Vamos divulgar!
Nosso seminários se preparam para acolher os jovens para uma experiência com Deus.
Publicado em 19/11/2017

O que é o ENCONTRO VOCACIONAL? Trata-se de um encontro que conta várias atividades que proporcionam experiências e aprofundam o dom da vocação. Para quem? Jovens a partir de 16 anos.

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO”
Dia 20 – Dia da Consciência Negra / Dia 21 – Apresentação de Nossa Senhora / Dia 22 – Santa Cecília

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao penúltimo domingo do ano litúrgico 2017 e com ele nos preparamos para celebrar a Solenidade de Cristo Rei com abertura do “Ano do Laicato” e o ano no qual acontecerá o Sínodo da Juventude, em outubro de 2018, na sede do Vaticano. Que esta semana seja uma semana de revisão de vida a fim de avaliarmos como vivemos o “Ano Mariano” e o “Ano Calasanziano” em 2017.

Na primeira leitura deste domingo os Provérbios exalta a “Mulher forte e bela que teme o Senhor”, no qual seu esposo confia e se alegra. Esta mulher que não se envaidece por sua beleza, dedicada e serviçal, é a figura da Igreja, de Maria e também de nossas mães, que confiam no Senhor e “abre suas mãos ao necessitado e estende sua mão aos pobres”. Com este espírito, neste dia 21 de novembro, a Igreja celebra a festa da “Apresentação de Nossa Senhora”, na qual, Maria, desde seu nascimento foi sempre disponível a Deus e aos mais necessitados. Que ela nos ensine a amar e servir.

Também o Evangelho deste domingo nos questiona sobre o que fazemos com os dons que Deus nos tem concedido e qual nossa atitude diante dos talentos recebidos: colocamos a serviço ou enterramos? Sabemos que um dia deveremos prestar contas e que o Senhor espera que os multipliquemos com atitudes concretas de serviço e compromisso com o Reino.  Que ao final de nossas vidas possamos ouvir do Senhor estas palavras: “Muito bem, servo bom e fiel! Como fostes fiel na administração de pouco tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria”. E que ao final não escutamos estas palavras: “Servo mau e preguiçoso!”.

Nesta segunda, dia 20 de novembro, celebra-se no Brasil o “Dia da consciência negra”. Em alguns lugares é feriado enquanto que em outros não. Alguém pode se perguntar: é necessário ter um dia dedicado à consciência negra? Não é algo discriminatório? Afinal, todas as raças não são iguais? Não tem o mesmo valor e dignidade? Infelizmente ainda hoje é muito forte o racismo e a discriminação em nosso país.

COMUNICADOS:

  • Nesta segunda-feira encerra-se a ultima visita Canônica na Província, a qual está sendo celebrada na Família Religiosa Mãe das Escolas de Caridade, Ortigueira e Maringá. Colocamos em nossas orações.
  • Colocamos em nossas orações nossos seminaristas e religiosos da Filosofia e Teologia que estão chegando ao final de mais um ano ou etapa de estudos. Dia 29 de novembro o Religioso Ademar Aparecido dos Santos fará sua formatura do terceiro ano de Teologia no ISTA, enquanto que no dia 02 de dezembro, os Religiosos Aimé Junior Lukumo e Jeancy Kaiaba farão sua formatura de Teologia na FAJE e os religiosos Josuedson da Silva Pereira e Patrick Antônio de Souza farão sua formatura de Filosofia no ISTA. Parabenizamos nossos confrades e pedimos a eles o dom da perseverança.
  • Também no dia 03 de dezembro, domingo, às 19h30, na Paróquia Imaculada Conceição de Belo Horizonte, os Religiosos Aimé Junior Lukumo e Jeancy Kaiaba farão sua renovação de votos e serão enviados para o Tirocínio na Itália e em Moçambique. Também neste dia o religioso Ademar Aparecido da Silva receberá o ministério do Acolitato. Colocamos em nossas orações.
  • Reforço que até o dia 30 de novembro deveremos enviar no e-mail do Fernando Riqueto (fernandoriqueto@hotmail.com) ou da Provincial as matérias para a Revista Cháritas 2017.
  • ESTÁGIOS E ENCONTROS VOCACIONAIS NA PROVINCIA:
  • BELO HORIZONTE: Encontro vocacional nos dias 25 e 26 de Novembro;
  • MARINGÁ: Estágio nos dias 01 e 02 de Dezembro;
  • PONTA GROSSA: Estágio nos dias 09 e 10 de Dezembro;
  • REALEZA: Estágio nos dias 08, 09 e 10 de Dezembro;
  • NOVO PROGRESSO: Estágios nos dias 15 a17 de Dezembro.
     

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 21, terça-feira, Pe. Adriano Sacardo, Pároco da Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR.

- Dia 22, quarta-feira, Rel. Hugo Bergamasco Morais, estudante de Filosofia residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade em Maringá, PR.

- Dia 24, sexta-feira, Ir. Daniel Maciel Domingues, auxiliar na Paróquia São José e Casa Clamor Cavanis em São Paulo, SP.

A eles nossos mais sinceros votos de muita saúde, paz e as bênçãos de Deus.


ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO:

- Dia 22/11/2008, Pe. Delvair Batista Lemonie, Pároco e Reitor da Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia, Maringá, PR.


A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de um abençoado ministério presbiteral.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Santa Cecilia, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br