O marco teórico Cavanis, além de acolher, proteger e promover, contempla o educar, o qual abordaremos nesta Boa Semana. Educar deriva do verbo latino edúcere, que remete ao sentido de conduzir para fora. Assim, poderíamos dizer que a educação é a arte de fazer desenvolver e tirar para fora o que o ser humano tem de bom, de conduzir a pessoa para o desenvolvimento de suas potencialidades, preparando-a para a vida e para a convivência social. Por isso, para educar é necessário o conhecimento prático da vida, das virtudes e da cultura, e no caso da escola das ciências. Assim, na medida que a pessoa se abre para ser educada, se renova, aperfeiçoa o sentido da vida e do seu lugar no mundo. Em tal senso, podemos ler no Texto Base da Campanha da Fraternidade de 2022, que: «a educação não é condicionamento ou adestramento. É conduzir e acompanhar a pessoa para sair do não saber, rumo à consciência de si mesma e do mundo em que vive. É tornar a pessoa consciente, para que se torne sempre mais sujeito de seus sentimentos, pensamentos e ações» (CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Campanha da Fraternidade 2022, Texto Base, Brasília, 2022, n. 22).
A educação é marcada pela solicitude em ajudar o aluno a desenvolver suas potencialidades, pelo cuidado com a pessoa na sua individualidade, coletividade e pela direção dada ao percurso de aprendizagem, que favorece uma formação sólida e orgânica, capaz de aperfeiçoar e desenvolver o ser humano. Outrossim, segundo o Padre Cavanis Moïse Kibala Sakivuvu, na sua dissertação de Mestrado em espiritualidade (2023-2024) intitulada: «La paternità spirituale nell’opera e nel progetto educativo di Antonio e Marco Cavanis», p. 90: «as principais características da educação Cavanis são: a gratuidade, o uso de todos os meios e esforços, o cuidado da inteligência, mas sobretudo do coração, a “vigilância”, ou seja, a convivência constante, amorosa, vigilante, a paciência e a constância, o justo equilíbrio entre o afeto e a firmeza. Onde a gratuidade total, a disponibilidade em todos os momentos, o interesse e o carinho pessoal por cada um, a paciência e a confiança funcionam, deixam sempre uma marca profunda nos jovens».
Além disso, a educação Cavanis é marcada pela caridade, sendo esta manifestação do amor de Deus, expressado pelos Fundadores com todo o ser e de forma gratuita verso os educandos. É marcada pela ternura na acolhida e na condução da formação das crianças e jovens, sendo luz e vigor no caminho por eles trilhados, para defendê-los dos perigos de serem desviados do caminho do bem e conduzi-los na formação humana e intelectual, mente e coração, para poderem viver de forma virtuosa. A ternura manifestada verso os educandos, favorecia para os jovens abrissem o coração aos preceitos cristãos e a alteridade (cf. Francesco Saverio Zanon, La pedagogia dei Servi di Dio P. Anton’Angelo e P. Marcantonio fratelli Cavanis, Venezia, 1946, pp. 51-52). Destarte, segundo o Padre Moïse Kibala Sakivuvu, (2023-2024) em «La paternità spirituale nell’opera e nel progetto educativo di Antonio e Marco Cavanis», p. 137: «Antônio e Marco Cavanis quiseram ser pais de jovens por uma razão simples e nobre: oferecer cuidado paterno aos jovens que necessitam de “disciplina saudável e educação cristã”. Para alcançar este objetivo, empenharam todas as suas forças, colocando à disposição dos jovens os seus recursos físicos e econômicos, utilizando diversos ambientes/meios educativos: escola, oratório, horto, biblioteca», para promover a formação integral, ou seja, da mente e do coração das crianças e jovens.
Enfim, a educação Cavanis se desenvolve no contexto maior da educação católica e das escolas Católicas, que estão inseridas na missão da Igreja, da educação da fé, da moral e das ciências. A escola católica como a escola e obra Cavanis é o lugar da educação integral da pessoa, pois seu projeto pedagógico é fundamentado em Cristo e nos valores humanos, fatores que facilitam o diálogo entre fé e razão, bem como o desenvolvimento das dimensões cognitivas, emocionais e laborais da pessoa, pontos decisivos para uma educação integral e transformadora, que prepara a pessoa para a vida hodierna e futura (cf. CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Campanha da Fraternidade 2022, Texto Base, Brasília, 2022, nn. 90-92).
Comunicados:
– No dia 04 de abril retornou da Itália para a Província do Brasil o Noviço Kaian Patrick Domingues Dias, que estará na casa provincial para os preparativos à sua primeira Profissão Religiosa no dia 13 de abril, na Paróquia São Sebastião de Ortigueira, às 19h.
– No dia 08 de abril – aniversário da ordenação Presbiteral do Pe. Nelson Luiz Martins, parabenizamos pelo aniversário de ordenação e desejamos um fecundo e abençoado ministério.
Fraternalmente,
