Padre Rogério Diesel é irmão de Fernanda Diesel, que são filhos de Hilario Diesel e Semilda Diesel. Padre Rogério nasceu na cidade de Planalto Paraná em 31/12/1975.
Juntamente com sua família participava ativamente da vida da comunidade, celebrações do culto dominical e das missas, grupo de jovens e catequese. Mas o evento eclesial que lhe impulsionou mais fortemente para responder a vocação sacerdotal foram as missões populares do ano de 1993 realizadas na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Planalto pelos freis Capuchinhos, os quais com o testemunho e a partilha da missão realizada em diversas partes do Brasil despertaram no jovem simples e trabalhador da roça o desejo também de ser um missionário como eles.
O carisma Cavanis veio a conhecer na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Planalto-PR, onde trabalhavam os padres Cavanis, e um dos quais, Padre Nelson Luiz Martins, que lhe convidou em 1995 para fazer o estágio vocacional no Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza, no qual participou dos dias 15 a 18 de dezembro de 1995, sendo aprovado para entrar no Seminário Santa Cruz de Castro no ano sucessivo, fato que se concretizou no dia 26 de fevereiro de 1996.
No Seminário Santa Cruz cursou o ensino médio, o qual concluiu no ano de 1998. No ano 1999 no dia 31 de janeiro iniciou o noviciado no Seminário Antonio e Marcos Cavanis de Ponta Grossa. Em 30 de janeiro de 2000 emitiu os votos temporâneos no Seminário Irmãos Cavanis de Ponta Grossa.
Nos anos 2000 a 2001 estudou Filosofia em Ponta Grossa no IFITEME, e no ano de 2002 foi transferido para Uberlândia onde concluiu o terceiro ano de filosofia no Instituto João Paulo II, residindo na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.
Em Uberlândia também participou da abertura e construção do Seminário de filosofia sendo responsável pela casa e os primeiros religiosos de 26 de maio até 10 de agosto, os quais tinham a missão de preparar a casa e o ambiente para a chegada dos demais religiosos juntamente com o reitor Padre João Holanda. Em 2003 colaborou na formação, sendo responsável pelos aspirantes do Seminário Santa Cruz de Castro. De 2004 a 2007 cursou Teologia em Belo Horizonte no Instituto Santo Tomás de Aquino.
Em Belo Horizonte no dia 25 de fevereiro, no Instituto Teológico Cavanis, emitiu os votos perpétuos. Em 27 de outubro de 2007 foi ordenado Diácono na Paróquia Imaculada Conceição de Belo Horizonte.
Em 2008 foi nomeado Reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza e no mesmo ano de 2008 no dia 19 de abril foi ordenado sacerdote na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Planalto, escolhendo para sua ordenação a frase do Evangelho de Mateus 6,21: “onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.
Em 2009 foi nomeado pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Maringá, e em 2011 com a criação do Santuário Santa Rita de Maringá foi nomeado Reitor do mesmo, acumulando assim, os ofícios de pároco e Reitor da Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia de Maringá, ofícios que ocupou até janeiro de 2014, quando foi convidado para trabalhar no Seminário Internacional cavanis de Roma-Itália, onde é Reitor desde 2014.
Ademais, em 2011 concluiu na Universidade Estadual de Maringá o curso de especialização em Psicologia Sistêmica com ênfase em Atenção à Família e à Comunidade, publicando posteriormente o trabalho monográfico pela Editora Vivens, com o título: Uma Leitura Sistêmica da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, por meio da Compreensão da Vida e Obra de sua Criadora, Doutora Zilda Arns. Em 2017 concluiu o Mestrado em Direito Canônico na Pontificia Universidade Lateranense de Roma-Italia.
Enfim, Padre Rogério Diesel sintetiza assim a sua experiência de vida, familiar, vocacional e eclesial: “desde muito cedo comecei a ajudar meus pais na roça, do que me recordo com muito orgulho e satisfação. Pois, pude aprender desde o alvorecer da vida o valor do trabalho, da família, da vida espiritual e eclesial, bem como a importância da luta do dia a dia para se obter êxito na vida, fatores que ajudam a ser alegre na esperança, paciente na tribulação e perseverante na oração (Rm 12,12)”.
LIVRO: Testemunhos Vocacionais, religiosos da Pronvíncia Cavanis do Brasil.