Momentos de graças...
Encontro Fraterno 2018
Publicado em 21/01/2018

Ingressaram no noviciado (da esquerda para direita): Leonardo de Paula, Adriano de Souza, Diego da Silva Rego e José Barbosa.

2018 “ANO DO LAICATO”
Dia 21 – SANTA INÊS, VIRGEM E MÁRTIR / Dia 24 – SÃO FRANCISCO DE SALES
Dia 25 – CONVERSÃO DE SÃO PAULO / Dia 26 – SÃO TIMÓTEO E SÃO TITO

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Nossa Província Cavanis do Brasil está vivendo momentos de graças pela realização do “Encontro Fraterno 2018” que teve seu inicio na noite do dia 14, domingo, com o jantar de acolhida. Na segunda-feira, deu-se inicio ao retiro anual pregado pelo Pe. Diego Spadotto, o qual trabalhou o tema do “DISCERNIMENTO”, também fazendo alusão ao Sínodo da juventude no próximo mês de outubro que tratará sobre este tema. Tema este tão bem escolhido para o momento em que vive nossa juventude.

Na sexta-feira, dia 19 de janeiro, a Província, a Congregação e a Igreja receberam uma grande graça com o início do Noviciado. Ingressaram no noviciado quatro jovens: José Barbosa, Diego da Silva Rego, Adriano de Souza e Leonardo de Paula confiados ao Pe. Mestre, Pe. Paulo Oldair Welter, o qual já está há oito anos à frente do Noviciado, sendo sua 6ª turma. Parabenizamos estes jovens e desejamos uma abençoada experiência de Deus no seguimento do seu Filho Jesus. Ter noviciado numa Congregação, numa Província, é sinal de vida, esperança e alegria. Nossa melhor maneira de estar juntos e apoiar esta experiência é coloca-los diariamente em nossas orações, pedindo a eles o dom do discernimento e da perseverança.

VER FOTOS DO RITO DE ENTRADA AO NOVICIADO

Também neste dia 19 nossos religiosos estudantes renovaram seus votos, os Conselhos Evangélicos, a saber: Antônio Kossoski, Ademar Aparecido Silva dos Santos, Adelir da Silva Morais, Herve Mbuta Koto, Judi Herve Balando, Josuedson da Silva Pereira, Patrick Antônio de Souza, Evandro Lucas Naressi, Hugo Bergamasco Morais e Marcelo Cardoso dos Santos. Também os parabenizamos e pedimos a eles o do Discernimento e da perseverança, desejando um bom ano de estudo e de convivência fraterna nas etapas da Filosofia, Teologia e Tirocínio.

Ao termino do retiro realizou-se a 27ª assembleia dos estudantes na qual o Pe. Paulo Oldair Welter trabalhou o tema: “A Relação formador e formando e vice versa”. Tudo ocorreu numa clima de muita paz e serenidade e julgamos que este tema possa ajudar nossos formandos e melhor se relacionar com seus formadores e ao mesmo tempo ajudar nossos formadores a melhor entender e ajudar nossos formandos no processo do discernimento vocacional. A qualidade da relação em nossas casas de formação favorecerá uma caminhada mais harmônica e com melhores resultados para todos.

Porém, dando continuidade ao nosso Encontro Fraterno, à luz do “Ano do Cinquentenário” e do “Ano do Laicato”, nesta segunda-feira, às 19h, acolheremos todos os religiosos perpétuos no Cenáculo Cavanis para dar inicio à nossa formação e assembléia. Pe. Diego Spadotto trabalhará o tema: “Cavanis no Brasil – Envio”, sendo o 3º ano do tríduo. Também os religiosos temporários e noviços participarão desta formação que nos ajudará a melhor entender a chegada dos Cavanis no Brasil, avaliar nossa missão ao longo destes 50 anos e nos preparar para ser enviado a serviço das crianças, adolescentes e jovens nos próximos anos.

Finalizo estas palavras pedindo a todos, religiosos e leigos, muitas orações para que tudo concorra num clima de muita paz, serenidade e partilha para a maior glória de Deus e o bem da nossa Província e da nossa Congregação.

COMUNICADOS: 

  • Continuamos rezamos pela recuperação da saúde da mãe do Irmão Renato José Rothen, dona Maria Rothen, pela mãe do Pe. João da Costa Holanda que passou por uma cirurgia e todas as pessoas idosas e enfermas, especialmente nossos familiares, amigos e benfeitores.
  • Agradeço aos confrades que já se encontram no Cenáculo Cavanis e aguardamos todos para o jantar nesta segunda-feira, às 19h. Sabemos que temos no dia 22 Santa Rita de Cássia em Maringá, mas todos que puderem chegar no horário estaremos aguardando. Não se esqueçam de trazer seus paramentos, livros de oração e outros que foram informados na carta.
  • Neste domingo, dia 21 de janeiro, mesmo que a liturgia não contemple, lembramos o dia de “Santa Inês”, Virgem e Mártir, a Padroeira da Paróquia Santa Inês de Veneza, local onde foi dado início à nossa Congregação. Parabenizamos nossos Confrades que lá residem e trabalham, juntamente com toda a comunidade.

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 24, quarta-feira, Pe. Antônio Paulo Viera Sagrilo, formador da etapa da teologia, residente no Instituto Teológico Cavanis de Belo Horizonte, MG.

A ele os nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e gratidão.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Santa Inês, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











Viver mais plenamente a própria consagração batismal

www.cavanis.org.br