A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude
“Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)
BOA SEMANA, CAVANIS!
Nº 01-2023
Naquele tempo os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na Manjedoura ( Lc 2,16).
Caríssimos irmãos, chegamos ao término de mais um ano. É tempo de olhar e agradecer tudo o que vivemos neste tempo. Quantos desafios foram enfrentados, quantas coisas boas construímos e reforçamos. Fortalecidos pela graça de Deus caminhamos junto com o povo de Deus e por meio de nosso ministério testemunhamos o Reino de Deus. É momento de dizer: Obrigado, Senhor, porque até aqui nos conduziu e daqui pra frente nos conduzirá. Como Maria, dizemos: Minha alma glorifica o Senhor e meu Espirito se alegra em Deus meu salvador.
Neste tempo do Natal, contemplando o Menino deitado na manjedoura, contemplamos a simplicidade e a fragilidade. Mas também vislumbramos o verbo que se fez carne e veio morar entre nós. Ao mirar o presépio, no silêncio da Sagrada Família de Nazaré e na piedade dos pastores, Deus manifesta sua bondade e benevolência.
Neste domingo dia, 01 de janeiro, celebramos a Solenidade da Santa Mãe de Deus e o dia mundial da Paz e Fraternidade Universal. O Evangelho desta liturgia mostra Maria que guarda todos os fatos e meditava em seu coração. Maria, a mãe do Filho de Deus feito homem, é a imagem feminina e materna de seu próprio filho: pequena, pobre e humilde. Maria conservava tudo no coração para nos dar a boa notícia do Reino. Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus. Notamos que os pastores viram e entenderam o sinal. Os pobres reconheceram a presença de Deus no menino pobre. Os pastores foram os primeiros que tiveram contatos com o mistério revelado e encarnado. É preciso descobrir nesta sena do presépio o sinal de Deus.
Neste dia mundial da paz, oremos por toda a humanidade. Para que todo ser humano saiba acolher o dom da paz e experimentar a plenitude da vida. Num tempo de Guerra e conflitos. O príncipe da paz quer habitar o coração do ser humano.
Por meio desta carta desejo a todos um feliz e abençoado Ano Novo repleto de paz, fé, esperança e que Deus conceda o descanso eterno ao Papa Bento XVI.
COMUNICADOS:
A partir do dia 01 de janeiro, faço um convite especial a toda a Provincia Cavanis do Brasil, para rezar pedindo a intercessão de nossos veneráveis Fundadores, Antônio e Marcos Cavanis, pela cura de Bianca Azambuja Guedes Santos, uma adolescente que tem um tumor no tronco cerebral. O tratamento, no momento, é paliativo. Segundo os médicos, qualquer cirurgia pode causar a morte. A adolescente é de Itubiara, Goiás, mas está fazendo tratamento em Uberlândia e frequenta a Nossa Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Vamos nos unir nesta corrente de oração pela intercessão de Antônio e Marcos Cavanis, os Verdadeiros pais da Juventude.
– DIA 05 DE JANEIRO: inicio do Retiro Espiritual de nossos Estudantes no Cenáculo Cavanis em Castro, com chegada ao dia 04. Acompanhamos com nossas orações.
– DIA 11 DE JANEIRO: chegada dos Religiosos Perpétuos para Assembleia e Retiro Espiritual.
ANIVERSARIANTES:
DIA 31 DE DEZEMBRO: Parabenizamos padre Rogério Diesel pela passagem do seu aniversário. Deus o abençoe.
DIA 05 DE JANEIRO: Parabenizamos o Diácono Adelir da Silva Morais Pereira pela passagem do seu Aniversário.
Pe. Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial