A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude
“Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)
BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 30 – 2023
“O Reino de Deus é como um tesouro escondido no campo. O homem que o encontrou tornou a escondê-lo e ficou tão contente que foi vender tudo quanto possuía e comprou aquele campo.”
Caros confrades, estamos chegando ao final de mais um mês. E neste mês tivemos a alegria de celebrar mais uma ordenação sacerdotal em nossa família Cavanis. Que momento bonito de nossa caminhada de fé e apostolado em nossa Província e em toda a nossa Congregação. E já estamos adentrando o mês de agosto, mês vocacional. Uma oportunidade de despertar a consciência vocacional em cada um de nós e em nossas comunidades. Temos diante de nós a vivencia do terceiro ano vocacional, ocasião para agregar sempre mais o tema da Vocação como Graça e Missão em todas as dinâmicas pastorais. Não deixamos passar esta ocasião. Precisamos nos esforçar no sentido de vivenciar com intensidade esse tempo.
Com certeza, cada diocese mantem a sua programação e sugestões para este mês das vocações. É possível em muitos lugares encontrar material com sugestões, dinâmicas, cantos e celebrações que podem auxiliar na vivencia da evangelização. Bem como, apresentar a vida de nossos veneráveis fundadores, Antônio e Marcos Cavanis, como modelos de vocação e santidade.
. No próximo dia 04 de agosto, celebramos o dia de São João Maria Vianney. Este santo nasceu perto da cidade de Lion, na França, aos 08 de maio de 1786. Cedo descobriu a sua vocação para o sacerdócio. Mas foi excluído do seminário pela sua dificuldade nos estudos. Foi, então, ajudado pelo pároco de Écully e, com quase trinta anos, foi ordenado sacerdote em Grenoble. Em 1819, foi nomeado pároco de Ars, onde permaneceu quarenta e dois anos. Esta pequena aldeia, que transformou, graças à sua bondade, à pregação da palavra de Deus, a sua mortificação e à sua caridade. A sua fama espalhou-se de tal forma que gente de toda a parte o procurava para se confessar e ouvir os seus conselhos. Faleceu aos 04 de agosto de 1859. Foi canonizado por Pio XI, em 1925, que também o declarou padroeiro de todos os párocos.
Dentro do mês vocacional, celebramos no próximo dia 06, o dia do Padre. Louvemos e agradecemos a Deus pela nossa vocação, o dom da vida de cada sacerdote. E para que o dono da messe envie operário para sua messe.
A liturgia deste domingo convida-nos a refletir as nossas prioridades, nos valores sobre quais os fundamentamos a nossa existência. Sugere, especialmente, que o cristão deve construir a sua vida sobre os valores propostos por Jesus. A questão principal abordada é a descoberta do valor e da importância do Reino. Quer a parábola do tesouro escondido, quer a parábola da pérola preciosa, sugerem que o Reino proposto por Jesus (esse mundo de paz, de amor, de fraternidade, de serviço, de reconciliação que Jesus veio anunciar e oferecer) é um “tesouro” precioso, que os seguidores de Jesus devem abraçar, antes de qualquer outro valor ou proposta.
Os cristãos são, antes de mais nada aqueles que encontraram algo de único, de fundamental, de decisivo: o Reino. Ora, quando alguém encontra um “tesouro” como esse, deve elegê-lo como a riqueza mais preciosa, o fim último da própria existência, o valor fundamental pelo qual se renuncia a tudo o resto e pelo qual se está disposto a pagar qualquer preço. O cristão é confrontado, com muitos valores e opções; mas deve aperceber-se de que o Reino é o valor mais importante.
A rede lançada ao mar pega diversos tipos de peixes. O Reino não é um condomínio fechado, onde só há gente escolhida e santa, mas é uma realidade onde o mal e o bem crescem simultaneamente. Deus não tem pressa de condenar e destruir. Ele não quer a morte do pecador; por isso, dá ao homem o tempo necessário e suficiente para amadurecer as suas opções e para fazer as suas escolhas.
Assim ser cristão é ter como prioridade, como objetivo mais importante, como valor fundamental, o Reino. O cristão vive no meio do mundo e é todos os dias desafiado pelos esquemas e valores do mundo; mas não pode deixar que a procura dos bens seja o objetivo número um da sua vida, pois o Reino é partilha. O cristão está permanentemente mergulhado num ambiente em que a força e o poder aparecem como o grande ideal; mas ele não pode deixar que o poder seja o seu objetivo fundamental, porque o Reino é serviço.
COMUNICADOS
A Reunião do Conselho Provincial acontecerá dos dias 15 a 17 de agosto em Belo Horizonte, Minas Gerais.
15\08
Manhã: Encontro online com os diretores executivos das obras.
Tarde: Encontro com a equipe de formadores da Provincia.
16\08 e 17\08 – Reunião do Conselho Provincial
Neste final de Semana, dias 29 e 30, teremos convivência vocacional no Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza.
Dia 06 de Agosto. Despertar Vocacional na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Uberlândia.
Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial