Um pastor que cuida e protege seu rebanho
...Esta é a imagem do nosso Deus!
Publicado em 10/12/2017

“Como um pastor ele apascenta e rebanho, reúne com a força dos braços os cordeiros e carrega-os ao colo, ele mesmo tange as ovelhas mães” (Is 40, 11). - Pintura retratando o BOM PASTOR.

2017 - 2018 “ANO DO LAICATO”
2º DOMINGO DO ADVENTO / Dia 12 – NOSSA SENHORA DE GUADALUPE / Dia 13 – SANTA LUZIA / Dia 14 – SÃO JOÃO DA CRUZ

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com a graça de Deus iniciamos mais uma semana e no espirito do advento continuamos nossa preparação ao Santo Natal, “preparando o caminho do Senhor” como nos convida o Profeta Isaías. “Como um pastor ele apascenta e rebanho, reúne com a força dos braços os cordeiros e carrega-os ao colo, ele mesmo tange as ovelhas mães” (Is 40, 11). Esta é a imagem do nosso Deus, um pastor que cuida e protege seu rebanho. Também nós somos chamados a cuidar do rebanho que Deus nos tem confiado, seja eles a família, a Paróquia, o seminário, uma obra ou atividade.

No evangelho acompanhamos o inicio da missão de João Batista. Com um batismo de conversão ele anuncia a vinda daquele que “batizará com o Espírito Santo”. João Batista tem consciência de que sua missão é preparar o caminho do Senhor, sobre o qual ele se considera indigno até mesmo de desamarrar suas sandálias. Precisamos também nós ter esta consciência de que nossa missão é preparar o caminho do Senhor a fim de que Ele possa agir no coração das pessoas. Não somos nós o centro e precisamos ter o cuidado de não nos colocarmos no centro. Pertence sempre a Cristo.

À luz do “Ano do Laicato”, convido todos a olharmos novamente para a pessoa do jovem “Marcos Antônio Cavanis” e perceber quanto bem ele fez à nossa Congregação, mesmo ainda não sendo sacerdote. Jamais pretendemos desmerecer o Pe. Antônio Ângelo Cavanis, um não pode ser pensado sem o outro. Porém, as atitudes de iniciativas, este lado mais ousado, criativo, dinâmico sempre estiveram muito presente na vida do jovem Marcos. Por estas e outras atitudes podemos tê-lo como nossa referencia neste ano do laicato e ajudar nossos leigos a conhecer melhor nossos Fundadores, especialmente apresentando as tantas facetas do jovem Marcos, anteriores à sua decisão de Consagrar a Deus e porque não toda a sua vida e história.

Aproveito para parabenizar as nossas Paróquias Nossa Senhora de Guadalupe de Uberlândia, MG, e a Paróquia Santa Luzia de Novo Progresso, PA, que nesta semana estão celebrando suas Padroeiras. Que Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, celebrada neste dia 12 dezembro, interceda por nosso povo latino-americano e por todos os paroquianos e nossos religiosos de Uberlândia. Pedimos também a Santa Luzia, Padroeira da visão, que interceda junto a Jesus e que nunca falta em nós à luz da fé e a saúde das nossas vistas. Pedimos também por todos os paroquianos da nossa Paróquia de Novo Progresso e por todos os nossos religiosos e seminaristas. Que Deus abençoe a todos.

COMUNICADOS: 

  • Agradecemos a Deus pelos Estágios Vocacionais realizados neste final de semana no Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza e no Seminário Irmãos Cavanis de Ponta Grossa. Também colocamos em oração o último Estagio no próximo final de semana na Casa de Acolhida Nossa Senhora do Carmo de Novo Progresso, PA.
  • Pedimos a Deus pelos nossos religiosos e seminaristas que a partir destas semanas estão de férias, em visitas às suas famílias e às suas comunidades. Que possam descansar e dar um bom testemunho vocacional por ondem passarem. Também agradecemos a todos os formadores pelo trabalho, empenho e testemunho de vida ao longo de mais este ano.   
  • Agradeço a todos que enviaram as matérias para a nossa Revista Cháritas 2017. Quem ainda não enviou procure fazer o quanto antes a fim de não comprometer a confecção da mesma. Também agradeço aqueles que já enviaram o testemunho vocacional e lembro que este pedido é para todos os religiosos perpétuos ordenados na Província do Brasil.
  • Parabenizamos o Pe. Vandir Santo Freo que neste domingo, dia 10 de dezembro, celebra seus 30 anos de Padre junto à sua família e junto à comunidade de Centro Novo, PR. Que Deus o abençoe com todos os seus.

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 11/12/2010, Pe. Jorge Luiz de Oliveira, formador do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza, PR.

- Dia 12/12/2009,  Pe. Braz Elias Pereira, missionário Cavanis na República Democrática do Congo, África.

- Dia 13/12/2008, Pe. Paulo Oldair Welter, formador do Postulantado em Ponta Grossa, PR.

- Dia 15/12/1996, Pe. SilvestreSelunk, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pérola D`Oeste e Bela Vista da Caroba, PR.

- Dia 16/12/2006, Pe. Adriano Sacardo, Pároco da Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR.

- Dia 19/12/2009, Pe. João Pedro Pinheiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Guarantã do Norte, MT.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado ministério presbiteral.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Santa Luzia, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br