Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

“… animava-nos para que pedíssemos o dom da perseverança. Obtendo esse dom tem-se a certeza da salvação”

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 10 - 2023
Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude

“Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 10 – 2023

Padre Casara animava-nos para que pedíssemos o dom da perseverança. Obtendo esse dom tem-se a certeza da salvação”. Pe. Basílio Martinelli

Caros confrades, inicio esta carta com a frase do padre Basílio Martinelli. Na frase de hoje padre Basílio nos aconselha a pedir o dom da perseverança. Este caminho verdadeiramente nos capacita para uma profunda experiência do amor e da misericórdia de Deus por nós. Por outro lado, a perseverança nos concede-a, como diz São Paulo, a Constância. E a constância nos possibilita um amadurecimento na fé e na esperança. 

Para padre Basílio, o dom da perseverança nos dá certeza da Salvação, pois, ao permanecermos firmes no seguimento de Jesus Cristo, acolhemos o projeto do Reino de Deus. E na graça do Espirito Santo vivenciando atitudes concretas de amor, gratuidade, misericórdia, comunhão, fraternidade e partilha, a salvação vai acontecendo.

Segundo Domingo da Quaresma

O segundo domingo da Quaresma nos apresenta a Transfiguração de Nosso Senhor.  A Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projetos, da obediência total e radical aos planos do Pai. A questão fundamental que expressa no episódio da transfiguração está na revelação de Jesus como o Filho amado de Deus, que vai concretizar o projeto salvador e libertador do Pai em favor dos homens, através do dom da vida, da entrega total de si próprio por amor.

 Por vezes, somos tentados pelo desânimo, porque não percebemos o alcance dos esquemas de Deus; ou então, parece que, seguindo a lógica de Deus, seremos sempre perdedores e fracassados, que nunca integraremos a elite dos senhores do mundo e que nunca chegaremos a conquistar o reconhecimento daqueles que caminham ao nosso lado. A transfiguração de Jesus grita-nos, do alto daquele monte: não desanimeis, pois a lógica de Deus não conduz ao fracasso, mas à ressurreição, à vida definitiva, à felicidade sem fim. 

Os três discípulos, testemunhas da transfiguração, parecem não ter muita vontade de “descer a terra” e enfrentar o mundo e os problemas dos homens. Representam todos aqueles que vivem de olhos postos no céu, alheios da realidade concreta do mundo, sem vontade de intervir para o renovar e transformar. No entanto, ser seguidor de Jesus obriga a “regressar ao mundo” para testemunhar aos homens – mesmo contra a corrente – que a realização autêntica está no dom da vida;

Gostaria de agradecer os confrades da Família Religiosa Nossa Senhora do Carmo em Novo Progresso (Padre João Pedro Pinheiro, Padre Adenilson, Diácono Adelir e Padre José Viani) pela acolhida nestes dias.

COMUNICADOS: 

Continuamos a visitas nas comunidades. Neste final de semana visitaremos a comunidade de Ortigueira. Nesta visita nos encontramos com os jovens no sentido de fortalecer o trabalho da Secretaria da Juventude da em Nossa Província.

Aproveito para recordar a importância do trabalho com o Serviço de Animação Vocacional (SAV) em nossas comunidades, engajando os leigos neste trabalho. De forma particular, no projeto de Escuta dos adolescentes e jovens.

Está em visita a Nossa Província Padre Piero Fietta, responsável pelo Oficio Geral  das Missões.

DIA 11 DE MARÇO: Posse como Pároco da Paróquia Cristo Rei de Realeza, Padre Brás Elias Pereira e como Vigário Paroquial, Padre Tadeu Biásio. 

Reforço o convite especial a toda a Província Cavanis para rezar pedindo a intercessão de nossos Veneráveis Fundadores, Antônio e Marcos Cavanis, pela cura de Bianca Azambuja Guedes Santos, uma adolescente que tem um tumor no tronco cerebral. Essa semana que passou a Bianca recebeu a investidura de coroinha. Uma graça muito grande para ela e toda sua família. Continuamos em oração.

ANIVERSSARIANTE

DIA 06 DE MARÇO: Parabenizamos o padre Mário Valcamônica pela passagem do seu aniversário. Deus o abençoe!

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial

WhatsApp