Celebração do nascimento do Menino Deus
...o maior presente que a humanidade poderia esperar.
Publicado em 24/12/2017

3C

2017 - 2018 “ANO DO LAICATO”
Dia 25 – NATAL DO SENHOR / Dia 26 – Santo Estêvão, o Primeiro Mártir / Dia 27 – São João, Apóstolo e Evangelista / Dia 28 – Santos Inocentes

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com muita alegria e gratidão a Deus chegamos à semana do Santo Natal e às vésperas da celebração do nascimento do Menino Deus, o maior presente que a humanidade poderia esperar. Para isso houve uma preparação como nos diz o Apóstolo Paulo na segunda leitura deste domingo: “de acordo com a revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre, agora foi manifestado em Jesus Cristo” (Rm 16, 25-26) Também São João, celebrado neste dia 27 de dezembro, no prólogo do seu evangelho dirá: “No principio era a Palavra e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus” (Jo 1,1). O Verbo se fez Carne e veio habitar entre nós.

Para que a encarnação pudesse acontecer Deus contou com a colaboração da humanidade que se manifestou no “SIM” de uma jovem chamada Maria. Mesmo correndo todo perigo de ser apedrejada, mal falada e julgada publicamente, ao entender que aquilo não era obra humana, mas divina, ação do Espírito Santo, Maria deu o seu sim que mudou a face da terra: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra”. Este sim permitiu que o próprio Deus se encarnasse e viesse morar entre nós. Foi um sim pleno, total e radical a Deus.

Porém, Deus continua hoje pedindo a colaboração da humanidade para que seu Filho seja acolhido, amado e aceito por todos. Hoje Deus não pede mais a Maria, pois ela fez tudo o que poderia fazer, mas pede a colaboração de cada um de nós. Toda vez que dizemos nosso sim livre, radical, pleno a Deus, a humanidade se renova e o Reino de Deus se instaura entre nós. Porém, toda vez que nos fechamos em nosso egoísmo, nossas ideias e interesses pessoais, nós estamos impedindo que Jesus seja conhecido, acolhido e amado por todos. Lembramo-nos do canto “Maria do SIM” e pedimos a sua intercessão para que possamos diariamente dar nosso sim em favor das crianças, dos jovens e daqueles que mais necessitam do nosso serviço e amor.

Aproveito neste momento para desejar um Feliz e Santo Natal a todos os nossos confrades, familiares, amigos, funcionários e colaboradores. Que o Menino Deus renasça no coração de todos, levando paz, serenidade e muito amor. Desejo um feliz Natal a todas as crianças e jovens atendidos e assistidos em nossas obras educacionais e sociais. Estendo um feliz Natal a todas as suas famílias e a todos os nossos paroquianos que nos ajudam também a viver mais fielmente a nossa vocação, especialmente neste “Ano do Laicato”.

Finalizo esta Boa Semana desejando um Feliz Natal a Superior Geral, seu Conselho, e a todos os nossos confrades, brasileiros ou não que se encontram em todas as partes territoriais vivendo com amor e radicalidade o Carisma e a Missão Cavanis. Natal é a festa da Família Cristã, e como Cavanis somos uma família de consagrados. Queremos zelar por esta família e pedir a Deus o dom da unidade e da acolhida de cada irmão, mesmo que não falamos o mesmo idioma, pertencemos à família das “Escolas de Caridade”. Feliz Natal a todos!

COMUNICADOS: 

  • Rezamos a Deus por todos os idosos e doentes, de maneira muito especial pela mãe do nosso Confrade, Pe. João da Costa Holanda, que nesta semana esteve internada em Belém do Pará e que necessita das nossas orações e apoio. Que Deus lhes conceda o dom da saúde e a serenidade de espírito.
  • A Revista Cháritas vai para a gráfica no dia 08 de janeiro. Quem ainda não enviou sua matéria procure enviar no máximo até o dia 28 de Dezembro, quinta feira, data em que nossa Congregação completa 49 anos de Brasil. Aproveito para convidar a todos a rezar neste dia pela chegada dos Cavanis no Brasil e por nossa preparação ao Cinquentenário.   

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 27, quarta-feira, Religioso Jeancy Kaiaba, que se encontra em férias no Congo, mas fará seu Tirocínio em Macomia, Moçambique, no ano de 2018.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e perseverança.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São João, Apóstolo e Evangelista, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br