QUEM SOMOS  |  CONTATO

Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

CAPÍTULO GERAL – TRATAR QUESTÕES MAIS IMPORTANTES – XXIV BOA SEMANA, CAVANIS!

Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

Uma das tarefas do Capítulo Geral e, por sua vez, dos capitulares, segundo o Cân. 631§1 é tratar dos assuntos e argumentos de maior importância, tarefa que está ligada ao que prescreve ao Art. 117, números 2 e 4 das Constituições da Congregação das Escolas de Caridade, a saber: «2. Para examinar a situação geral da Congregação; 4. Para promover o crescimento e a renovação da vida consagrada com uma programação apropriada nos setores: religioso, ministerial, formativo e administrativo».

            Tratar um assunto não significa, em primeiro lugar, tomar uma decisão, mas sim refletir e estudá-lo cuidadosamente. Em segundo lugar, implica discernir e, quando necessário, tomar decisões de forma colegiada. O Capítulo Geral não pode abranger todos os temas da Congregação; deve concentrar-se nas questões mais relevantes e essenciais. Os demais assuntos permanecem sob a responsabilidade dos superiores competentes.

Todo o processo de preparação, incluindo os relatórios do Prepósito Geral, das partes territoriais, dos diversos ofícios e dos leigos, além do Instrumentum Laboris, das Constituições e Normas, do Magistério da Igreja e da tradição do Instituto oferecem aos capitulares os subsídios necessários para discernir quais temas devem, de fato, serem tratados no Capítulo Geral.

Além disso, cada membro da Congregação, assim como os leigos a ela vinculados, podem sugerir temas a serem abordados. Quem desejar fazê-lo, pode encaminhar suas propostas ao Prepósito Geral, à equipe de preparação ou diretamente aos capitulares. No entanto, a pertinência da inclusão dessas propostas na pauta será avaliada e discernida pelos próprios capitulares no capítulo. Outrossim, os assuntos tratados nas sessões capitulares são, em geral, discutidos à luz do tema escolhido, que, para o XXXVI Capítulo Geral, é: «Alegres na esperança e unidos na comum vocação Cavanis, somos enviados a testemunhar o Amor de Deus-Pai às crianças e aos jovens».

A respeito da tarefa do Capítulo Geral de tratar dos assuntos de maior importância escrevi na tese de doutorado que: «os participantes do Capítulo Geral, ao tratarem de assuntos de maior importância, como, por exemplo, a defesa do patrimônio do Instituto, a reforma de alguns pontos das Constituições, a atualização das modalidades de observância dos conselhos evangélicos, exercem um serviço a todo o Instituto, enquanto não se baseiem em visões pessoais (ideologias), mas sejam motivados pela preocupação de promover o verdadeiro bem do Instituto, desenvolvendo reflexões adequadas nas sessões capitulares à luz da Palavra de Deus, do Magistério da Igreja e do patrimônio do Instituto, para chegarem juntos a conclusões e medidas que atualizem as disposições normativas e os métodos de ação apostólica, para promover o aprimoramento da vida fraterna e religiosa no Instituto e para encorajar uma implementação criativa do carisma diante dos novos desafios pastorais e sociais» (Rogério Diesel, L’autorità e la potestà ecclesiastica come servizio, Roma, 2021, pp. 302-303).

Ao tratar de assuntos de maior importância, o Capítulo Geral pode deliberar diretamente ou oferecer critérios para que o superior competente, dentro do princípio da subsidiariedade, possa, a seu tempo, discernir, decidir e agir.

Enfim, o Capítulo Geral constitui a expressão máxima do diálogo e da corresponsabilidade dentro da Congregação. Por isso, ao tratar dos assuntos de maior importância, torna-se indispensável a oração de todos, para que o Espírito Santo conduza os capitulares no discernimento da vontade divina. Dessa forma, a sequela Christi dos membros será fiel ao Evangelho e atenta às exigências de cada tempo, e a missão da Congregação poderá se desenvolver para promover o crescimento da Igreja e das pessoas, à luz da espiritualidade e do carisma congregacional.

 Comunicados:

– Profissão Perpétuo do Religioso Marcelo Cardoso dos Santos no dia 05 de julho 19h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus na Cidade de Pérola D’Oeste. Todos são convidados a participar desse momento de graça, para o Marcelo, para a Congregação e para a Igreja.

– 28 de junho – aniversário da ordenação Presbiteral dos Pe. Antônio Paulo Vieira Sagrilo e Pe. Irani Luiz Tonet, parabenizamos pelos seus aniversários de ordenação e desejamos um fecundo e abençoado ministério a ambos.

Uma boa e abençoada Semana a todos. Fraternalmente,