Quem somos       Carisma e missão       Fundadores       O que fazemos       Seja um Cavanis!       Contato

No contexto do ano vocacional, compreendemos que toda vocação é Graça e Missão

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 31 - 2023
Boa semana, Cavanis!
Boa semana, Cavanis!

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude

“Viu, sentiu compaixão e cuidou…” (Lc 10,33)

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 31 – 2023

Mas Jesus respondeu-lhes:

“Não precisam de se ir embora; dai-lhes vós mesmos de comer”.

Caros confrades, espero lhes encontrar firmes na fé animados no ministério. Celebramos neste domingo, dentro do mês vocacional, os Ministérios Ordenados; de forma particular, a vocação do padre. No contexto do ano vocacional, compreendemos que toda vocação é Graça e Missão. Portanto, louvamos e agradecemos a Deus por nos ter derramado sobre cada um a sua Graça. E enriquecidos por esta Graça somos interpelados a assumir a missão de anunciar o Evangelho do Reino.

No contexto do Sínodo dos Bispos, o Padre é chamado a caminhar junto com o povo, a rezar junto com o povo, a trabalhar junto com o povo. Isto também vale para a dinâmica dos trabalhos na Congregação ou nos trabalhos diocesanos e com os irmãos da comunidade a qual pertence. Essa realidade colabora na vivencia e no comprimento da vocação sacerdotal e religiosa; bem como, nos livra de uma vida isolada e vazia.

Como Padres e Religiosos Cavanis, somos interpelados a viver nossa vocação e ministério no meio das crianças, adolescentes e jovens, tendo como centro de nossa vida o próprio Cristo, a sua Palavra, o seu Corpo e Sangue, os valores evangélicos e vida fraterna e comunitária. A vida do padre Cavanis precisa ser moldada pelos valores Espirituais de Antônio e Marcos Cavanis, tendo presente a caridade, a gratuidade, a confiança em Deus, a esperança de frutos e a generosidade. Além do mais, o Amor profundo a Eucaristia, a Palavra de Deus e a devoção filial a Querida Mãe Maria.

Ao celebramos a vocação sacerdotal, é um momento propício ainda de recordar nossa ordenação. Qual foi o seu tema de ordenação? Qual frase bíblica inspirou sua vida, sua ordenação? E ao mesmo tempo lembrar-se daquela motivação ou pessoa que talvez tenham colaborado na sua caminhada vocacional. Outros religiosos que te acompanharam nesta jornada.

O Evangelho deste final de semana nos mostra Jesus indo ao deserto. O deserto é, para Israel, o tempo e o espaço do encontro com Deus. No deserto, Israel aprendeu a despir-se das suas seguranças humanas, das suas certezas, da sua auto-suficiência, para descobrir que cada passo em direção à liberdade, cada pedaço de pão caído do céu, cada gota de água que brota de um rochedo, é um “milagre” que é preciso agradecer ao amor de Deus. Tudo é um dom de Deus, que o Povo deve acolher com o coração agradecido. 

O deserto é ainda o lugar e o tempo da partilha, da igualdade, em que cada membro do Povo conta com a solidariedade do resto da comunidade, onde não há egoísmo, injustiça, prepotência, açambarcamento dos bens que pertencem a todos, e em que todos dão as mãos para superar as dificuldades da caminhada.

É esta experiência que Jesus vai convidar os discípulos a fazer. Vai ensinar-lhes – com uma lição concreta – que tudo é um dom que deve ser agradecido ao amor de Deus; e vai ensinar-lhes também que os dons de Deus são para ser partilhados, colocados ao serviço dos irmãos. É deste processo libertador – que conduz do egoísmo ao amor que vai nascer a comunidade do Reino. A multiplicação dos pães nos mostra que qualquer irmão necessitado de pão, de alegria, de apoio, de esperança é da responsabilidade dos discípulos de Jesus. A dinâmica do Reino passa pela solidariedade que torna todos os cristãos responsáveis pelas necessidades dos pobres.

Evangelho apresenta-nos ainda Jesus, o novo Moisés, cuja missão é realizar a libertação do seu Povo. No contexto de uma refeição, Jesus mostra aos seus discípulos que é preciso acolher o pão que Deus oferece e reparti-lo com todos os homens. É dessa forma que os membros da comunidade do Reino fugirão da escravidão do egoísmo e alcançarão a liberdade do amo

COMUNICADOS

DIA 06 DE AGOSTO
Despertar Vocacional na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Uberlândia.

DIA 05 DE AGOSTO
Parabenizamos o Pe. Piero Fietta pela passagem do seu aniversário. Deus o abençoe.

DIA 08 DE AGOSTO
Parabenizamos o Pe. Irani Luiz Tonet pela passagem do seu aniversário.  Deus o abençoe. 

DIA 14 DE AGOSTO
Parabenizamos o Padre Adenilson Alvez Souza pelos 13 anos de vida Sacerdotal. Deus lhe abençoe. Obrigado pelo teu sim.

DIAS 15 à 17 AGOSTO
Reunião do Conselho Provincial em Belo Horizonte, Minas Gerais.

15\08, Manhã: Encontro online com os diretores executivos das obras. Tarde: Encontro com a equipe de formadores da Provincia.
16\08 e 17\08, Reunião do Conselho Provincial.

Padre Adriano Sacardo, CSCh – Superior Provincial

WhatsApp