A finalidade geral da educação é o aperfeiçoamento do ser humano em formação. A finalidade da educação Cavanis, por sua vez, visa ajudar as crianças e jovens a desenvolver uma maturidade humana progressiva e orgânica, de modo que conheçam a si mesmos, tenham consciência de quem são, de suas fragilidades e potencialidades, bom como tenham consciência crítica do mundo onde vivem, para não se deixarem levar por ideologias errôneas, mas serem educados para a liberdade e a responsabilidade, sendo capazes de enfrentarem os problemas pessoais e sociais, e, ao mesmo tempo, serem colaboradores da construção de um mundo melhor.
O escopo de Antônio e Marcos Cavanis no fundar a Congregação era de proporcionar uma educação de qualidade e gratuita, de forma especial aos menos favorecidos economicamente, na Cidade de Veneza. Outrossim, lemos em Spirito e Finalità della Congregazione delle Scuole di Carità negli scriti dei Fundatori pp. 6-7, que: «o espírito do Instituto é um espírito de caridade e de doçura, mais impulsionado a estimular os jovens aos felizes progressos com a simpatia e com os dons, que com o medo do castigo».
Assim, na escola Cavanis os discentes não recebiam somente instrução escolar, mas recebiam uma formação mais ampla, que abrangia a mente e o coração. Tal escopo era, de forma especial, adimplido pela vigilância e a disciplina, com as quais os alunos eram transformados em coparticipativos do desenvolvimento pessoal e coletivo, bem como favorecia a formação constante com os discentes para se ternarem bons cidadãos. Nesse sentido, lemos em Rede de Educação Cavanis Província do Brasil, Marco Teórico Cavanis, p. 9, que: «na pedagogia Cavanis, o ensino é um processo de descoberta que tem de começar a partir de um duplo interesse: o do educador para os jovens e o do jovem que se sente protagonista de um cominho importante que justifica o interesse sobre ele».
Destarte, a pedagogia Cavanis busca orientar para o desenvolvimento pleno e integral da pessoa, sendo comprometida com a transformação do educando, acolhendo como ele é, com seus sonhos e medos. É marcada pela esperança que impulsiona mestres e discípulos a ensinar e aprender para chegar a patamares jamais pensados. É caracterizada pelo amor à pessoa e a educação da mesma, sendo assim capaz de gerar confiança mútua na convivência e na tarefa de ensinar e aprender. É qualificada pela alegria, pois busca motivar os alunos para o desejo de aprender e compartilhar o conhecimento.
A educação dos Fundadores Antônio e Marcos Cavanis era centrada na pessoa do aluno, pois buscava uma formação integral, visava a formação da mente e do coração. A pedagogia dos fundadores era marcada pela utopia, que impulsionava os alunos e mestres a não se contentar apenas com os pequenos passos e conquistas, mas a buscar dar constante e grandes passos, com ousadia para promover o crescimento pessoal, científico e social de forma orgânica. Enfim, a pedagogia Cavanis busca educar a pessoa para a vida, para a responsabilidade e para o futuro.
Comunicados:
– No dia 03 de fevereiro o noviço Edinaldo dos Santos Serafim pediu o desligamento da etapa formativa do Noviciado e de consequência para deixar a Congregação.
– Dia 08 de fevereiro, às 19h, posse do Padre Jorge Luis de Oliveira como Pároco da Paróquia São José da Vila Palmeira e apresentação do Pe. Nelson Luiz Martins como Vigário da respectiva Paróquia.
– 09 de fevereiro – aniversário natalício de Pe. Edoardo Ferrari, parabenizamos pelo seu aniversário natalício e que a graça e a bênção de Deus sejam abundantes em sua vida.
Fraternalmente.
Padre Rogério Diesel, CSCh – Superior provincial