QUEM SOMOS  |  CONTATO

Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

ACOLHER COM AMOR PATERNO, XI BOA SEMANA, CAVANIS!

Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

O marco teórico Cavanis, além de proteger, promover e educar contempla o acolher, o qual abordaremos nesta Boa Semana. A Constituição da Congregação das Escolas de Caridade Art. 3.1 ao falar do dever dos congregados de acolher com amor paterno crianças e jovens educando-os de forma gratuita dispõe a forma com a qual os Cavanis são chamados a exercer o ministério educativo. Duas características, portanto, que devem distinguir o educador Cavanis, o amor paterno exercido de forma gratuito na missão de formar a mente e o coração dos que frequentam nossas escolas e obras. A partir de tal perspectiva segundo o Padre Cavanis Moïse Kibala Sakivuvu, na sua dissertação de Mestrado em espiritualidade (2023-2024) intitulada: «La paternità spirituale nell’opera e nel progetto educativo di Antonio e Marco Cavanis», p. 6: «surgiu um modelo renovado de paternidade, não de tipo impositivo para com os jovens que educam, mas de presença, escuta e acompanhamento em favor de uma pedagogia útil e promotora da resiliência. Neste sentido, podemos dizer que foram, portanto, testemunhas da paternidade de Deus, que tudo dá a todos, sem obrigar ninguém a nada; mostrando-se pais que souberam educar crianças e jovens para crescerem na responsabilidade pessoal».

            Os irmãos Cavanis não ficaram indiferentes em relação às crianças e jovens necessitados de educação, criaram meios e formas de reuni-los, acolhendo os filhos dos outros como verdadeiros pais, para educar a mente e o coração. Assim, a escola Cavanis pode ser considerada um lar de acolhida amorosa. Pode ser tida de forma análoga como uma família. Pois acolhe os alunos com amor paterno educando-os para a vida e para a transformação do mundo onde vivem. Pois «o espírito interno da obra é precisamente direcionado ao aperfeiçoamento da caridade verso Deus e o próximo e promover juntos os benefícios da sociedade civil, procurando desenvolver pessoas, com bons costumes e bons cidadãos» (Spirito e Finalità della Congregazione delle Scuole di Carità negli scriti dei Fundatori, p. 6).

            A acolhida das crianças e jovens da parte dos fundadores se efetivava no cuidado para com eles e na educação gratuita e paterna. Como o pai de família busca educar o filho na mente e no coração, assim os Fundadores Antônio e Marcos Cavanis não mediram esforços em educar os jovens nos bons costumes e nas ciências. Na acolhida paterna em vista da educação integral os Fundadores, segundo Pe.  Moïse: «antes de ensinar estes jovens e de os encher de todo o tipo de noções, tanto de carácter religioso como científico, foi sem dúvida necessário proporcionar-lhes uma preparação moral, porque sem ela a educação não teria qualquer utilidade. Segundo os irmãos Cavanis, primeiro é preciso preparar o coração e depois a mente. Depois de assim terem preparado as crianças, tornando os seus corações fecundos e dispostos – coração de carne, terra boa como diz a Sagrada Escritura (Ez 11, 19,36, 26; Mt 13, 8,23; Mc 4, 20; Lc 8, 8,18) – a aceitar as noções que lhes seriam fornecidas, os educadores puderam finalmente começar a ensinar» (Moïse Kibala Sakivuvu, La paternità spirituale nell’opera e nel progetto educativo di Antonio e Marco Cavanis, 2023-2024, p. 57).

            Neste sentido, os Fundadores acolhiam os alunos como filhos, oferecendo a eles um paterno refúgio e uma educação nos valores e na ciência que lhes formassem para a vida. Na acolhida dos jovens para os Fundadores, como podemos ler em Spirito e Finalità della Congregazione delle Scuole di Carità negli scriti dei Fundatori, p. 24: «nenhuma limitação de fato nem de idade, nem de condição financeira restringe a obra de caridade completa do Instituto. Esse se propõe em acolher gratuitamente em paterna cura o maior número […] de jovens» durante o percurso formativo e educativo.

            A acolhida em nossas escolas e casas, além do que já foi mencionado, se dá na criação de espaços de acolhimento, de partilha, onde cada um pode manifestar quem é, suas dificuldades e sonhos. Assim, pela acolhida mútua é possível criar relações de companheirismo e de amizade, bem como fazer da escola e da obra Cavanis um lugar de diálogo com a cultura, com a ciência e com as pessoas. Enfim, pela acolhida mútua se faz da escola e da obra Cavanis um lugar da empatia e da solidariedade.

Comunicados:

28 de março – Aniversário natalício do Pe. Giuseppe Viani, parabenizamos pelo seu aniversário natalício e que a graça e a bêncão de Deus sejam abundantes em sua vida.

29 de março– Aniversário natalício do Pe. Martinho Paulus, parabenizamos pelo seu aniversário natalício e que a graça e a bêncão de Deus sejam abundantes em sua vida.

13 de abril – primeira Profissão Religiosa do Noviço Kain Patrick Domingues Dias, na Paróquia São Sebastião de Ortigueira, às 19h.

Fraternalmente,

Padre Rogério Diesel, CSCh – Superior provincial