Explica tudo aquele famoso 2 de maio de 1802, quando se apresentaram na igreja de Santa Inez, sua paróquia – Dom Antônio um jovem sacerdote e o Conde Marco, ainda leigo – com aqueles primeiros nove jovens cuja educação eles levaram a sério.
Como sempre alguém aprecia com entusiasmo, outros, não convencidos, sussurrarão baixinho: “Vovi de Pasqua!”, Ou seja: é apenas entusiasmo juvenil.
O conde Marcos, pronto, com seu humor habitual responderá: “Se são ovos, logo darão os filhotes”; e … ele será realmente um profeta!
Da humilde Capela do Crucifixo, anexa à igreja, os dois irmãos alugaram um pequeno quarto na Paróquia de San Trovaso onde, no dia 2 de janeiro de 1804, com a proteção de Nossa Senhora e confiando na Providência, deram início à primeira Escola de Caridade.
Dois anos depois, eles compraram o edifício Da Mosto, que ainda abriga as Escolas de Veneza. A Escola iniciada pelos Veneráveis Irmãos Antônio e Marcos Cavanis repete e continua hoje seu estilo educativo para a formação do coração, da mente e das relações de muitos jovens, iniciando-os nos valores do Evangelho e nas responsabilidades humanas e sociais.
Padre Diego Dogliani – Roma