Iniciamos uma nova caminhada
Que este meio de comunicação seja um veículo de informação e comunhão entre nós religiosos e nossos irmãos leigos e leigas.
Publicado em 07/01/2018

3C

2018 “ANO DO LAICATO”
Dia 07 – EPIFANIA DO SENHOR – Dia 08 – BATISMO DO SENHOR

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

É com muita alegria e esperança que à luz da “Epifania do Senhor” vos escrevo a primeira Boa Semana deste ano de 2018, “Ano do Laicato”. Iniciamos uma nova caminhada e meu desejo é que este veículo de comunicação seja também um veículo de informação e comunhão entre nós religiosos e nossos irmãos leigos e leigas. Que saibamos utilizá-lo da melhor maneira possível e crescermos sempre mais na fraternidade, partilha e corresponsabilidade.

Chegamos ao “Ano do Cinquentenário” e temos mais um motivo para bem vivê-lo. Iniciamos o 3º ano do tríduo com o tema: “Cavanis no Brasil – Envio”, onde teremos a oportunidade de refletir sobre a nossa chegada ao Brasil e como construímos esta história ao longo destes 50 anos. Veremos que a Providência Divina jamais nos abandonou e que foram muitos os sinais da graça e da presença de Deus em nossa vida. Temos muitas coisas para agradecer, mas também confesso que temos que reconhecer que muitas coisas poderiam ser melhores ou diferentes. O importante é que Deus sempre nos dá a possibilidade de recomeçar e melhorar o que for preciso.

Hoje a Igreja celebra o dia da “Epifania do Senhor”, sua manifestação gloriosa ao mundo por meio dos Reis Magos. Guiados pela Estrela eles foram até o Menino em Belém e o reconheceram com Deus (Incenso), Rei (Ouro) e Homem (Mirra). Enquanto o Rei Herodes queria saber do paradeiro do Menino para matá-Lo, os Magos vêm do Oriente para Adorá-Lo. Em que lado o mundo hoje se encontra? Qual estrela queremos seguir, a do Menino Deus ou a de Herodes? Infelizmente muitas pessoas escolhem a estrela de Herodes que se manifesta pelo egoísmo, inveja, cobiça, violência e morte. Deixamo-nos guiar pela Estrela da vida, da esperança e jamais pela estrela da desesperança e da morte.

Infelizmente acompanhamos hoje tantos suicídios e tentativas de suicídio. Boa parte causada pela depressão, ansiedade, angustia, sofrimento muito grande que apaga qualquer vontade de viver. Pedimos por estas pessoas, especialmente pelas crianças, adolescentes e jovens que não vêm mais sentido em viver, pois a estrela da vida já não brilha mais. Que a estrela do Menino Deus continue a brilhar na vida destas pessoas conduzindo-as para uma nova situação onde a vida possa ser cuidada e preservada.

Lembro que nesta segunda-feira iremos celebrar a Solenidade do “Batismo do Senhor”, momento especial para renovar nosso Batismo e nosso compromisso cristão, pois o Batismo é a fonte de todas as vocações. Que possamos viver com alegria, fé e compromisso nosso batismo e sempre lembrar das nossas “Promessas Batismais”. Lembramo-nos dos nossos pais, padrinhos e do ministro ordenado ou não que conferiu nosso Batismo. Agradecemos a Deus por esta graça e por esta filiação divina.

COMUNICADOS: 

  • Rezamos pelos familiares do Pe. Paulo Oldair Welter que na semana passada enfrentaram um momento muito difícil com a morte da sua prima com toda família: pai, mãe e dois filhos num acidente envolvendo dois veículos no Rio Grande do Sul. O sepultamento foi feito realizado em Campo Novo do Parecis, MT. Ao voltar para casa, neste sábado, perto de Marechal Candido Rondon, Pe. Paulo com a família se envolveram num outro acidente. Graças a Deus nada de grave, apenas alguns pequenos arranhões, mas perca total do carro do seu pai. Havia muita chuva e foram atropelados por um ônibus que não conseguiu segurar na água. Colocamos todos os familiares em nossas orações.
  • Rezamos pela mãe do Irmão Renato José Rothen, dona Maria Rothen que nesta semana passada sofreu um AVC, mas se encontra em casa com quadro de saúde estável. Pedimos também pela mãe do Pe. João da Costa Holanda e todas as pessoas idosas e enfermas, especialmente nossos familiares, amigos e benfeitores, pedindo muita saúde e a proteção divina.
  • Nesta semana estaremos acolhendo com alegria o Pe. Diego Spadotto que estará chegando à nossa Província para o Retiro dos Estudantes e nossa Formação anual. Seja muito bem vindo. Acolhamos também nossos Religiosos Estudantes e Pré Noviços que no domingo chegam ao Cenáculo e na segunda-feira, dia 15, iniciam o retiro anual. Que seja um momento muito abençoado.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br