BOA SEMANA Nº 02

O sacerdote por seu ministério tem a graça e a vocação de ser ministro do Evangelho no meio dos povos, para que os povos se tornem discípulos de Jesus e reconheçam e recebem de forma livre e consciente a obra redentora de Cristo.
Virtude! Tudo o que é virtude e digno de louvor
VIII BOA SEMANA, CAVANIS!

Vocação Sacerdotal

            O mês de agosto no Brasil é dedicado à reflexão e à oração pelas vocações. No sentido cristão vocação é um chamado divino e uma resposta da pessoa ao amor de Deus e à missão de anunciar o Evangelho em todo o mundo (Mt 28,16-20). Por isso, a reflexão e oração pelas vocações reforça em cada fiel a consciência de ser Povo de Deus, que foi constituído por Cristo para a comunhão de vida e ser sal e luz no mundo (cf. Mt 5, 13-16) e, ao mesmo tempo, como Igreja ser sinal da unidade com Cristo e da Salvação da humanidade (cf. Lumens Gentium, n. 9).

            Pelo Batismo a pessoa é inserida na Igreja e participa do Sacerdócio de Cristo, pois Ele fez do Novo Povo de Deus um reino de sacerdotes, para que ofereçam sacrifícios espirituais agradáveis a Deus. O sacerdócio comum de todos os fiéis e o hierárquico, mesmo que se diferenciam um ao outro se ordenam um ao outro, porque ambos participam do mesmo e único sacerdócio de Cristo. No entanto, o sacerdote ordenado pelo poder Sagrado é chamado a servir os seus irmãos na comum Sequela Christi e na celebração dos Sacramentos e demais atos de culto para a santificação de todos (cf. Lumen Gentium, nn. 9-10), contribuindo assim para a edificação do corpo de Cristo em modo que todos atinjam a maturidade da fé e a medida do homem perfeito em Cristo (cf. Ef 4,12-13).

            O sacerdote por seu ministério tem a graça e a vocação de ser ministro do Evangelho no meio dos povos, para que os povos se tornem discípulos de Jesus e reconheçam e recebem de forma livre e consciente a obra redentora de Cristo. Assim, como podemos ler em Presbyterorum Ordinis n. 3: «seu próprio ministério exige, por um título especial, que não se conformem a este mundo; mas exige também que vivam neste mundo entre os homens e, como bons pastores, conheçam as suas ovelhas e procurem trazer aquelas que não pertencem a este redil, para que também elas ouçam a voz de Cristo e haja um só rebanho e um só pastor».

            No retiro de 2023 pregado pelo Pe. Mario Valcamonica, que comentando cerca o rito de ordenação sacerdotal ajudou a compreender a ligação do sacerdócio comum e do sacerdócio ordenado, sublinhando o momento da Ladainha dos Santos, no qual enquanto aquele que vai ser ordenado se prostra, a comunidade de joelho ou de pé ora por ele, para que uma vez constituído no sacerdócio sirva a comunidade para ensinar, santificar e guiar a exemplo de Jesus Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas (Jo 10,11).

            Nessa semana dedicada a Vocação presbiteral parabenizo todos os padres da nossa Província e da congregação por suas vidas e vocação. Que a exemplo de São João Maria Vianney sejamos propagadores do amor e da misericórdia divina e dos nossos Veneráveis Fundadores Pe. Antônio e Marcos Cavais sejamos educadores da mente e do coração dos pais, jovens e crianças.

COMUNICADOS:

– Rezemos pela reunião do Prepósito Geral e seu Conselho – Roma Itália – 5-9 de agosto.

– Reunião da Família Religiosa Estrela da Evangelização Belo Horizonte – 9 agosto.

Fraternalmente,

WhatsApp