Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

Encerramento do Jubileu dos 250 de nascimento do Venerável Padre Antônio

Um ano jubilar especial que nos ajudou a termos boas experiências de fé a partir do estudo e aprofundamento da espiritualidade e vida de Padre Antônio.
Igreja Matriz São Judas Tadeu, Castro-PR. Celebração de encerramento do Jubileu dos 250 anos de nascimento do Venerável padre Antônio Ângelo Cavanis. A missa foi presidida pelo Superior Geral, Padre Manoel Rosalino Pereira da Rosa e contou com a participação dos religiosos perpétuos, temporários, postulantes e seminaristas da Província do Brasil.
Igreja Matriz São Judas Tadeu, Castro-PR. Celebração de encerramento do Jubileu dos 250 anos de nascimento do Venerável padre Antônio Ângelo Cavanis. A missa foi presidida pelo Superior Geral, Padre Manoel Rosalino Pereira da Rosa e contou com a participação dos religiosos perpétuos, temporários, postulantes e seminaristas da Província do Brasil.

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude

“Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)

BOA SEMANA, CAVANIS! 

Nº 03 – 2023

Nós somos primeiros religiosos e, depois mestres. Ou melhor, para ser verdadeiros educadores, nós Padres Cavanis, devemos ser religiosos santos. Este deve ser o primeiro pensamento de um reitor, que quer fazer o seu dever com seriedade e trabalhar em profundidade ( Pe. Basilio Martinelli)

Caros confrades,

Com alegria e entusiasmo iniciamos nosso Encontro Fraterno e Assembleia 2023. Num clima de acolhida, partilha e fraternidade, realizamos nossa convivência com os religiosos temporários, postulantes e seminaristas, com a presença do Superior Geral, padre Manoel Rosalino Pereira da Rosa. 

No dia 11 de janeiro, presidida pelo Superior Geral, aconteceu a celebração de renovação dos votos de Castidade, Pobreza e Obediência dos religiosos Adriano de Souza, Marcelo Cardoso e Diego Patrício Vera Velez; bem como, o ministério do leitorato dos religiosos Marcelo Cardoso e Diego Patricio Vera Velez. Nesta celebração, acolhemos a presença dos religiosos perpétuos vindos das várias comunidades onde estamos presentes.

No dia 12, acolhemos a Irmã Maria Inês. Maria Inês foi assessora da Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB). Na primeira parte da manhã, tivemos um momento de partilha com os religiosos perpétuos. Neste sentido, foram sugeridas situações existentes em nossa vida Religiosa Cavanis. Com muita maturidade, cada confrade partilhou o tema proposto. Esse clima fortaleceu a nossa comunhão e unidade. Na parte da tarde, o encontro contou com a presença dos religiosos temporários, postulantes e seminaristas. O tema foi uma profunda reflexão sobre o livro do padre Jaldemir Vitório sobra a Vida Religiosa e Consagrada. Irmã Inês trabalhou o conteúdo usando a metáfora da Casa. Como primeira Coluna a Boa Nova. A segunda coluna o clamor dos pobres. A terceira coluna o Carisma. A quarta coluna o Testemunho.

Assim, continuamos nosso encontro fraterno refletindo o tema da economia e administração. Neste contexto, ressaltou-se a importância do bom uso dos bens materiais e colocá-los a serviço dos irmãos, além de compartilhar os trabalhos que já estão sendo realizados pelo Oficio de Administração de Bens na Provincia. Dentro do Triênio da Educação, proposto pelo IX Capitulo Provincial, no dia 14, pela manhã, realizamos o planejamento e organização da Provincia para o ano de 2023, onde cada “Ofício” avaliou e fez a sua programação. Pela tarde, cada Família Religiosa elaborou seu plano de ação com propostas de estudos, trabalhos a serem feitos juntos e prioridades para o ano.

Neste final de semana, nos reuniremos na Igreja Matriz São Judas Tadeu em Castro para a celebração de encerramento do Jubileu dos 250 anos de nascimento do Venerável padre Antônio Ângelo Cavanis. A missa será presidida pelo Superior Geral, Padre Manoel Rosalino Pereira da Rosa e contará com a participação dos religiosos perpétuos, temporários, postulantes e seminaristas.

Por fim, agradeço as orações e preces de todo povo de Deus por este nosso tempo de encontro e fraternidade. Que a Querida Mãe Maria interceda por nós e nos ajude a sermos cada vez mais testemunho de seu Filho Jesus, seguindo o Carisma de Antônio e Marcos Cavanis, “Verdadeiros Pais da Juventude”.

COMUNICADOS: 

A partir do dia 01 de janeiro, faço um convite especial a toda a Provincia Cavanis do Brasil, para rezar pedindo a intercessão de nossos Veneráveis Fundadores, Antônio e Marcos Cavanis, pela cura de Bianca Azambuja Guedes Santos, uma adolescente que tem um tumor no tronco cerebral. O tratamento, no momento, é paliativo. Segundo os médicos, qualquer cirurgia pode causar a morte.  A adolescente é de Itumbiara, Goiás, mas está fazendo tratamento em Uberlândia e frequenta a nossa Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Vamos nos unir nesta corrente de oração pela intercessão de Antônio e Marcos Cavanis, os “Verdadeiros Pais da Juventude”.

– DIA 15 DE JANEIRO. Missa de encerramento do Jubileu dos 250 de nascimento do Venerável Padre Antônio.

– DE 16 A 20 DE JANEIRO: Retiro Espiritual para os Religiosos Perpétuos.

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial

WhatsApp