Projeto Mudança: Dançando a vida como padre Marcos Cavanis

Os pais dos nossos Fundadores, João e Cristina Cavanis, não deixavam de dar aos seus filhos Apolonia, Antonio e Marcos a educação completa que a sua condição de nobres exigia naqueles tempos.

O conde João anota em seu diário de 1º de agosto de 1785: “Hoje, segunda-feira, meus dois filhos e minha filha juntos começaram a ter aulas de dança para aprenderem apenas reverências e atitude nobre”.

 Caminhos da Mudança

O ‘Projeto Mudança’ tem se destacado como um farol de expressão cultural e social, iluminando temas de profunda relevância com a linguagem universal da dança. Nas últimas semanas, o projeto brilhou em uma série de apresentações que não apenas entretiveram, mas também educaram e provocaram reflexões importantes sobre questões sociais e humanitárias.A seguir, apresentamos os relatos desses eventos marcantes, que refletem o Carisma Cavanis, o espírito vibrante e a missão transformadora do ‘Projeto Mudança’.

18 de Maio – Telêmaco Borba

Nesta data, o Brasil se une em uma causa de extrema importância: o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Casa da Criança e do Adolescente Pe. Livio Donati através do Projeto Mudança realizou uma apresentação no Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude, de Telêmaco Borba, não apenas celebrando a arte e a expressão cultural, mas também se posicionando como uma voz ativa na luta contra essas violações graves dos direitos humanos. A dança pode ser uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens, despertar emoções e promover a conscientização sobre temas delicados e urgentes.

28 de maio – Ponta Grossa

No dia 28 de maio, nossa turma prestou uma homenagem especial ao Carisma Cavanis e à Casa da Criança e do Adolescente Irmãos Cavanis, de Ponta Grossa, com  a apresentação de parte do Espetáculo “Somos Todos Alice no Maravilhoso Mundo Cavanis” este momento simboliza e reafirma o compromisso contínuo com a educação e o bem-estar de crianças e adolescentes, seguindo os valores de paternidade, gratuidade e caridade estabelecidos pelos irmãos Antônio e Marcos Cavanis em 1802.

A Casa da Criança e do Adolescente Pe Livio Donati, é um reflexo vivo desse carisma, oferecendo um espaço de acolhimento e desenvolvimento para os jovens da comunidade. Através de vários projetos e oficinas, nossos atendidos expressaram não apenas sua habilidade artística, mas também seu apoio aos ideais de transformação social e cuidado com a juventude.

12 de junho – Telêmaco Borba

No dia 11 de junho, tivemos a honra de realizar a abertura da palestra “O que você estava vestindo?”, promovida pela Unifateb. Esta palestra, inspirada em uma exposição internacional, convida à reflexão sobre a cultura do estupro e o mito prejudicial que associa a vestimenta das vítimas à violência sexual sofrida.

Através da dança, os artistas do projeto Mudança expressaram a força e a resiliência das vítimas, desafiando as narrativas que culpabilizam e silenciam. A performance foi um poderoso lembrete de que nenhuma roupa pode ser motivo ou desculpa para atos de violência.

O Projeto Mudança é desenvolvido a mais de 8 anos na Casa da Criança e do Adolescente Pe Livio Donati e conta com o patrocínio da Klabin S/A. 

Padre Marcos dançava: Vamos aprender dele como dançar a vida

Quando danço estou obedecendo a três comandos”: Solte as mãos. Mexa os pés. Acompanhe a música”.

Solte as mãos
Quando uma pessoa dança não deve manter as mãos apertadas em torno de si, deve deixá-las mover-se à procura de outras mãos. Significa abandonar a privacidade absoluta, significa tambem deixar-se procurar por outras mãos. Neste soltar das mãos alude-se ao mistério da alteridade, do outro que me procura e que devo procurar. Soltar as mãos significa “proteger o irmão”, descobrir e preservar na sua alteridade inviolável o mistério do homem que está ao meu lado.

Mova os pés
Caminhe, não fique parado, não fique rígido, siga em frente. Vá aonde a dança o levar. As mãos que procuram outras mãos, procuram-nas não para se deterem no emaranhado, mas para encontrarem juntas um bem mais profundo, um bem mais verdadeiro. Não pare, caminhe em direção ao Mistério, Deus, guarde a vida.

Acompanhe a música
O Mistério não ficou em silêncio, a noite não permaneceu eternamente escura, a noite falou através da madrugada, o Mistério de Deus não permaneceu na sombra indistinta, mas revelou-se. Fez ressoar um nome, Jesus Cristo, produziu música. O Mistério de Deus tornou-se som, palavra, música, luz na vida de Jesus. Ouça a música, guarde a cruz, guarde a palavra do Senhor, guarde o mandamento de Amor que Jesus te deu. Mesmo que eu estivesse pregado como Cristo na cruz, não posso permanecer imóvel. Se me colocar na perspectiva da cruz de Cristo, sempre poderei recomeçar dançar.

Como padre Marcos, quem sabe dançar, quem sabe fazer da sua vida uma dança, quem luta para que a vida de todos seja uma dança, faz coisas grandes.

WhatsApp