GESTOS E PALAVRAS DE AMOR – XVI BOA SEMANA, CAVANIS!

Província Cavanis do Brasil
BOA SEMANA, CAVANIS!

Papa Francisco intitula de forma perspicaz o segundo capítulo de DILEXIT NOS: “gesto e palavras de amor”. Gesto remete de modo abrangente à forma como a pessoa expressa sua ação em relação ao mundo que vive e às pessoas. O primeiro gesto que o ser humano experimenta com o nascimento, mesmo se ter consciência dele, é a acolhida, de quem ajuda no parto e principalmente da mãe, o qual tem um impacto para toda a vida.  Ao longo da vida também experimentamos gestos de solidariedade e incentivo que ajudam a pessoa a crescer na dimensão humana, cidadã e, quem tem fé em Jesus, como cristã.

            Junto com os gestos a pessoa escuta palavras das mais variadas semânticas que ao longo da vida vai compreendo o significado, quiçá uma das mais fortes e marcantes é a palavra amor, tanto é que são João usa para dizer quem é Deus: «Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele» (1 Jo 4, 16). Expressão que faz ressoar no coração da pessoa que crê, de que Deus está próximo e a ama; por isso, quer corresponder a esse amor. Tal gesto transforma a vida da pessoa, para fazer a opção de seguir Jesus (cf. Deus Caritas est, n. 1), Palavra feita Carne que veio habitar entre nós (cf. Jo 1,14), que anunciou a Boa Nova com gestos e palavras, para ajudar a pessoa a tornar-se seu discípulo e configurar-se com Ele para viver e manifestar com gestos e palavras o amor de Deus ao próximo.

            Outrossim, Papa Francisco no número 33 de Dilexit nos, sublinha que: «o modo como nos ama é algo que Cristo não quis explicar-nos exaustivamente. Mostra-o nos seus gestos. Observando-O, podemos descobrir como trata cada um de nós, mesmo que nos custe perceber isso. Procuremos, pois, onde a nossa fé pode reconhecê-Lo: no Evangelho». Por isso, é fundamental diariamente ler, meditar e rezar os textos do Evangelho, onde podemos contemplar como Jesus age em relação às pessoas. Ele está aberto ao encontro: encontra-se e dialoga com a Samaritana no poço, a qual foi buscar água, serve a Jesus e descobre que Ele é a água viva que jorra para a vida eterna (Jo 4,14). Além disso, não condena a mulher adultera, ao invés diz a ela uma frase para o seu crescimento e mudança de vida: «via e não ternes a pecar» (Jo 8,11). No encontro com o cego Bartimeu interroga-o cerca o que ele desejava que fosse feito em seu favor, o cego responde que queria ver. Respondendo a tal pedido, Jesus exclama: «a tua fé te salvou». Depois dessa frase conclui Marcos que o cego recuperou a vista e seguia Jesus (cf. Mc 10,51-52). Assim, «Cristo mostra que Deus é proximidade, compaixão e ternura» (Dilexit nos, n. 35). Para experimentá-las juntamente com o amor é necessário fazer o encontro constante com Jesus, para poder repetir a exempla de São Paulo já não seu eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim (cf. Gl 2,20).

            Pe. Antônio e Marcos Cavais ao longo de suas vidas buscaram ter proximidade com Jesus e procuraram transmiti-la com gestos e palavras aos confrades e alunos. Assim, à luz da fé, esperança, caridade e do seguimento de Jesus educaram as crianças e jovens com gestos e palavras de acolhida e amor, estando no meio deles para que cada um também manifestasse aos colegas gestos e palavras de solidariedade, empenho mútuo e caridade, para crescerem gradativamente na formação das dimensões humana e intelectual em modo que pudessem contribuir para construir um mundo melhor. Os fundadores também educavam com palavras que orientavam as crianças e jovens a terem consciência de seus potenciais e responsabilidades para trilhar o caminho do bem e da virtude. Nesse sentido caros confrades, a exemplo do que fizeram os nossos fundadores e o que nos motiva o Papa Francisco em Dilexit nos, somos chamados amar a Deus e ao próximo com gestos e palavra de amor.

Comunicados:

Dias 11-12 de novembro – encontro da Família Religiosa Mãe da Divina Graça – Castro, Paraná.

Dia 12 de novembro – encontro do ofício de vocação e formação e dos formadores – Castro, Paraná.

Dias 15-17 de novembro – encontro da Família Religiosa Maria Estrela da Evangelização.  

Entre os dias 09 de novembro até a metade do mês de dezembro, o Pe. José Valdir Sequeira, que trabalha no Timor-Leste, estará em visita ao Brasil.

Fraternalmente, Gestos e Palavras de amor,

Padre Rogério Diesel, CSCh – Superior provincial

WhatsApp