Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

“Cultivar a juventude é Sagrado”

BOA SEMANA Nº 45
Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

Ano Jubilar do nascimento do Padre Marcos Antônio Cavanis.

BOA SEMANA Nº 45

“O título pelo qual nos dispomos a cultivar a juventude é sagrado, porque deriva de um sentimento de caridade”. (Padre Marcos)

  À luz do ano Jubilar do Padre Marcos, trago para reflexão esta frase que encontramos nos escritos do Padre Marcos: “Cultivar a juventude é Sagrado”. Todos nós sabemos que para cultivar uma planta são necessários vários cuidados, desde o cultivo da terra até a paciência para aguardar o processo do amadurecimento e a colheita. 

Uma canção antiga do padre Zezinho diz: “A juventude é uma semente…Que Deus na terra semeou. Tornou-se flor, tornou-se gente. E o mundo nunca mais parou”. Imaginamos o ato de cultivar como algo sagrado e divino. Em que consiste este cultivar? A partir da vida e missão do Padre Marcos significa amar, acolher, promover, educar, evangelizar e sobretudo, ajudar a encontrar o seu proposito de vida.  Para isso, utilizando todos meios possíveis para colaborar neste processo.

Para nossos fundadores a juventude é “preciosa como Sangue de Cristo”, por isso, não mediam esforços no sentido de colocá-las no centro de sua vida e missão. O título, Escolas de Caridade, nos remete a gratuidade, a generosidade, a esperança de frutos e confiança na Providência Divina. Deus nos ama, por isso nós devemos amar também. Assim, entendemos que a experiência da vocação e a missão de nossos fundadores brotaram da profunda experiência que tinham do amor de Deus. Desta forma, compreendemos o ato de cultivar a juventude como algo sagrado, pois tudo que realizavam era na certeza de que era vontade de Deus.

Em nossa missão Cavanis, seja nas paróquias, obras a casa de formação, não podemos perder de vista esta dimensão do Sagrado. As nossas atitudes, palavras e pensamentos necessitam ser acompanhadas de uma fé profunda e esperança sempre renovada, na certeza que o Espirito Santo nos fortalece a cada dia. E, mesmo diante dos desafios, olhamos para frente e continuamos.

…porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos.

Nestes domingos continuamos a acompanhar esse certo embate de Jesus com os fariseus e mestres da Lei. Estes já com suas certezas e convicções se fecham a Jesus e sua proposta do Reino e começam a tramar sua condenação.  E no discurso trazido por Jesus é a sua própria resposta à intransigência dos judeus em acolher as propostas de Deus.

A Liturgia da Palavra convida-nos a uma reflexão séria sobre a seriedade, a verdade e a coerência do nosso compromisso com Deus e com o Reino. De forma especial, interpelam os animadores das comunidades cristãs acerca da verdade do seu testemunho, da pureza dos seus motivos, do seu real empenho na construção de comunidades comprometidas com os valores do Evangelho. Fundamentalmente, é preciso que a comunidade cristã seja uma verdadeira fraternidade. 

Os crentes, iguais em dignidade, são irmãos entre si, devem amar-se e fazer-se servidores uns dos outros. A Igreja, testemunha do Reino e dos valores propostos por Jesus, tem de ser uma comunidade de irmãos que vivem no amor.

INTENÇÕES DO MÊS DE NOVEMBRO

Pelo Papa

Rezemos pelo Papa, para que no exercício da sua missão, continue a acompanhar na fé o rebanho a ele confiado, com a ajuda do Espirito Santo.

Cavanis

Porque, como na vida dos Fundadores a presença do Papa sempre foi viva e também sua generosa ajuda, podemos renovar nossa obediência e gratidão ao Santo Padre Francisco, lembrando-o na oração. 

Coração de Jesus, faz que os pastores do teu povo contemplem a tua caridade para que assim aprendam a fazer a doação da própria vida. 

COMUNICADOS 

Gostaria de recordar que neste tempo estamos orando pedindo a intercessão de nossos veneráveis fundadores pela saúde de Ana Julia da Silva Tamanini de Sinop / MT. Essa criança tem um câncer no olho e faz tratamento. Oremos por ela.

DIA 07 DE NOVEMBRO
Reunião com os diretores Executivos das obras e com a Equipe de Formação. A reunião será presencial e acontecerá no Cenáculo Cavanis de Castro.

DIAS 08 E 09 DE NOVEMBRO
Reunião do Conselho Provincial. Modalidade presencial. Na Cúria Provincial em Castro.

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial

WhatsApp