BOA SEMANA Nº 47
Ano Jubilar do Nascimento do Padre Marcos Antônio Cavanis.
A estrada ou o “meio mais adequado”, como diria Padre Marcos é unir as forças, reencontrar a sinergia e a complementariedade entre famílias e instituição, entre escola e sociedade para uma “amorosa sobre-vigilância”, para um relacionamento pessoal de guia aos valores cristãos e de paterna gratuita proteção, para uma socialização fundada sobre ligações de amizade e de afetuosa e alegre familiaridade seja no recreio, como também na escola ou no trabalho.
Caros confrades, irmãos e irmãs Leigas e Leigos. Continuamos nossa caminhada dentro do Ano Jubilar do Padre Marcos Cavanis. A cada dia que passa percebemos o quanto Padre Marcos continua atual em suas palavras, exemplo e vocação a serviço da educação. Por isso, esse Ano Jubilar é mesmo um tempo de graça em nosso Instituto em nossas comunidades.
Hoje partilho mais um dos pensamentos do Padre Marcos. Para Padre Marcos é necessário unir as forças. Este é um caminho adequado: a família e a escola, a escola e sociedade. Essa soma de compromisso levaria a uma amorosa vigilância. Aqui a Amorosa Vigilância é entendida como zelo, cuidado, acolhida, proteção, educação das crianças, adolescentes e jovens. Sobretudo, dos contra valores que rondam a vida da nossa amada juventude.
A realidade atual de nossas famílias, em relação aos valores cristãos e humanos, no que diz respeito à formação e educação da juventude hoje, apresentam-se como um grande desafio. A escola como portadora e transmissora de valores humanos e sociais também não cumpre com sua missão. Essa situação faz com que muitas crianças, adolescentes e jovens não chegam à maturidade e nem conseguem descobrir suas capacidades e forças para ajudar a transformar algumas realidades em que se encontram. Por outro lado, é possível perceber um esforço, um trabalho de unidade e responsabilidade, onde a escola, família e sociedade colaboram para a missão de educar e formar crianças, adolescentes e jovens para uma sociedade e um mundo melhor.
A defesa dos direitos das crianças e adolescentes avançou bastante nos últimos anos. Mas a sintonia entre escola, família e instituições ainda necessita dar passos importantes. Neste aspecto, padre Marcos sempre sonhava com uma sociedade cada vez mais preocupada com a querida e amada Juventude. Um ambiente em que cada criança, possa nascer, crescer, desenvolver e amadurecer em todas as dimensões. Uma sociedade que ofereça alimentação, educação, saúde, segurança, moradia e sobre tudo um lar. Nesta situação, nós Cavanis precisamos ser sinal e testemunha como o exemplo e vida de Padre Marcos Cavanis.
Por meio da Vigilância Amorosa, a Paternidade Espiritual, a gratuidade, a generosidade e a confiança na Providencia Divina, somos chamados a exercer nossa vocação e missão. Com a proteção e benção da Querida Mãe Maria, caminhos pelos caminhos do impossível.
ANIVERSARIANTES
DIA 19 DE NOVEMBRO: Um ano de Sacerdote do Padre Hervê Koto Mbuta. Parabéns! Deus abençoe.
DIA 21 DE NOVEMBRO: Aniversário de vida do Padre Adriano Sacardo, Superior Provincial. Parabéns! Deus abençoe.
DIA 22 DE NOVEMBRO: Aniversário de vida do Religioso Hugo Bergamasco Morais. Parabéns! Deus o abençoe.
DIA 24 DE NOVEMBRO: Aniversário de vida do Ir. Daniel Maciel Domingues. Parabéns! Deus abençoe.
COMUNICADOS
– Na sexta-feira, dia 17 de novembro, foi enviado a Carta Circular para os religiosos da Província Cavanis do Brasil. Dentre os muitos assuntos apresentados, agradecemos a Deus pela ratificação do nosso X Capítulo Provincial a ser realizado entre os dias 16 a 21 de julho de 2024 no Cenáculo Cavanis de Castro. Foi escolhida a comissão preparatória: Pe. Edemar de Souza, representante do governo provincial, Pe. Rodrigo Duarte e Pe. Hervê Koto Mbuta. Desde já colocamos em nossas orações.
– Gostaria de recordar que neste tempo estamos orando pedindo a intercessão de nossos veneráveis fundadores pela saúde de Ana Julia da Silva Tamanini de Sinop / MT. Essa criança tem um câncer no olho e faz tratamento. Oremos por ela.
INTENÇÕES DO MÊS DE NOVEMBRO
Pelo Papa: Rezemos pelo Papa, para que no exercício da sua missão, continue a acompanhar na fé o rebanho a ele confiado, com a ajuda do Espirito Santo.
Cavanis: Porque, como na vida dos Fundadores a presença do Papa sempre foi viva e também sua generosa ajuda, podemos renovar nossa obediência e gratidão ao Santo Padre Francisco, lembrando-o na oração.
Coração de Jesus, faz que os pastores do teu povo contemplem a tua caridade para que assim aprendam a fazer a doação da própria vida.
Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial