QUEM SOMOS  |  CONTATO

Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

CASA DA CRIANÇA INAUGURA ESTAÇÃO FEMININA PARA COMBATER VIOLÊNCIAS E GRAVIDEZ PRECOCE EM ADOLESCENTES

A Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcello Quilici inaugurou, na quarta-feira (20), a Estação Feminina, um espaço dedicado ao atendimento exclusivo de meninas adolescentes entre 12 e 17 anos.
A Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcello Quilici inaugurou, na quarta-feira (20), a Estação Feminina, um espaço dedicado ao atendimento exclusivo de meninas adolescentes entre 12 e 17 anos.

A Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcello Quilici inaugurou, na quarta-feira (20), a Estação Feminina, um espaço dedicado ao atendimento exclusivo de meninas adolescentes entre 12 e 17 anos. A iniciativa foi idealizada a partir de dados alarmantes sobre as violências sofridas por meninas nessa faixa etária e os índices de gravidez precoce no Município de Castro.

A construção do novo espaço foi viabilizada por uma parceria entre a instituição, o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) braço social do Grupo Tigre, a ENGIE Gestão de Energia e o Sicredi.

A inauguração foi intencionalmente realizada em agosto, mês da campanha “agosto Lilás”, dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher. Para marcar a data, a Casa da Criança, em parceria com os programas “Mulheres do Nosso Bairro” e “Parcerias do Bem”, da ENGIE, promoveu um evento na Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo fomentar reflexões sobre o ciclo da violência doméstica, os direitos das mulheres, os obstáculos enfrentados e os canais de denúncia. A palestra foi ministrada por Conceição de Maria, cofundadora e Superintendente Geral do Instituto Maria da Penha. A programação foi enriquecida com apresentações culturais das usuárias da Casa da Criança.

O evento reuniu representantes das empresas apoiadoras, organizações da sociedade civil, equipamentos governamentais, CRAS, CREAS, usuários dos serviços, colégios estaduais e municipais, outras organizações da Associação Antônio e Marcos Cavanis, além de autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo nas esferas municipal e estadual.

No período da tarde, ocorreu a inauguração oficial do espaço físico, localizado na sede da instituição. A Estação Feminina tem capacidade para atender até 60 adolescentes.

O projeto prevê a realização de oficinas, rodas de conversa e acompanhamento psicossocial e de arteterapia. As ações são desenvolvidas para posicionar a adolescente como autora e protagonista de sua própria história, com atividades que visam ao fortalecimento da autoestima, à superação de violências e ao desenvolvimento de novas potencialidades.

Recentemente, a OSC (Organização da Sociedade Civil) teve um projeto aprovado com recursos do FIA/PR (Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná), no valor de R$ 298.544,92. Os recursos serão destinados ao custeio das duas profissionais que estarão à frente do projeto Estação Feminina.

Autoria

Luciana Aparecida Oliveira Camargo

Assistente Social

Fotos: Jonas Boita