ao pároco para compartilhar de sua solicitude e serviço à paróquia (Cân. 545), colaborando para que a comunidade seja um espaço de comunhão, participação e encontro autêntico com Cristo (cf. Documento de Aparecida, 2007, n. 170).

Padre Rogério Diesel, CSCh – Superior provincial