BOA SEMANA Nº 04

O testemunho da vivência do Evangelho manifesta na Igreja e no mundo o primado do amor de Deus (cf. Evangelica testificatio, n. 1) para com a humanidade.
Virtude! Tudo o que é virtude e digno de louvor
VIII BOA SEMANA, CAVANIS!

Vocação à Vida Religiosa Consagrada

            A Vida Religiosa Consagrada é Sequela Christi, que é regra suprema de vida (Cân. 663), a qual mais que uma obrigação assumida voluntariamente é uma forma de entender e responder a própria vocação iluminada pelo Evangelho, exemplificada pela vida e as ações de Cristo e testemunhada na Igreja e no mundo para promover o bem comum e o crescimento da Igreja, pois quanto mais os religiosos estão unidos a Cristo e praticam a caridade verso o próximo, tanto mais rica fica a vida da Igreja e vigoroso o seu apostolado (cf. Perfectae Caritatis, n. 1), para que Cristo seja tudo em todos (cf. Cl 3,11; 1Cor 15,28).

            Uma das formas de despertar os corações para o amor divino da parte dos religiosos comporta a fidelidade ao carisma e as inspirações dos fundadores, bem como o exemplo de vida e santidade deles (cf. Evangelica testificatio, n. 11). A respeito, lemos em Vita Consecrata n. 36, que: «precisamente nessa fidelidade à inspiração dos fundadores e fundadoras, dom do Espírito Santo, se descobrem mais facilmente e se revivem com maior fervor os elementos essenciais da vida Consagrada».

            Nesse sentido, Pe. Antônio e Marcos Cavanis deixaram para os religiosos da Congregação e para os leigos ligados a ela um belo exemplo de união com Deus, pois desde pequenos cultivaram a intimidade com Ele e a aperfeiçoaram ao longo da vida. Nesse sentido podemos ler as palavras de Dom Ettore Cunial reportadas no livro Carisma e Espiritualidade dos Veneráveis Antonio e Marcos Cavanis, p. 5: «o chamado que o Senhor fez aos dois irmãos e manifestou com dons particulares, ilumina a riqueza de suas disposições interiores; a maneira com que corresponderam, manifesta uma generosidade de caridade e de espírito de sacrifício que somente uma intensa vida de união de amor para com o Senhor pode explicar». Tal união com Deus favoreceu com que eles não ficassem indiferentes às necessidades de educação e cuidado da época, assim movidos pela caridade e o Espírito Santo, deram início à obra que é levada em frente pelos seus filhos espirituais nos dias hodiernos para educar a mente e o coração das crianças e jovens.

            O testemunho da vivência do Evangelho manifesta na Igreja e no mundo o primado do amor de Deus (cf. Evangelica testificatio, n. 1) para com a humanidade, pois Ele mandou seu Filho ao mundo para podermos vivermos por meio dele (cf. 1Jo 4,9). Vivendo por meio de Cristo o cristão permanece em Deus e vive sua vocação à santidade para atingir a perfeição do próprio estado (cf. Lumen Gentium, n. 42) e pela santidade de vida o cristão promove na sociedade um modo mais humano e saudável de viver (cf. Lumen Gentium, n. 40).

            Enfim, a vocação à Vida Religiosa Consagrada é dom de Deus para seguir a Cristo pobre, casto e obediente, é chamado a unir-se intimamente a Ele, para experimentar o amor de Deus como discípulo-missionário, para aprender com Ele a amar o próximo e a servir os irmãos no testemunho da fé, esperança e caridade (cf. Cor 13,1-13). A resposta é adesão a sua pessoa, é entrega a Ele como caminho, verdade e vida (Jo 14,6), é assumir a centralidade do mandamento do amor, é dar o melhor de si para a glória de Deus e para promover o bem do próximo (cf. Christus vivit, n. 257).

            Parabéns a todos os Religiosos, em especial os Cavanis, pela vocação à Vida Religiosa Consagrada.  Que Deus os abençoe.

Fraternalmente,

WhatsApp