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III BOA SEMANA, CAVANIS! LAÇO FAMÍLIA E ESCOLA.

Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

No ambiente da educação o laço família-escola favorece a articulação do afetivo e do intelectual. A escola no âmbito educacional tem a missão de ajudar a criança e o jovem a trabalhar, no processo de aprendizagem, além do que é próprio da escolarização os valores em geral, que devem ser em primeira mão trabalhados e vividos na seara familiar. Assim, a integração família-escola proporciona a formação da pessoa na globalidade, favorecendo com isso a formação de pessoas capazes de construir boas relações comunitárias e sociais, baseadas na ética, no respeito mútuo e na promoção do bem comum.

            O Conde João Cavanis disposto a dar uma boa educação, desde os primeiros anos de vida aos filhos, fez com que Antônio já com 4 anos estudasse numa escola de religiosas e com 6 anos recebe aulas com o Pe. Joaquim sacerdote dominicanos, Marcos também recebe formação desde a infância. O pai dá cadernos aos filhos para ser como um diário, para anotar acontecimentos diários, fator importante, que impulsionou mais tarde a comporem as riquezas das correspondências entre eles, Antônio e Marcos Cavanis, bem como a compor os escritos do desenvolvimento da Congregação e demais produções para a formação dos jovens. O pai dos fundadores também ajudou muito na educação dos filhos para ter proximidade com o próximo, sobretudo o mais pobre. Levava os filhos toda a semana para visitarem os pobres espalhados pelos canais de Veneza. A respeito lemos em Afonso de Santa Cruz, Os dois leões de Veneza, 2019, p 11:  «o Conde João Cavanis levava os dois meninos, a cada semana, a vários casebres de pobres, distribuindo roupas e comida. Tonin e Marchetto se entusiasmam com a alegria dos pobrezinhos, que lhes beijam as mãos com muita gratidão».

            As visitas promovidas pelo pai foram de grande relevância para formar os filhos para compreender a realidade social de forma mais ampla, para não serem indiferentes com ninguém, em especial os menos favorecidos da sociedade. Com isso, o Conde João formou os filhos para serem solidários e caritativos. Dois fatores que impulsionaram quando adultos a fundarem a Congregação das Escolas de Caridade para educar crianças e jovens de forma gratuita, para proporcionar uma mudança de vida, em especial aos filhos das famílias pobres e também mudar a questão social na totalidade com a educação, pois os que frequentavam a escola Cavanis eram formados na mente e no coração para serem bons cidadãos e bons cristãos.

            Com a globalização vivemos num mundo supostamente mais integrado. Os meios de transportes encurtam as distâncias. O desenvolvimento da Internet e novas mídias permite o acesso a informações de forma instantânea, fato que abriu novos horizontes para a transmissão e recepção do conhecimento, fator que exige da escola formar os alunos para usar com responsabilidade e espírito crítico tais mais, o mesmo vale para a família. Pois, se ambas as instituições educarem para o uso responsável e crítico das mídias ajudará os estudantes a terem uma visão global do mundo, podendo todos colaborarem para o progresso humano e cientifico no hoje da história.

            Para os padres fundadores era clara a integração que deveria existir entre a escola e a família, sendo a primeira um instrumento daquilo que faltava na segunda, sobretudo proporcionando instrução aos jovens. Fator difícil na época, pois o Estado não garantia educação a todos com é hoje. No tempo dos fundadores as famílias nem sempre participavam ativamente da educação e instrução dos filhos como fazem, em geral, as famílias de hoje. Pois, no mundo hodierno, os pais, na sua maioria, se interessam do progresso dos filhos na escola. Um fator bom que, seria melhor desenvolvido segundo Mário Polito, no livro Educare con il cuore seguendo il carisma dei Padri Cavanis, 2012, se fosse feito um pacto educativo, para colocar juntos os recursos e habilidade de todos a serviço do desenvolvimento dos filhos e estudantes da escola. Para isso é preciso criar uma comunidade educativa, que congregue escola e família, para haver uma continuidade daquilo que é feito na escola em casa e visa e versa na família, para que ambas estejam convolvidas no processo educativo. Nesse sentido, Mario Polito, Educare con il cuore seguendo il carisma dei Padri Cavanis, 2012, p. 140, afirma que: «os padres fundadores tinham cloro o conceito da escola como uma grande família. Queriam criar na escola deles uma comunidade, uma comunidade de afetos». É possível criar uma comunidade educativa na medida que todos considerem a escola como um lugar do crescimento humano, social, familiar, profissional, intelectual e religioso (cf. Mario Polito, Educare con il cuore seguendo il carisma dei Padri Cavanis, 2012, pp. 139-140).

Comunicados:  

– Dia 24 de janeiro – aniversário do Pe. Antônio Paulo Vieira Sagrilo, parabenizamos pelo seu aniversário natalício e que a graça e a bênção de Deus sejam abundantes em sua vida.

– Dias 25 e 26 de janeiro – acontecerá a Tradicional Festa de São Sebastião em Ortigueira. Está acontecendo um tríduo em preparação a esta grandiosa festa do Padroeiro e nos dias haverá comidas e bebidas e um grandioso Show de Prêmios ao vivo. Parabenizamos toda a Paróquia e felicitamos nossos confrades. Quem puder, sinta-se convidado a participar.    

Fraternalmente,

Padre Rogério Diesel, CSCh – Superior provincial