Venerável Servo de Deus Padre Antônio Cavanis (1772-1858).
“Em 16 de janeiro de 1772, no exato momento em que Antônio Cavanis nasceu, os sinos da Igreja de S. Eufemia no canal da Giudecca (cidade de Veneza-IT) localizada em frente à casa dos Cavanis, por feliz circunstância tocaram alegremente”.
“…os Veneráveis Servos de Deus Antônio (1772-1858) e Marcos (1774-1853) Cavanis, nascidos em Veneza no final do século XVIII, receberam uma boa formação humana e cristã da família e dos mestres.
O Senhor tinha para eles uma especial vocação e missão para a qual os chamou pouco a pouco, até envolvê-los totalmente e por toda a vida: serem testemunhas do amor paterno de Deus, especialmente para as crianças e jovens necessitados de formação cristã, educação escolar, ajuda material e social. Tudo num ambiente familiar onde reinava a caridade e onde os jovens se sentiam filhos e amados.
Antônio, destacou-se desde sua juventude por sua piedade e espírito de união com o Senhor, foi ordenado sacerdote em 1795, aos 23 anos, e designado como cooperador da Paróquia de Sant’Agnese de Veneza, que era sua paróquia de origem.
Marcos, seu irmão, sempre ajudou Antônio no trabalho missionário e paralelamente, durante alguns anos, trabalhava no serviço público como secretário do Palácio Ducal, primeiro da República de Veneza e depois dos sucessivos governos francês e austríaco; até que decidiu colocar-se totalmente ao serviço da “pequena obra de caridade” iniciada pelo seu irmão já em 1797. Marcos foi ordenado sacerdote aos 32 anos a 20 de Dezembro de 1806.