Fé de padre Marcos Cavanis

Província Cavanis do Brasil
XI BOA SEMANA, CAVANIS!

X BOA SEMANA, CAVANIS!

O Catecismo da Igreja Católica nos números 1814 e 1816 traz à baia uma sorta de definição do que é a virtude teologal da fé, neles podemos ler que:

«A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus». E por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus. «O justo viverá pela fé» (Rm 1, 17). A fé viva «atua pela caridade» (Gl 5, 6)». (n. 1814)

«O discípulo de Cristo, não somente deve guardar a fé e viver dela, como ainda professá-la, dar firme testemunho dela e propagá-la: «Todos devem estar dispostos a confessar Cristo diante dos homens e a segui-Lo no caminho da cruz, no meio das perseguições que nunca faltam à Igreja». O serviço e testemunho da fé são requeridos para a salvação: «A todo aquele que me tiver reconhecido diante dos homens, também Eu o reconhecerei diante do meu Pai que está nos céus. Mas àquele que me tiver negado diante dos homens, também Eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus» (Mt 10, 32-33)» (1816).

            A fé nesta prospectiva é abertura a ação de Deus na vida da pessoa, é acolhida da revelação divina, é entrega a Deus, é buscar e realizar, como rezamos no Pai-Nosso (Mt 6,10), a Sua vontade, é testemunhar em toda parte que Cristo é caminho verdade e vida (Jo 14,6). 

Pe. Marcos, segundo aquilo que é reportado na Positio (cf. Positio Summarium, pp. LVIII-LXII), desde a infância manifestou um claro espírito de fé e amor a Deus. Com apenas 9 anos de idade escreveu um pequeno caderno de orações. Tal prática ajudou-lhe a perseverar no caminho eclesial e na vida espiritual, primeiramente em família e depois na vida Religiosa e Sacerdotal na Congregação. A fé de Pe. Marcos foi tamanha que fez com que ele não medisse esforços no pedir esmolas e buscasse de forma determinada o reconhecimento Estatal e eclesiástico da Congregação e de sua obra educativa.

A fé de Pe. Marcos como pede a Carta de São Tiago (2,14-28) não era somente uma fé de palavras, mas uma fé operosa, que fez com que ele ainda leigo ao lado do irmão Pe. Antônio colaborasse na fundação da Congregação Mariana, onde com a participação e atuação ajudou a formar os jovens, a ela pertencentes, na piedade mariana e na fé em Jesus Cristo.

            Munido pelo espírito de fé e de caridade juntamente com o Pe. Antônio fundou a escola de caridade em Veneza para defender os jovens do perigo do ócio e da ignorância, bem como para formar a mente e o coração deles. Para sustentar a obra não mediu esforços em buscar recursos e condições de oferecer uma boa formação aos jovens. Em tal empreitada aprendeu desde o início a analisar as coisas à luz da fé, sobretudo quando os primeiros Cavanis tinham alguma dificuldade quanta a estrutura física para acolher os jovens, a providência divina não tardou, como por exempla na aquisição e quitação do Palácio Da Mosto (1806-1808). A confiança na providência divina da parte de Pe. Marcos pode ser entendida neste sentido como demonstração de fé e confiança em Deus que ampara seus filhos. Em tal prospectiva realizou numerosas viagens e superou muitas dificuldades pela Congregação, buscando sempre compreender a vontade de Deus e realizá-la com fé e amor. Tal atitude de fé e de confiança também temos nós quando repetimos a jaculatória: «Seja feita, louvada e eternamente exaltada a justíssima, altíssima e amabilíssima vontade de Deus em todas as coisas».

            Preparemos assim, caros irmãos, com espírito de fé e alegria para celebrar no dia 11 de outubro o Dies Natalis Pe. Marcos, o enceramento do triênio Jubilar e a celebração dos 250 do nascimento de Pe. Marcos Cavanis. Que foi um homem de fé, pois se confiou em Deus e buscou realizar a Sua vontade para o crescimento pessoal, da Congregação e da Igreja.

Comunicados:

– Dia 29 de setembro na Paróquia Imaculada Conceição Belo Horizonte, na missa das 9:30, haverá a posse do Pároco Pe. Rodrigo Duarte e apresentação do Vigário Paroquial Pe. Robert Jann Aparri Fallera, desejamos a eles um frutuoso ministério paroquial.

– Dia 29 de setembro – aniversário do Pe. Adenilson Alves Souza, parabenizamos pelo aniversário natalício, que a graça e a bênção de Deus sejam abundantes em sua vida e missão.

Fraternalmente,

Padre Rogério Diesel, CSCh – Superior provincial

WhatsApp