A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude
“Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)
BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 29 – 2023
A consequência disso deve ser muito clara: a nossa consagração somente tem sentido quando coloca como único objetivo acolher com amor de pai, educar gratuitamente, proteger com solícita vigilância e formar cada dia na inteligência e na piedade as crianças e os jovens, especialmente os mais necessitados.
Caros confrades, neste dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, celebramos 185 ano da Instituição Canônica da nossa Congregação Cavanis (16 julho de 1838). É um momento de rendermos graças a Deus Pai por tantos benefícios alcançados durante todos estes anos e, sobretudo, pela presença materna de nossa querida Mãe Maria. A presença da querida Mãe Maria ao longo de nossa trajetória e um aspecto importante do nosso Carisma. Como diziam nossos fundadores: “Sem Maria nada começaremos e com ela vivemos de festa em festa”. E como sabemos, muitos fatos e acontecimentos se deram nos dias dedicados à Santíssima Virgem.
A possibilidade de celebrar 185 anos desde a Constituição canônica da Nossa Congregação, nos coloca dentro do grande mistério do Amor de Deus. Ele caminha conosco e nos oferece a cada dia por meio de nosso Carisma e missão a oportunidade da realização de nossa vocação. Por outro lado, podemos olhar o quanto germinou a semente lançada por Antônio e Marcos Cavanis. O Amor Paterno, a caridade gratuita, a esperança de frutos, a solícita vigilância e generosa bondade em cada ato de serviço. Tudo isso, acrescenta ao nosso Instituto o nome de Escolas de Caridade.
Em sua Carta Circular por ocasião dos 185 anos da Constituição Canônica de nossa Congregação, o Superior Geral, Padre Manoel, nos convida a celebrar com fé e alegria em nossas comunidades. Este dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo. Uma das imagens que temos como padroeira de nosso Instituto: Convido a todos a prepararem a comemoração dos 185 anos, da melhor forma possível, na sua comunidade religiosa, nas obras e comunidade paroquial, sob o patrocínio de Nossa Senhora do Carmo. Quantas vezes ouvimos a frase “família que reza unida, permanece unida”! Isso é verdade também para a nossa Família Cavanis. Rezar com fé e com engajamento ajuda a construir nossa fraternidade.
O Evangelho deste final de semana propõe-nos, em primeiro lugar, uma reflexão sobre a forma como acolhemos a Palavra e exorta-nos a ser uma “boa terra”, disponível para escutar as propostas de Jesus, para as acolher e para deixar que elas dêem abundantes frutos na nossa vida de cada dia. Garante-nos também que o “Reino” proposto por Jesus será uma realidade imparável, onde se manifestará em todo o seu esplendor e fecundidade a vida de Deus. O acolhimento do Evangelho não depende, nem da semente, nem de quem semeia; mas depende da qualidade da terra.
Diante da Palavra de Jesus, há várias atitudes. Há aqueles que têm um coração duro como o chão de terra batida dos caminhos: a Palavra de Jesus não poderá penetrar nessa terra e dar fruto. Há aqueles que têm um coração inconstante, capaz de se entusiasmar instantaneamente, mas também de desanimar perante as primeiras dificuldades: a Palavra de Jesus não pode aí criar raízes. Há aqueles que têm um coração materialista, que dá sempre prioridade à riqueza e aos bens deste mundo: a Palavra de Jesus é aí facilmente sufocada por esses outros interesses dominantes. Há também aqueles que têm um coração disponível e bom, aberto aos desafios de Deus: a Palavra de Jesus é aí acolhida e dá muito fruto.
Em vista da Ordenação do Diácono Adelir, convido a todas as comunidades a se unir em oração. Já foram enviados os materiais para o Tríduo Vocacional que deve ser realizado nos 20, 21 e 22 de julho. Portanto, motivamos nas celebramos e encontros a oração pelas vocações de forma especial pelo Diácono Adelir. Neste sentido, não perdemos a oportunidade de provocar e incentivar as vocações. Embora a maioria de nossos dos nossos confrades não estarão presentes, mas acompanhamos com nossas preces.
Por fim, recordo a todos que já iniciaram os preparativos para o Encontro Nacional do Serviço de Animação Vocacional Cavanis do Brasil. O Encontro vai acontecer nos dias 30\09 e 01\10 deste ano. O Local será o Cenáculo Cavanis em Castro. Neste contexto, será enviado em anexo uma Carta com informações para as comunidades.
COMUNICADOS
DIA 16 DE JULHO: Parabenizamos o padre Ademar Aparecido da Silva Santos pela comemoração de um ano de sacerdócio. Deus abençoe.
DIA 17 DE JULHO: Parabenizamos o padre José Carlos da Silva Leite pelos 12 anos de Vida Sacerdotal. Deus abençoe.
DIA 17 DE JUNHO: Parabenizamos o Ir. Wenceslau Kluczkowski pela passagem de seu aniversário. Deus o abençoe. Felicidades. Um grande abraço.
ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO DIACONO ADELIR
Dia 23 de julho
Dia 23 de julho às 9h, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, Guarantã do Norte, MT.
Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial