A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude
“Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)
BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 37 – 2023
Caros confrades Religiosos e Leigos!
Nestes dias, vivemos a Assembleia Geral de nosso Instituto Cavanis. A assembleia Geral é um momento importante na história de nosso Instituto. É um espaço de partilha, escuta, diálogo, acolhida, participação, comunhão e oração.
Participam da Assembleia representantes de todos os países onde se encontra a nossa Congregação Cavanis. Num clima de sinodalidade, guiados pelo Espirito Santo e a luz do testemunho de nossos Veneráveis Fundadores, Antônio e Marcos Cavanis, FORTALECEMOS nossa unidade e carisma no exercício da nossa missão.
A PALAVRA DE DEUS E COMO UM RESPIRTO NO COTIDIANO DA VIDA…
Neste mês da bíblia olhamos a força da Palavra de Deus na vida de Antônio e Marcos Cavanis. Para nossos fundadores, Antônio e Marcos Cavanis, a Palavra de Deus é como um respiro, se faltar a Palavra, não se vive. Para Antônio e Marcos Cavanis a Palavra de Deus e a leitura espiritual alimentam a vida de fé e nos ajudam a crescer no amor pelas coisas de Deus.
A vida e a missão de Antônio e Marcos Cavanis é perpassada por uma profunda presença da Palavra de Deus. De forma particular, quando lemos sobre os exercícios Espirituais, vasto é o número de passagens da Sagrada Escritura. Por este contexto, chegamos a concluir que Antônio e Marcos Cavanis tinham grande conhecimento e amor a Palavra de Deus.
O Carisma, a pedagogia e a espiritualidade Cavanis têm por fundamento a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é fonte e sustento de nossa vocação e missão. Por isso, a importância da escuta, do silêncio, do aprofundamento e patilha do Pão da Palavra. Ela precisa perpassar toda nossa vida comunitária, fraterna, pastoral e Apostólica.
A comunidade de Jesus precisa ser uma família de irmãos…
A liturgia deste domingo sugere-nos uma reflexão sobre a nossa RESPONSABILIDADE face aos irmãos que nos rodeiam. Afirma, claramente, que ninguém pode ficar indiferente diante daquilo que ameaça a vida e a felicidade de um irmão e que todos somos RESPONSÁVEIS uns pelos outros.
Nos chama a responsabilidade em ajudar cada irmão a tomar consciência dos seus erros. Convida-nos a RESPEITAR o nosso irmão, mas a não pactuar com as atitudes erradas que ele possa assumir. Amar alguém é não ficar INDIFERENTE quando ele faz mal a si próprio. Por isso, AMAR significa, muitas vezes, corrigir, admoestar, questionar, discordar, interpelar.
A correção fraterna é sempre uma atividade espinhosa para quem a realiza ou para a própria comunidade. Por isso, os passos dados por Jesus são fundamentais e precisam ser dados com muito amor e misericórdia. Porém, com a verdade.
Antes de condenar ou excluir a comunidade tem a tarefa de resgatar a pessoa. A comunidade precisa ser um espaço de fraternidade e solidariedade…
INTENÇÕES DO MÊS
Pelas pessoas marginalizadas
Rezemos para que as pessoas que vivem a margem da sociedade, em condições de vida desumanas, não sejam esquecidas pelas instituições e jamais sejam consideradas descartáveis.
Intenção Cavanis
Para que os religiosos e leigos Cavanis colaboradores imitem os Fundadores para serem pobres de espirito, saibam ser sensíveis as condições sociais dos lugares onde o Senhor os colocou e adaptar-se a eventuais pobrezas sociais e econômicas com espirito e pobreza evangélica.
COMUNICADOS
DIAS 12 A 16 DE SETEMBRO: Reunião do Conselho Geral em Roma.
DIA 19 DE SETEMBRO: Reunião da Família Religiosa Mãe da Divina Graça. O encontro acontecerá na Paróquia São Sebastião em Ortigueira-PR.
DIAS 30\09 E 01\10. Encontro Nacional do SAV e Pastoral Vocacional Cavanis, Cenáculo Cavanis, Castro-PR
PADRE ADRIANO SACARDO, SUPERIOR PROVINCIAL